Animais Fantásticos

Correspondente do Pottermore fala do seu teste de figurino como figurante de Animais Fantásticos

Escrito por Renato Delgado

A Correspondente do Pottermore publicou hoje mais um texto dos bastidores de Animais Fantásticos e Onde Habitam. Dessa vez, ficamos sabendo que ela será uma das figurantes do filme! No relato, ela fala sobre o dia em que fez um teste de figurino e comenta, inclusive, sobre a conhecida e premiada figurinista responsável, Colleen Atwood.

separador divisor branco

Fui escalada como uma figurante No-Maj em Animais Fantásticos

Correspondente do Pottermore
Traduzido por Renato Delgado

Colleen Atwood tem três Oscars e acabou de me ver de calcinha.

Não é como eu normalmente me visto para conhecer uma lenda da indústria cinematográfica… mas, ei, essa é a vida da Correspondente do Pottermore. Às vezes é preciso falar com pessoas importantes num sussurro dramático, em pé e quase nua no vestiário de um estúdio.

Fui escalado como um figurante No-Maj em Animais Fantásticos e Onde Habitam, então minhas medidas estão sendo tiradas para meu figurino, ou seja, minhas coxas, quadril, peito e altura estão sendo milimetricamente contados e anotados. A figurinista Colleen dá uma olhadinha nas medidas, semicerra os olhos na minha direção e volta com três vestidos estilo vintage dos anos 20 para serem provados. O primeiro não fica bem no meu quadril, o segundo não passa pelos meus ombros, o terceiro entra.

Colleen ajeita meu decote com alfinetes, sacode minhas mãos em luvas pretas de couro e envolve meus ombros num casaco de pele. Ela me olha nos olhos uma vez e pisca tão rápido que eu quase não percebo. Como figurante, você é uma parte viva e que respira do cenário, sendo cuidadosamente inserido para despertar uma era – neste caso, os anos 20.

Fico parada como um manequim e listo alguns dos filmes que Colleen trabalhou na minha cabeça: Chicago. Adoráveis Mulheres. Memórias de uma Gueixa. Branca de Neve e o Caçador. Alice no País das Maravilhas. Caminhos da Floresta. Você ficará contente em saber que não perguntei, em momento algum, a Colleen qual era o cheiro de Johnny Depp ou se Catherine Zeta-Jones canta enquanto está recebendo ajustes no figurino.

Depois que ponho meus pés de meias-calças em saltos pretos vintage, cambaleio para a parte de cabelo e maquiagem. A tenda fica a centenas de metros e é repleta de fileiras e mais fileiras de figurinos. Há roupa suficiente ali para vestir toda bruxa, bruxo, auror, “brotinho”, No-Maj, vilão e herói que J.K. Rowling escreveu para este filme. Quero experimentar todos os chapéus e passar as mãos em alguns dos robes, mas não faço isso. Juro.

No quartel-general da maquiagem, uma estilista graciosamente aceita o maior desafio do dia dela: amansar meu cabelo comicamente volumoso num penteado dos anos 20. Ela me pede para eu me sentar à frente de um espelho iluminado e põe a mão na massa, girando fios em um coque na minha nuca e criando ondas no topo do meu cabelo. Ela cola três kiss-curls: um na minha têmpora, outro na testa e mais um atrás de minha orelha direita. No geral, são 30 minutos, 23 presilhas e uma camada grossa de laquê para manter tudo no lugar.

Uma maquiadora pinta meus lábios em cor de vinho e desenha minhas sobrancelhas em arcos pretos finos, então estou preparada para voltar 89 anos no tempo para a versão deste filme da Nova York. Eles tiram fotos minhas de todos os ângulos para que possam recriar o visual no dia das filmagens antes de eu ser arrastada mais uma vez a um vestiário e sou cuidadosamente despida por uma mulher que já viu, só hoje, pelo menos 100 figurantes seminuas, usando apenas meias.

De volta à minha calça jeans e suéter, esfrego a coloração das minhas sobrancelhas e deixo meu cabelo cair nos ombros em ondulações engraçadas, macia e encrespadas. No trem de volta para casa, encontro duas presilhas perdidas, enfio-as no bolso para usá-las na próxima vez que eu visitar a Nova York do ano 1926, quando enfim tiver meu papel na história. Prometo contar tudo a respeito.

Até lá…

separador divisor branco

Só eu nunca tinha percebido que a correspondente do Pottermore era uma mulher? Ah, a língua inglesa…

Animais Fantásticos e Onde Habitam estreia no dia 17 de novembro no Brasil! Para ver um apanhado de informações que já temos, clique neste link!

Sobre o autor

Renato Delgado

Corvinal de coração, Renato se envolve com sites de "Harry Potter" há mais de dez anos e ainda não se cansou deles! Formado em Letras e quase mestre em Linguística, trabalha com revisão de textos e tradução de filmes e séries de televisão.