Harry Potter

Jim Kay mostra seu trabalho em novo vídeo

Escrito por Igor Moretto

O ilustrador da edição completamente ilustrada de “Harry Potter” mostra um pouco do que comentou na entrevista ao Pottermore, incluindo um boneco do Dobby, a maquete de Hogwarts e o seu ateliê. Além de uma nova ilustração que estará presente no segundo livro da série.

Jim Kay atualizou seu site pessoal com muitas informações sobre o processo criativo por trás da edição ilustrada de “Harry Potter”, que foi lançada no dia 6 pela Bloomsbury e Scholastic. Além do vídeo que você confere abaixo, Jim comentou sobre desenhos específicos, como o da cabana de Hagrid e do Chapéu Seletor. Confira logo depois do vídeo os comentários do ilustrador na íntegra.

Para comprar a edição ilustrada de Harry Potter e a Pedra Filosofal, visite os links abaixo:

separador_branco

Jim Kay em seu site oficial
Tradução: Igor Moretto

O livrou saiu!

Obrigado à Bloomsbury, à Blair Partnership, e J.K. Rowling, por me darem essa oportunidade maravilhosa, e por sua paciência, foi um longo ano.

Essa é a cabana do Hagrid. Parece sensível pra mim que, vivendo do lado do lago, seja comum reciclar um barco velho. Mal posso esperar pra trabalhar no interior e todo aquele conceito…

HP1_Hagrids-Hut

Gosto muito dos livros que a autora menciona dentro do mundo Potter, amaria ilustrá-los! O texto sobre dragões em particular. Esse foi divertido, e tem uma ligação com a descrição dos ovos em Animais Fantásticos.

HP1_DragonEggs-large

O Chapéu Seletor. Descrito pela autora como “extremamente remendado”, como eu me lembro. Um dos tecidos vem de um livro maravilhoso de padrões de tecidos que eu vi anos atrás no Museu Real em Edimburgo. Nunca se sabe quando você vai achar um uso pras pequenas notas que você faz.

Sorting Hat

Aqui é Hermione fazendo uma de suas chamas azuis em um pote. A porta é de uma igreja muito bonita que visitei ano passado, a All Saints, em Thornham. Um prédio maravilhoso e cheio de morcegos! Já fui a muitas igrejas, casas majestosas e mansões para a pesquisa desse livro. Quando eu vivia em Harrow notei que no mura de uma escola masculina haviam nomes de alunos desde muitos anos riscados nos tijolos das paredes. Sou fascinado por pichações; alguns rabiscos antigos maravilhosos podem ser encontrados na Universidade de Aberdeen, mas as melhores são as na Torre de Londres.

page_14

Malfoy na loja da Madame Malkin. Uma tática interessante é que se você desenha os olhos de uma pessoa perfeitamente simétricos, ela fica com uma imagem bizarra (a maioria dos rostos são meio tortos na realidade). Pode ser difícil conseguir deixar o olhar direito. Essa foi uma ilustração bem rápida, eu não posso passar mais de alguns dias em uma imagem – tem umas 100 imagens em cada livro! Coloquei o Malfoy em sua roupa da Sonserina pra demonstrar quão presunçoso ele seria sobre sua escolha de casa.

page_9

page_3

Hagrid na Cabana de Madeira. Meu personagem preferido de ilustrar, eu decidi pelas insígnias que ele usa no casaco por que quando eu era pequeno o inspetor da escola usava as coisas que as crianças davam pra ele, o que me deu a ideia. Eu amo desenhar gigantes. Eles lembram os adultos como eu de como era ser uma criança pequena, quando tudo era difícil de alcançar e os adultos eram apenas uma floresta de pernas. Aliás, o chaveirinho do macaco é de um desenho que eu fiz há muitos anos de um macaco espacial. Gosto bastante dele, vou ver se acho aquele rascunho.

ilustracoes-jimkay (6)

Finalmente, esse é um desenho conceitual do Rony, que foi usado no press release. Acho que esses retratos vão ser importantes no primeiro livro, já que precisamos introduzir nossa interpretação dos personagens aos leitores. Obrigado pelo interesse. Para todos os leitores jovens que gostam de desenhar, continuem rabiscando! Lembrem-se, são suas ideias que importam, e a técnica vem junto com a prática. Não fique triste se as coisas não acabam do jeito que você queria. Nunca fiz uma ilustração que eu achasse que estava ‘terminada’ ou com que eu estivesse particularmente satisfeito, mas eu continuo tentando. As vezes são os erros que nos tornam interessantes e diferentes, na minha opinião.

Sobre o autor

Igor Moretto

Igor já trabalhou como tradutor de conteúdo em diversos sites. Hoje, formado em Produção Audiovisual, procura alimentar o Animagos com novidades e é responsável pelo Podcast Animagos.