Harry Potter

Review da Edição Ilustrada de Harry Potter e a Pedra Filosofal

Escrito por Igor Moretto

Foi quando eu vi o livro na prateleira da Saraiva que eu percebi que o que eu ia comprar era mais que uma nova edição de Harry Potter e a Pedra Filosofal. Toda emoção de ler as palavras de Rowling pela primeira vez voltaram de uma vez ao ver as ilustrações de Jim Kay.

Foram mais de dez anos de familiaridade com os atores dos filmes, e agora, finalmente, podemos ver os personagens sem o filtro hollywoodiano do padrão de beleza. Harry continua um menino bonito, mas Hermione e Rony são o que chamaríamos de “esquisitos” na aparência. A primeira tem a cara redonda, dentes grandes e cabelos cheios; o segundo, o famoso nariz grande e a cara comprida. Esses são nossos personagens favoritos em sua mais pura forma. Não consigo não imaginar as três crianças de verdade nas quais Jim se baseou numa reencarnação mais fiel da série no cinema…

A edição tem uma ilustração específica para cada começo de capítulo, mas isso não é por falta de ilustrações em outros momentos. É verdade que a partir do meio da história as ilustrações se tornam mais raras. Voldemort, por exemplo, que só aparece mesmo no fim do livro, tem apenas um único retrato, e existem dois ou três capítulos sem nenhuma ilustração. Mas pra cada ilustração que falta no fim do livro há três no começo. Jim provavelmente se complicou com o tempo. Graças às abundantes ilustrações iniciais, é seguro dizer que Hagrid é o personagem secundário mais retratado.

Depois da primeira olhada cheia de maravilhas, me deparei com alguns erros que provavelmente devem ser arrumados nas próximas levas de impressão. O desenho do capítulo onde Harry pega o Expresso de Hogwarts pela primeira vez está obviamente aumentado, e com isso perdeu resolução. Esse grave problema também pode ser notado em alguns respingos de tinta fictícios nas páginas. Um bem grande da página 53 está sem resolução alguma, como podemos ver nas imagens neste link.

Apesar dos erros, eles não foram nada que tenha feito eu me arrepender de folhear a edição. Ler “Harry Potter” agora é uma experiência ainda mais transcendente e mágica. As palavras e as cores transformam o que já era bom numa obra melhor ainda. Com certeza essas serão as edições que meu filho vai ler. Não que eu esteja planejando…

IMG_9091

Para comprar a edição ilustrada de Harry Potter e a Pedra Filosofal, visite os links abaixo:

Sobre o autor

Igor Moretto

Igor já trabalhou como tradutor de conteúdo em diversos sites. Hoje, formado em Produção Audiovisual, procura alimentar o Animagos com novidades e é responsável pelo Podcast Animagos.