Criança Amaldiçoada

SPOILERS de Cursed Child – Parte 1: o que sabemos até agora?

Escrito por Igor Moretto

Essa postagem contém aspectos importantíssimos da primeira parte da peça Harry Potter and the Cursed Child, que teve a estreia das prévias hoje no Palace Theatre, em Londres. Se quiser saber, vem para essa notícia. Se não, corre para longe!

ATUALIZAÇÃO: Fizemos um post com o resumo das duas peças que está atualizado e substitui este. Clique aqui para ler.

Bandeiras das casas de Hogwarts em Cursed Child.

Disclaimer: J.K. Rowling pediu que guardássemos os segredos da peça utilizando a hashtag #KeepTheSecrets. A razão disso, segundo ela, é para que não estraguemos as surpresas para quem for assistir à peça depois das prévias. Nós respeitamos o pedido da autora, por isso deixamos os spoilers exclusivamente aqui no site e com sinalizações explícitas que indicam a presença deles. Nas redes sociais não estamos e nem vamos postar spoilers por enquanto.

Nosso público demonstrou através de menções e enquetes no Twitter que havia a demanda para a divulgação desse conteúdo, e como entendemos que nem todo mundo vai ter a oportunidade de visitar Londres para assistir à peça e que muitos acham uma injustiça que apenas um número muito baixo de fãs que estão em Londres pode saber dos acontecimentos muito antes dos outros, resolvemos trazer as informações para cá e responder a essa demanda. Nós somos o único fansite brasileiro postando spoilers, mas mesmo assim não deixamos de respeitar o pedido de J.K. Rowling, apesar de nossa atitude ser menos radical.

Por tudo isso pedimos que sim, #KeepTheSecrets! Não poste spoilers nas redes sociais ou espalhe as informações contidas aqui. As chances de alguém que vai ver a peça ver esse conteúdo aqui no site por acidente é mínima. Sabemos que organizando esses spoilers aumentamos a probabilidade, mas nos sentimos no dever de dar as informações e traduzi-la ao público dessa série, que há mais de vinte anos responde com entusiasmo às novidades do Mundo Bruxo.

No começo, criamos a notícia e pensamos que o sensato a se fazer era NÃO divulgar as pessoas que estavam “revelando” os segredos. Nossa intenção não era fazer isso para receber todos os créditos, mas, sim, proteger os fãs que soltaram spoilers, já que poderiam ser rechaçados nas redes sociais e, talvez (vai saber?), serem impedidos de assitir à segunda parte. Queremos deixar claro que nosso ÚNICO trabalho aqui foi traduzir e organizar ao máximo os diversos relatos que encontramos na rede. Se por acaso as pessoas que viram a peça quiserem créditos nessa notícia, mandem uma mensagem para nosso e-mail e colocaremos em seguida: contato@animagos.com.br. As pessoas que querem ser creditadas e deixaram claro isso: usuário do Tumblr volchitsa.

Sobre a fidelidade dos relatos: A lista de atores no elenco, publicada também nessa notícia, confirma a presença de alguns personagens pivôs dessa trama, mas não, não é possível saber com certeza absoluta se todas as informações desse post são verídicas. Entretanto, nós acreditamos fortemente que a maior parte do relato esteja correto, já que alguns deles vieram de fontes bastante diferentes e se completam e dialogam entre si. O que parecer não se completar, mas mesmo assim tiver sido dito por alguém que parece confiável, nós adicionamos em uma lista sem ordem de acontecimento.

Lembrando ainda que este post NÃO é um incentivo para você não ler o roteiro, que será publicado em livro, de Harry Potter and the Cursed Child. Acreditamos fortemente que a experiência de leitura com certeza será diferente de apenas ler as informações aqui no site. Para garantir sua cópia em inglês, que será lançada no dia 31 de julho, acesse este link. A venda da tradução do livro ainda não teve início, mas fiquem ligados no site pois estamos sempre de olho e vamos contar para vocês.

Se você for assistir à peça, entenda isso como um aviso. A partir desse parágrafo você continua por sua conta e risco. Se você, como muitos, quer ver os spoilers, sabe onde encontrá-los. Agradecemos o carinho dos visitantes e à indireta de J.K. Rowling, que nos deu um significado mais interessante: agora somos mesmo Animagos. Somos o Rabicho.

divisor_novo

SPOILERS GRAVÍSSIMOS

PRIMEIRO ATO

A peça começa com a família Potter* e Granger-Weasley levando seus filhos Alvo Severo Potter e Rosa Granger-Weasley para embarcarem no Expresso de Hogwarts para seu primeiro ano na escola, em uma nova interpretação do epílogo de Relíquias da Morte.

* Harry e Gina parecem viver em um casamento feliz, com muito amor e companheirismo. Quando os filhos embarcam no Expresso de Hogwarts, os dois se abraçam e têm um momento doce. Quando Harry começa a ter visões e flashbacks, Gina é a primeira a socorrê-lo e ajudá-lo. A relação deles fica tensa depois do desaparecimento de Alvo.

Ao entrar no trem, Alvo Severo se senta com Escórpio, mas Rosa não gosta da companhia do menino e sai. Em Hogwarts, os alunos fazem uma fila para serem selecionados pelo Chapéu Seletor, que na peça tem uma personificação, possível ser vista atrás de Rosa na foto da seleção. Rosa é colocada na Grifinória e Escórpio é colocado na Sonserina, junto com… ALVO POTTER!

Aparentemente, toda a escola ri do fato de Alvo, um descendente dos Potter, ter sido escolhido para a Sonserina. Rosa despreza a escolha do Chapéu, e não fica nem um pouco feliz quando vê a casa na qual seu primo foi colocado. Ela e Alvo acabam se distanciando, mas Alvo e Escórpio viram melhores amigos.

A partir desse momento, a peça começa a passar ano a ano, rapidamente, mostrando alguns dos acontecimentos principais, até chegar a pouco tempo antes de Alvo e companhia embarcarem para o quarto ano, que é o foco principal da peça. Entre esses acontecimentos rápidos estão:

  • No embarque de Alvo para o seu segundo ano em Hogwarts, o menino troca farpas com Harry, seu pai. Ele se incomoda com a presença dele ali e se preocupa que as pessoas associem sua imagem à do pai, um famoso herói.
  • Nessa mesma cena, também descobrimos que existe um rumor no Mundo Bruxo que diz que Draco e Astoria Greengrass (mãe de Escórpio) não podiam ter filho, e que então ela voltou no tempo para produzir um herdeiro com Lorde Voldemort. Draco nega veementemente essa história, mas é isso que faz com que várias pessoas, inclusive Harry, ache que Escórpio é uma “criança amaldiçoada”. Escórpio é zombado em Hogwarts por essa história, e acaba se isolando na escola com seu amigo Alvo.
  • Rosa é muito boa em Quadribol, e em seu segundo ano, se tornou artilheira da equipe da Grifinória.
  • No começo do terceiro ano de Alvo e os outros, sua irmã Lílian Luna Potter vai a Hogwarts e é selecionada para a Grifinória.

Na véspera do início do quarto ano de Alvo, Harry dá alguns presentes para seus filhos. Tiago ganha a capa de invisibilidade do pai, Lílian ganha asas de fada, e Alvo ganha a manta na qual Harry foi entregue na porta dos Dursleys com um ano de idade. Sabemos que Duda, seu primo, lhe deu essa manta depois que Petúnia, sua tia, morreu. Isso gera ira em Alvo. Harry tenta falar com ele para consertar as coisas, mas acabam tendo uma grande briga, com gritos e tudo. Alvo começa a dizer várias coisas a Harry, do tipo “olha só, sou órfão” – ele imita, vestindo a manta, “fui criado pelos meus tios malvados, mas então veio Hogwarts e ME SALVOU! Então, pai, aquele lugar não me salvou! Eu odeio estudar lá!”. Então Harry retruca: “Pelo menos você tem um pai! Preferia que eu estivesse morto?”. Alvo responde: “Não, às vezes eu só queria que você não fosse o MEU pai”. Então Harry explode e acidentalmente diz que ele às vezes desejava que Alvo não fosse seu filho. Mais tarde, Harry tenta pedir desculpas, mas Alvo não aceita.

Nesse momento, Harry começa a ter sonhos/pesadelos e flashbacks sobre quando ele era criança, e sua cicatriz volta a doer. Aparentemente, esses sonhos são recorrentes em várias partes da peça, mas sabemos apenas com certeza que é aqui que um desses momentos aparecem. Em algum desses sonhos, Hagrid entrega o bolo de aniversário amassado para Harry. Essa cena também inclui a família Dursley (que também foi creditada na lista de elenco).

Ainda na mesma noite, Amos Diggory visita Harry. O pai de Cedrico estava querendo falar com ele há algum tempo, mas seus encontros eram sempre adiados. Os dois conversam sobre um vira-tempo* ilegal que foi confiscado pelo Ministério da Magia, e Amos pede a Harry que volte no tempo e salve Cedrico da morte. Harry nega, e Amos afirma que o filho morreu por culpa dele. Harry, Gina, Rony e Hermione começam a surtar por causa do vira-tempo, mas Harry mente e diz que tal objeto não existe.

* Esse vira-tempo foi encontrado em posse de Teodoro Nott (originalmente Theodore Nott), um aluno da Sonserina que estava no mesmo ano que Harry Potter e sua turma. Ele é mencionado na série de livros, e em 2005 J.K. Rowling disse em seu site oficial: “Eu sei muito mais sobre Teodoro Nott do que apareceu nos livros. Criado pelo pai viúvo, que era um Comensal da Morte, Teodoro é um talentoso solitário que não tem necessidade de entrar em qualquer gangue, nem na do Malfoy.”

No dia seguinte, Alvo e Escórpio embarcam no Expresso de Hogwarts e Alvo revela que entreouviu a conversa do pai e decide, com Escórpio, roubar o vira-tempo para voltar e salvar Cedrico, já que seu pai não faria isso*. Os dois meninos sobem no teto do trem para fugir durante a viagem, e enquanto eles estão buscando coragem para pular, a mulher dos doces os vê e sobe no teto para tirá-los de lá. Ela começa a falar que está há 190 anos cuidando do trem para que todo mundo chegue no destino, e de repente seus dedos crescem e ela começa a querer agarrar os meninos. Alvo e Escórpio pulam do trem em um lago usando magia para amortecer a queda.

* Alvo se sente mal por não corresponder às expectativas das pessoas. Harry, seu pai, era bom em Quadribol, ele não é. Harry era da Grifinória, ele não é. Ele quer fazer a diferença na família e assumir uma identidade própria. Quer mostrar, ao salvar Cedrico, que ele também pode ser um herói. Alvo fala que assim como Voldemort chamou Cedrico de “dispensável”, ele se sente “dispensável” na família. Salvar Cedrico vira uma obsessão.

Os dois vão para o asilo onde Amos está morando para dizer que vão tentar salvar Cedrico, mas Amos não acha essa uma boa ideia e diz a Alvo e Escórpio que não. Porém, os dois se juntam à sobrinha de Amos, Delphinus (chamada de Delphi ao longo da peça), que quer ajudá-los na missão e faz com que Amos permita que os dois viajem no tempo, e que Delphi* ajude no roubo do vira-tempo.

* Delphi diz que não estudou em Hogwarts por causa de uma doença que teve quando criança. Escórpio e Alvo viajam no tempo sem ela, apesar de terem sua ajuda no roubo do vira-tempo. Não sabemos ainda o porquê, mas alguns relatos dizem que os dois acham ela “inútil”.

SEGUNDO ATO

Descobrimos que Hermione é Ministra da Magia e Harry é diretor do Departamento de Leis Mágicas, não mais Auror. Alvo, Escórpio e Delphi criam um plano no qual tomariam a Poção Polissuco para invadir o Ministério e roubar o vira-tempo, e com ele em prática, Alvo se disfarça de Rony, Escórpio de Harry e Delphi de Hermione. Quando eles estão perto do escritório da Ministra da Magia, escutam Harry e Hermione chegando, o que faz com que Escórpio e Delphi se escondam lá dentro enquanto Alvo, que está transformado em Rony, fica para despistar os dois. Enquanto Escórpio e Delphi se escondem no escritório de Hermione, Alvo tenta despistá-la dizendo algumas coisas como “Vamos ter outro filho… ou então sair de férias?”. Hermione: responde “Um filho ou férias?”, e Alvo-Rony beija Hermione para terminar a conversa. Nessa mesma conversa, Alvo (que está disfarçado de Rony) pergunta a Harry se havia a possibilidade de ele querer mesmo dizer o que falou a Alvo (sobre desejar que ele não fosse seu filho), e Harry diz que não. Depois dessa conversa, os dois deixam Alvo e ele entra no escritório. Lá dentro, eles têm que responder os enigmas de uma estante para poder pegar o vira-tempo. Essa estante come a pessoa que não responde o enigma a tempo.

Alvo, Escórpio e Delphi planejam voltar para momentos antes da Primeira Tarefa do Torneio Tribruxo para fazerem com que Cedrico não consiga a dica dos dragões para que, dessa forma, não consiga vencer a prova e, posteriormente, entrar no labirinto antes dos outros, pegando a Taça do torneio e indo para o cemitério. Alvo e Escórpio viajam para a Hogwarts de 1994 e se disfarçam de estudantes de Durmstrang para desarmar Cedrico. Durante essa aventura, Alvo machuca o calcanhar e não consegue andar direito.

Alvo e Escórpio voltam para o presente inesperadamente e Alvo já não está mais com o calcanhar machucado. Harry, Gina e Minerva McGonagall, diretora de Hogwarts, encontram os dois na Floresta Proibída e Alvo desmaia. Bane, o centauro, aparece e diz a Harry que Alvo tem uma “nuvem negra” sobre ele. Na Ala Hospitalar, Harry conversa com o retrato de Dumbledore, que viajou para um outro quadro. Ele diz que Harry está cego por seu amor por Alvo e que ele deveria perceber que seu filho está magoado. Dumbledore diz que Harry deveria ver Alvo como ele realmente é e aceitá-lo daquela forma.

Harry interpreta a mensagem de Bane na floresta como uma profecia ou predição, e acha que a “nuvem negra” é Escórpio Malfoy. Ele diz que Alvo deve se afastar de Escórpio, e Alvo diz: “Não vou fazer isso, ele é meu melhor amigo,” e Harry diz: “Sou seu pai e devo ser obedecido”. Ele dá o Mapa do Maroto para Minerva e pede para que ela vigie o filho e não o deixe ficar junto de Escórpio. Harry conta a Hermione que sua cicatriz voltou a doer, o que faz com que ela sugira que Voldemort, ou alguma parte dele, tenha voltado*.

* Outra razão pros bruxos suspeitarem do retorno de Voldemort é a migração de gigantes e o sumiço de trasgos e lobisomens. Isso causa um caos no Ministério, e Draco acusa Harry de estar mentindo para que seu nome apareça novamente nas capas de jornais.

Depois de todo o susto, Alvo percebe que, depois que voltaram, algumas coisas mudaram: ele, nesse presente, está na Grifinória; Rony e Hermione nunca ficaram juntos, o que acabou fazendo com que Rosa e Hugo não existissem mais. Rony se casou com Padma Patil e teve um filho chamado Punja. Hermione é professora de Defesa Contra as Artes das Trevas, super severa e malvada. Nessa realidade, Hermione teria visto os alunos de Durmstrang (Alvo e Escórpio) azarando Cedrico e pensado que Krum fizera aquilo, o que acabou fazendo com que ela não fosse com ele no Baile de Inverno causando ciúmes em Rony. E o pior de tudo: eles não evitaram a morte de Cedrico.

Alvo e Escórpio então decidem, em uma cena na biblioteca de Hogwarts, voltar de novo no tempo para consertar tudo. Eles brigam durante a conversa, mas em algum momento Escórpio diz: “Você sabe que as pessoas acham que Voldemort é meu pai? As pessoas ficam olhando para mim por causa disso! Elas olham para você porque você é filho do Harry Potter! Pare de ser egoísta!”. Escórpio revela a Alvo que sua mãe morrera há um ano, depois de passar anos doente, e que ele esperava que a volta no tempo consertasse isso. Enquanto isso, Minerva os procura, pois os vê no Mapa do Maroto, mas acaba não os encontrando por que os dois voltaram no tempo naquele momento. Os dois foram ao banheiro da Murta que Geme para buscar dicas sobre o que aconteceu em 1994, e a Murta explica que se eles quiserem podem usar uma passagem secreta que existe no banheiro para chegar ao Lago Negro, onde aconteceu a Segunda Tarefa. Eles usam a passagem secreta, chegam lá e lançam um feitiço de Engorgio em Cedrico, fazendo com que ele boie e não consiga vencer. Dessa vez eles conseguem. Os dois, então, voltam pro presente de novo, só que dessa vez, algo acontece.

Escórpio se vê em Hogwarts, sozinho, e não acha Alvo. Uma mulher aparece nos corredores: Dolores Umbridge! Ela é a diretora de Hogwarts! Ele pergunta “Cadê Alvo?” e ela responde “Alvo?”. Ele explica: “Alvo Potter!” Umbridge acha estranho: “Potter? Não tem um Potter aqui há vinte anos, desde que Harry Potter morreu.” Um símbolo aparece no corredor de Hogwarts, o rosto de Voldemort com uma serpente na forma da letra V contornando seu crânio. Umbridge diz: “Venha comemorar conosco o Dia de Voldemort*!” Nesse momento aparecem diversos dementadores ao redor do castelo, e a peça termina.

* Não fica claro se Voldemort está vivo. Algumas pessoas entenderam que sim e outras que não, e que o Dia de Voldemort seria uma comemoração à vitória dele na Segunda Guerra Bruxa.

Um símbolo no palco: o rosto de Voldemort com uma cobra em formato de "V" envolvendo seu rosto. // Fonte: Wickred

Um símbolo no palco: o rosto de Voldemort com uma cobra em formato de “V” envolvendo seu rosto. // Fonte: Wickred

Fizemos uma recriação desse desenho divulgado pelo Wickred. Veja:

O rosto de Voldemort com uma cobra em formato de "V" envolvendo seu rosto.

O rosto de Voldemort com uma cobra em formato de “V” envolvendo seu rosto.

Divisor de texto

Coisas que não sabemos em que parte acontecem:

  • Gina continua f*dona e Rony diz que ela ainda sabe conjurar uma Azaração para Rebater Bicho-Papão. Harry e Draco destruíram a cozinha em um duelo enquanto Gina havia saído por cinto minutos. Draco gritou “Meu filho está desaparecido” e Gina gritou “E o meu também!”. Há algumas interações de agonia entre Draco e Harry. Após Escórpio e Alvo desaparecerem, eles acabam duelando pois ficam culpando um o filho do outro pelo desaparecimento. Então Harry diz a Draco: “Tem certeza de que Escórpio é seu filho?” Em algum momento Gina aparece e faz os dois se sentarem em lados opostos da mesa. Eles continuam a discutir, mas Draco dá a ele um discurso de como ele deveria ser um pai melhor e ainda diz: “Se uma criança precisa escolher entre um pai que ele odeia e seu amigo, mas você tira o amigo, então eles não têm ninguém. Você sabe quem mais não tinha ninguém, Potter? Voldemort! E eu também, quando era criança! A parte difícil não é se tornar pai, mas crescer. Sabe como é crescer sem pais que te amam e sem amigos?”. Harry ficou lá, sem dizer nada, meio que admitindo que ele tem um pouco de razão. Draco admite que tinha inveja de Harry na escola e que ele era muito sozinho. Gina concorda com Draco e diz que se sentiu assim também. Eles mencionam a solidão de Voldemort que Draco e Gina (através do diário) conheceram.

Coisas que não sabemos bem QUANDO acontecem:

  • Rolou um errinho técnico na primeira exibição da primeira parte: uma coruja de verdade foi para o lugar onde deveria ficar e depois saiu. A equipe não conseguiu recuperá-la e o espectador acha que demoraram para conseguir, apesar de terem corrido atrás dela.
  • Escórpio diz que Rosa tem cheiro de um bom pão.
  • Tiago Sirius é muito parecido com os gêmeos Weasley! Ele não aparece muito…
  • Madame Hooch ainda é professora em Hogwarts, e eles têm uma aula de voo.
  • Neville é professor em Hogwarts, mas ele não aparece nessa parte.
  • Hugo Granger-Weasley, filho de Rony e Hermione, não é mencionado e nem aparece em momento algum. Na verdade, os únicos primos que aparecem são Tiago Sirius, Alvo Severo, Rosa e Lílian Luna. Nenhum dos filhos de Jorge ou de Gui aparecem.
  • A relação do trio é, na opinião de um dos espectadores, fiel à que eles têm no livro, “fofa e engraçada”.
  • Há música nas sequências de transição e também usam música para “aumentarem” os efeitos especiais.
  • Escórpio é o oposto de Draco: doce e inseguro, mas é engraçado e “fofo”. Ele não tem muito jeito para falar com garotas (principalmente com Rosa) e tende a falar coisas sem pensar. Ele também é descrito como “desastrado” e fica nervoso em acompanhar Alvo na viagem no tempo, o que rende falas boas e hilárias.
  • Alguns espectadores notaram certa afetividade amorosa entre Alvo e Escórpio, tendo até uma fala de Escórpio em que ele diz que Alvo o faz com que se sinta mais forte. Delphi certa vez diz que os dois combinam.

Veja as fotos contidas no programa da peça (clique para aumentar):

A lista de atores que compõe o elenco acabou vazando também, o que provavelmente confirma muitas das informações que estão aí em cima. Segura a tradução e adaptação que fizemos:

elenco

Sobre o autor

Igor Moretto

Igor já trabalhou como tradutor de conteúdo em diversos sites. Hoje, formado em Produção Audiovisual, procura alimentar o Animagos com novidades e é responsável pelo Podcast Animagos.