Animais Fantásticos

Correspondente do Pottermore fala sobre filmagem de uma cena de Animais Fantásticos

Escrito por Renato Delgado

O correspondente do Pottermore publicou hoje um relato de outra visita nos estúdios de Animais Fantásticos e Onde Habitam. Dessa vez, ele esteve presente na filmagem de uma cena do longa com a participação de Colin Farrell, Eddie Redmayne e Katherine Waterston.

O correspondente revelou pouco a respeito da cena, mas sabemos que ela é importante para seus três respectivos personagens, Graves, Newt e Tina, e que é filmada na presença de diversos figurantes durante o inverno novaiorquino. Também sabemos que Tina precisa colocar um objeto “significante” em algum lugar específico, o que demanda precisão de Katherine, e essa ação leva a uma reação específica do personagem de Farrell, sobrancelhas arqueadas.

Confira o relato traduzido logo abaixo!

separador_branco

Colin Farrell entra em uma sala
Tradução: Renato Delgado

Se existe uma pessoa famosa na sala, você vai saber.

Eles têm uma atração gravitacional própria. As cabeças se viram levemente, a energia muda e você consegue sentir a antecipação como calafrios na pele.

Esta é a minha primeira vez assistindo a uma cena de Animais Fantásticos ser filmada no estúdio. Estamos sentados em um galpão enorme e cavernoso na penumbra enquanto figurantes muito bem vestidos são posicionados em seus lugares. Maquiadores estão a espera com belos dispositivos dispostos em suas cinturas como cintos de ferramentas, prontos para desenhar uma sobrancelha de último minuto e alisar um fio de cabelo rebelde.

Pessoas importantes correm de um lado para o outro, colocando câmeras, luzes, pessoas e colarinhos em seus lugares. É um tango logístico, todo mundo se mexendo em sincronia para deixar o estúdio pronto para a ação. Eu estou maravilhado.

A cadeira vazia de Colin Farrell está logo ao meu lado. É mais carismática do que a maioria de nós podemos esperar ser, essa cadeira.

Sabe de qual cadeira eu estou falando: aquelas cadeiras pretas de madeira e tecido com o nome impresso em branco. Tudo maiúsculo. As cadeiras de Eddie Redmayne e Katherine Waterston estão lá, desocupadas, a cerca de 11 “eus” de distância. Elas também são surpreendentemente cativantes como mobília.

Eu estou me perguntando se os atores ficam com suas cadeiras especiais depois de gravar os filmes e fazem seus convidados de um jantar comemorativo se sentarem nelas em casa no momento em que Colin Farrell entra – seu casaco preto vai até o chão chicoteando seus pés. Ele é mais alto do que eu esperava, ou será que é o figurino dele me pregando peças?

As portas do estúdio são fechadas atrás dele e estamos todos no escuro. Alguém grita “Silêncio no estúdio!” e eu fico sem respirar por pelo menos quatro minutos seguidos. Chequei se meu telefone está desligado nove vezes e começo a pensar, de verdade, se meu coração não estaria batendo alto demais. Há pelo menos 100 pessoas nesta parte do set agora e não serei eu que darei um pio. Oh, não, estou tão quieto como um rato que acabou de aceitar o desafio de “quantos marshmallows você consegue colocar na boca”.

A câmera é ligada. A ação acontece.

Agora, não posso lhes dizer exatamente o que acontece nesta cena. Uma parte porque não faço ideia do que está acontecendo e outra parte porque leva tanto tempo para conseguir a tomada perfeita, estamos sentados há 25 minutos enquanto a mesma tomada é feita várias e várias vezes. Mas sei disto: é um momento muito importante para Newt (Eddie), Tina (Katherine) e Graves (Colin) em Nova York. Muito importante mesmo.

Com precisão perfeita, Katherine Waterston põe gentilmente um objeto significante no chão. Colin Farrell arqueia uma sobrancelha com significado extremo. Outros atores requintadamente vestidos atuam e reagem aos mesmos gestos até que um fragmento da cena é concluída.

Este processo, de acordo com uma informação interna muito confiável, acontece diversas vezes por horas e dias, e então meses até que os minutos no filme são colados juntos em um estúdio de edição para fazer Animais Fantásticos.

É meticulosamente detalhado, esta indústria cinematográfica, mas ao mesmo tempo linda. Eu poderia ficar lá sentado o dia inteiro e observar Katherine colocar seu objeto no lugar correto, mas está na hora de ir.

Está na hora de andar nas ruas de Nova York no inverno, mas sem sair do Reino Unido. É claro, vou falar mais sobre isso. Você vai ter que voltar e ler mais dos meus comunicados.

Falo com vocês em breve, amigos.

O Corresponte do Pottermore

Sobre o autor

Renato Delgado

Corvinal de coração, Renato se envolve com sites de "Harry Potter" há mais de dez anos e ainda não se cansou deles! Formado em Letras e quase mestre em Linguística, trabalha com revisão de textos e tradução de filmes e séries de televisão.