Animais Fantásticos

As locações e o mundo real em Animais Fantásticos e Onde Habitam

Escrito por Igor Moretto

Com o teaser trailer de Animais Fantásticos e Onde Habitam, pudemos notar alguns cenários, locações e referências a locais reais (ou nem tanto). Graves lança um feitiço em uma estação de trem; Henry Shaw Jr. faz um discurso em um grande salão; Newt passeia pelas ruas de Nova York… Mas como são esses lugares na vida real?

Uma das primeiras informações que tivemos foi a localização do fictício Congresso Mágico dos Estados Unidos, o MACUSA. Segundo o release da Warner Bros. Pictures, ele está escondido no andar mais alto do Woolworth Building, na Broadway Street, em Nova York. Abaixo, você confere imagens do prédio em um de seus primeiros estágios de construção, e uma logo depois da inauguração em 1913.

O interior do edifício não deixa nada a desejar ao exterior. Com detalhes em ouro e marrom, o lobby lembra uma catedral. Veja fotos que vão deixar o Pelúcio de estimação de Newt Scamander maluco. E ao lado, uma foto do prédio atualmente.

Algumas curiosidades sobre o edifício:

  • O Woolworth Building aparece no filme Encantada como cenário do climax;
  • Na abertura de Cloverfield – Monstro, ele é um dos pontos de Nova York ao qual o monstro ataca;
  • Em O Grande Gatsby, o prédio é mostrado como um dos principais cenários;
  • No jogo Grand Theft Auto IV, um edifício chamado “Woodworld Building” é uma réplica do Woolworth Building;
  • Em Memphis, no Tennessee, existe uma réplica três vezes menor chamada Lincoln American Tower.

Falando na Broadway Street, é ela que vemos no trecho do novo trailer em que Newt parece passear pelas ruas de Manhattan. É uma avenida de quase 20 km que corta do sul ao norte da cidade. Hoje é bastante conhecida pela cena teatral americana. Diversos espetáculos e musicais provém de inaugurações nesse local. Desde os anos 1920 a avenida teve diversas mudanças, principalmente por causa da grande quantidade de tráfego de automóveis. Confira abaixo uma foto da rua nos anos 1920 e compare com o visual dela hoje em dia.

A Broadway em 1920

Nos mapas de Nova York que podemos notar no artigo sobre a arte da dupla MinaLima no Pottermore, há bastante ênfase na rua e na região, o que nos faz concluir que os acontecimentos do filme se passem lá. Ainda mais evidências que apontam pra esse fato é a prefeitura de Nova York, que fica na mesma rua e tem uma estação de trem que também dá as caras no trailer.

A estação conhecida como City Hall Loop (hoje desativada) é uma das primeiras estações do metrô de Nova York, e fica localizada logo abaixo da prefeitura da cidade. Ela foi desenhada pelo arquiteto espanhol Rafael Guastavino e inaugurada em 1904. A estação já não é mais utilizada desde os anos 50, e hoje em dia só se pode visitá-la sendo membro do Museu do Trânsito de Nova York. Será que o fandom de “Harry Potter” vai obrigar isso a mudar? Veja fotos da estação em seu estado atual. É nela que Graves parece duelar com alguém no novo trailer.

Não podemos afirmar que o salão onde Shaw Jr. discursa seja nessa mesma região. É provável que a produção tenha gravado essa cena no St. George’s Hall, em Liverpool. Confira abaixo fotos do interior do salão.

E aí? Ficou mais ansioso pra assistir o filme? Ou ficou ansioso pra visitar esses lugares todos? Digam o que acham dessas maravilhas da arquitetura aqui nos comentários! Enquanto Animais Fantásticos e Onde Habitam não sai, a gente imagina os atores correndo por esses cenários, né nom? O filme sai no dia 17 de novembro no Brasil.

Sobre o autor

Igor Moretto

Igor já trabalhou como tradutor de conteúdo em diversos sites. Hoje, formado em Produção Audiovisual, procura alimentar o Animagos com novidades e é responsável pelo Podcast Animagos.