Animais Fantásticos Harry Potter

[Atualizado] Daniel Radcliffe e James McAvoy comentam sobre a polêmica de “No-Maj” vs “Muggle”

Escrito por Renato Delgado

Foi recentemente anunciado que os trouxas serão chamados, nos Estados Unidos, de “No-Maj” ao longo do filme Animais Fantásticos e Onde Habitam, o que provocou bastante polêmicaO ator Daniel Radcliffe, que foi o protagonista da série “Harry Potter”, deu sua opinião a respeito da variação regional americana da palavra “muggle”. 

No ponto de vista linguístico, é completamente natural que existam dois termos diferentes para regiões tão distantes. Apesar disso, diversos fãs, sobretudo americanos, não gostaram do termo. Em entrevista ao Mashable, Daniel Radcliffe comentou:

Não tenho uma opinião formada a respeito disto. Temos palavras diferentes na Inglaterra, então faz muito sentido que haja uma palavra diferente para isso nos Estados Unidos.

Ao ouvir essa resposta, seu colega de cena em Victor Frankenstein, James McAvou, rebateu: “Você não tem opinião formada sobre isto? Não te deixa acordado à noite? Estou indignado. Eu teria mais interesse em ver sobre o que os bruxos da América e os do Reino Unido discutem, como ‘coriander’ e ‘cilantro’ [os dois termos são formas de dizer ‘coentro’, sendo o primeiro britânico e o segundo americano]. Radcliffe respondeu: “Isso é uma grande parte da prequência, na verdade. Começa com 10 páginas só disso”.

O termo é uma abreviação da expressão “no magic” (ou seja, “não mágico”). Daniel adicionou:

Como ninguém falou ainda em filme, ninguém sabe de verdade como se fala. Acho que parte da nova prequência se passa aqui [nos Estados Unidos] ou eles vêm para cá, então estou empolgado para ver o que eles vão fazer com isso.

Há poucos dias, Eddie Redmayne (Newt Scamander) confirmou que o termo “muggle” também será usado. Afinal, Newt é um bruxo britânico e protagonista da história.

Atualizado: Ao E! Online, Radcliife falou sobre sua animação para Animais Fantásticos e Onde Habitam.

Eu mal consigo me manter nesta cadeira. Sim, estou muito animado, mas tenho sido muito questionado a respeito, e não tenho nenhuma informação para dar, infelizmente.

O ator admitiu que viu as fotos recentemente divulgadas e que Eddie “parece ótimo”, o que fez McAvoy responder: “Não tão ótimo quanto você”. Perguntado se ele teria alguma dica para dar ao novo protagonista, ele disse:

Não, eu não acho que ele precise de conselhos, apenas que aproveite. Eu não acho que ele vai ter que superar nenhuma expectativa também, especialmente porque não é como se a fonte de material original tivesse uma narrativa muito forte. Sabe, o livro Animais Fantásticos é muito legal, mas é um bestiário. Espero que ele apenas esteja se divertindo, sem muita pressão.

Victor Frankenstein estreia em 26 deste mês no Brasil.

Sobre o autor

Renato Delgado

Corvinal de coração, Renato se envolve com sites de "Harry Potter" há mais de dez anos e ainda não se cansou deles! Formado em Letras e quase mestre em Linguística, trabalha com revisão de textos e tradução de filmes e séries de televisão.