Animais Fantásticos Harry Potter J.K. Rowling

J.K. Rowling afirma que Animais Fantásticos será uma prequel de “Harry Potter”

Escrito por Renato Delgado

Hoje o dia foi de empolgação para os fãs da série: o começo das filmagens de Animais Fantásticos e Onde Habitam e a publicação de informações novas e oficiais sobre o filme reacenderam um pouco da animação de que os fãs de “Harry Potter” tanto sentem falta. No embalo, J.K. Rowling comentou algo que pode trazer polêmica: o filme será uma prequel. Hã?

No Twitter, a autora disse, em tom esclarecedor:

#AnimaisFantásticos: prequel
#CursedChild [peça]: NÃO é uma prequel.
Simples!*
*Vou repetir isto todos os dias por meses.

Entretanto, isso é uma contradição, já que, no primeiro anúncio oficial para a imprensa da Warner Bros., a autora havia afirmado:

Embora se passe na comunidade mundial de bruxos e bruxas onde eu vivi muito felizes por dezessete anos, Animais Fantásticos e Onde Habitam não será nem uma prequel nem uma sequência à série Harry Potter, mas uma extensão do mundo mágico.

A palavra prequel basicamente denomina uma sequência de um filme ou livro que, na linha do tempo da história, se passa antes dos acontecimentos da obra. Como isso é vago, vale uma reflexão sobre o seu significado em vários dicionários da língua inglesa. O The Free Dictionary reúne vários deles e, relativos à palavra prequel, apenas três aparecem, com só uma entrada em cada, traduzidas abaixo:

Que Harry Potter and the Cursed Child não é uma prequel, isso já está mais do que compreendido: a história que será contada na peça não se passa antes dos acontecimentos do livro, pois terá detalhes sobre a infância de Harry com os Dursleys. Como a narração do livro começa em 31 de outubro de 1981, qualquer coisa que aconteça entre esse dia e 1º de setembro de 2017, não será uma prequel de “Harry Potter” por definição, mas uma história extra da série.

Entretanto, quanto a Animais Fantásticos e Onde Habitam ser uma prequel, já é mais nebuloso. Para ser uma prequel “propriamente dita” (como informa os dicionários), o filme teria que obedecer a um ou todos os seguintes requisitos: ser da mesma série; ser anterior a uma mesma história; contar a vida de um personagem antes dos acontecimentos do livro original; apresentar os mesmos personagens.

Entretanto, como J.K. Rowling disse a princípio (e provavelmente continue dessa forma), o filme será apenas uma extensão do mundo bruxo: não contará a história nem de Harry nem de seus pais ou avós. Nem terá os mesmos personagens (nenhum dos nove atores contratados interpretarão algum dos personagens conhecidos nos livros), bmbora Newt seja avô do marido de Luna, Rolf Scamander, e Tina e Queenie Goldstein tenham alguma ligação familiar distante com Anthony Goldstein (isso não seria um indicativo de que seria uma prequel, já que o mundo bruxo é muito menor que o dos trouxas). Até onde sabemos, o filme não contará a mesma história: as aventuras de Newt não deverão ter qualquer relação com a Guerra dos Bruxos, com a participação da Ordem da Fênix, etc., mas, é claro, podemos estar errados.

É claro que J.K. Rowling pode ter se confundido ou provavelmente usou uma definição de prequel que não está nesses dicionários (por exemplo, que prequel é uma história que se passa antes na linha do tempo de um universo em comum). Ela também pode finalmente ter considerado que Newt é um personagem de “Harry Potter” e que saberemos sobre a história dele antes da série de livros, mas ele não é um personagem com atos e falas em nenhum momento da série… Mais dificilmente, também é possível que ela esteja dando uma dica da história: de que Animais Fantásticos e Onde Habitam tem muito mais ligação com “Harry Potter” do que imaginávamos.

E você? O que acha de toda essa discussão? Diga-nos sua interpretação logo abaixo!

Sobre o autor

Renato Delgado

Corvinal de coração, Renato se envolve com sites de "Harry Potter" há mais de dez anos e ainda não se cansou deles! Formado em Letras e quase mestre em Linguística, trabalha com revisão de textos e tradução de filmes e séries de televisão.