Animais Fantásticos

Figurantes de Onde Habitam são o destaque em texto do(a) Correspondente do Pottermore

Escrito por Vinicius Ebenau

O/A Correspondente do Pottermore divulgou mais um relato das filmagens de Animais Fantásticos e Onde Habitam. No texto, o(a) jornalista comenta sobre a pouca valorizada profissão de figurante.

Confira logo abaixo!

separador divisor branco

A vida secreta dos figurantes

O/A Correspondente do Pottermore
Traduzido por Vinicius Ebenau

Você não quer ser um figurante famoso. Você quer ser um figurante bom.

Os únicos bem conhecidos “figurantes” são os que cometeram erros épicos enquanto as câmeras estavam rolando: o Stormtrooper que bateu com a cabeça em uma moldura de porta em Star Wars: Episódio IV – Uma Nova Esperança. O garoto que tapou os ouvidos antes do disparo da arma em Intriga Internacional. O cara que varria sua vassoura centímetros acima do chão em 007 – Quantum of Solace. E o corajoso tolo que jogou uma lata de cerveja na cabeça de John Malkovich em Quero Ser John Malkovich.

Figurantes fictícios não são muito melhores: Ricky Gervais como um antipático fracassado em sua série Extras. Existe uma recorrente esquete em French and Saunders onde duas figurantes arruínam cada cena em que estão; e na cena de abertura de Um Convidado Bem Trapalhão, o personagem de Peter Sellers explode um set inteiro.

O trabalho de um figurante é se misturar no fundo da ação, o que faz com que seja muito fácil de subestimá-los. Mas não foi isso o que eu vi no set de Animais Fantásticos e Onde Habitam

O que vi foi uma sociedade secreta de pessoas que não podem viver sem filmes. Eles se ferem por eles, e, em última análise, eles não são diferente de qualquer outra pessoa que trabalha no negócio: Eles trabalham longas e estranhas horas vadiando nas salas de espera, dia após dia, em traje de gala, para a chance de ser uma parte da magia.

Sinceramente, eu acho que eles são os doces e não reconhecidos heróis do mundo do cinema.

Eles também são um grupo tão fascinante, se você começar a conversar. Especialmente os figurantes com carreira: as pessoas que estão nisso por décadas e amam como se fosse seu primeiro dia. É encantador.

Ir disfarçado(a) como um(a) figurante foi basicamente como conduzir o meu próprio estudo sorrateiro sobre a natureza humana. O derradeiro experimento social no set: colocar as mais de cento e tantas pessoas em trajes, cabelos e maquiagens dos anos 1920, confiscar toda a tecnologia, fornecer biscoitos, deixá-los em uma tenda gigante por horas em um tempo e ver o que eles fazem.

É como Survivor: A Edição Cinematográfica; alianças são feitas e quebradas, inimigos feitos, romances florescem, rixas começam entre homens calvos disputando o papel de Homem Calvo Número Quatro. As pessoas falam. Elas debatem. Elas contam histórias extravagantes sobre quando Harrison Ford esbarrou em seu braço.

Eles se dividem em diferentes tribos: Existem os dorminhocos. Os leitores. Os entretecidos. Os fofoqueiros. A posse de palavras cruzadas enigmática. Os jogadores de longas partidas de jogos de tabuleiro. Os professores de ioga espontânea. Os comedores compulsivos. Os atores sérios praticando sotaques que eles nunca vão chegar a usar neste filme.

Em Animais Fantásticos, havia uma ex-pilota de helicóptero militar tricotando a manga de um casaco entre as tomadas que interpretava uma garçonete servindo Colin Farrell. Havia um(a) reformado(a) motociclista que teve uma experiência de quase-morte, há seis anos, e agora só valoriza a família, a saúde e os filmes. O(A) lindo(a) ilustrador(a) desenhando rostos em um caderno, o(a) americano(a) que leu Guerra e Paz inteiro no último filme em que trabalhou, e as duas mulheres mais elegantes que eu já vi – ambas em trajes de bruxas completo e com pelo menos 80 anos.

O que estou dizendo é o seguinte: sim, ser um figurante é ficar bastante tempo de pé, sentado, andando, fingindo conversa e se alimentando discretamente ao fundo de uma tomada. Sim, você tem bastante tempo para matar. E sim, é incrivelmente agoniante se alguém arruína uma única tomada ou tem neve falsa na parte de trás de seu terno vintage.

Mas uma das maiores coisas que eu aprendi durante o meu tempo loucamente bonito no set do filme é este: filmes não são feitos sem a pouca conhecida amabilidade de figurantes.

separador divisor branco

Animais Fantásticos e Onde Habitam será lançado no Brasil no dia 17 de novembro deste ano. Continue acompanhando o Animagos para mais novidades sobre o filme!

Sobre o autor

Vinicius Ebenau

Vinicius aprendeu com "Harry Potter" a valiosa lição que amigos são uma das coisas mais importantes que existem... porque, sem eles, não teria pego emprestado a maioria dos livros para ler pela primeira vez. Formado em Cinema e Audiovisual, espera que a J.K. Rowling leia essa bio e dê uma chance a ele, pois faria um trabalho mil vezes melhor que o David Yates.