Criança Amaldiçoada

SPOILERS de Cursed Child – Parte 2: o que sabemos até agora?

Escrito por Igor Moretto

Essa postagem contém aspectos importantíssimos da segunda parte da peça Harry Potter and the Cursed Child, que teve a estreia das prévias hoje no Palace Theatre, em Londres. Se quiser saber, vem para essa notícia. Se não, corre para longe!

ATUALIZAÇÃO: Fizemos um post com o resumo das duas peças que está atualizado e substitui este. Clique aqui para ler.

Bandeiras das casas de Hogwarts em Cursed Child.

Disclaimer: J.K. Rowling pediu que guardássemos os segredos da peça utilizando a hashtag #KeepTheSecrets. A razão disso, segundo ela, é para que não estraguemos as surpresas para quem for assistir à peça depois das prévias. Nós respeitamos o pedido da autora, por isso deixamos os spoilers exclusivamente aqui no site e com sinalizações explícitas que indicam a presença deles. Nas redes sociais não estamos e nem vamos postar spoilers por enquanto.

Nosso público demonstrou através de menções e enquetes no Twitter que havia a demanda para a divulgação desse conteúdo, e como entendemos que nem todo mundo vai ter a oportunidade de visitar Londres para assistir à peça e que muitos acham uma injustiça que apenas um número muito baixo de fãs que estão em Londres pode saber dos acontecimentos muito antes dos outros, resolvemos trazer as informações para cá e responder a essa demanda. Nós somos o único fansite brasileiro postando spoilers, mas mesmo assim não deixamos de respeitar o pedido de J.K. Rowling, apesar de nossa atitude ser menos radical.

Por tudo isso pedimos que sim, #KeepTheSecrets! Não poste spoilers nas redes sociais ou espalhe as informações contidas aqui. As chances de alguém que vai ver a peça ver esse conteúdo aqui no site por acidente é mínima. Sabemos que organizando esses spoilers aumentamos a probabilidade, mas nos sentimos no dever de dar as informações e traduzi-la ao público dessa série, que há mais de vinte anos responde com entusiasmo às novidades do Mundo Bruxo.

No começo, criamos a notícia e pensamos que o sensato a se fazer era NÃO divulgar as pessoas que estavam “revelando” os segredos. Nossa intenção não era fazer isso para receber todos os créditos, mas, sim, proteger os fãs que soltaram spoilers, já que poderiam ser rechaçados nas redes sociais e, talvez (vai saber?), serem impedidos de assitir à segunda parte. Queremos deixar claro que nosso ÚNICO trabalho aqui foi traduzir e organizar ao máximo os diversos relatos que encontramos na rede. Se por acaso as pessoas que viram a peça quiserem créditos nessa notícia, mandem uma mensagem para nosso e-mail e colocaremos em seguida: contato@animagos.com.br. As pessoas que querem ser creditadas e deixaram claro isso: usuário do Tumblr volchitsa.

Sobre a fidelidade dos relatos: Nós acreditamos fortemente que a maior parte do relato esteja correto, já que alguns deles vieram de fontes bastante diferentes e se completam e dialogam entre si. O que parecer não se completar, mas mesmo assim tiver sido dito por alguém que parece confiável, nós adicionamos em uma lista sem ordem de acontecimento.

Lembrando ainda que este post NÃO é um incentivo para você não ler o roteiro, que será publicado em livro, de Harry Potter and the Cursed Child. Acreditamos fortemente que a experiência de leitura com certeza será diferente de apenas ler as informações aqui no site. Para garantir sua cópia em inglês, que será lançada no dia 31 de julho, acesse este link. A venda da tradução do livro ainda não teve início, mas fiquem ligados no site pois estamos sempre de olho e vamos contar para vocês.

Se você for assistir à peça, entenda isso como um aviso. A partir desse parágrafo você continua por sua conta e risco. Se você, como muitos, quer ver os spoilers, sabe onde encontrá-los. Agradecemos o carinho dos visitantes e à indireta de J.K. Rowling, que nos deu um significado mais interessante: agora somos mesmo Animagos. Somos o Rabicho.

divisor_novo

SPOILERS GRAVÍSSIMOS

Relembrando o que houve na primeira parte: Alvo Potter e Escórpio Malfoy viajam no tempo para tentar salvar Cedrico Diggory das mãos de Voldemort, mas acabam causando mais problemas do que o esperado. Eles retornam mais uma vez, e dessa vez conseguem impedir Cedrico de continuar a Segunda Tarefa (o que faria com que ele não fosse o primeiro a chegar à taça), mas quando Escórpio volta para o presente, nota que Alvo sumiu, e ao procurar por ele dá de cara com Umbridge, a nova diretora de Hogwarts, que o convida pra participar do Dia de Voldemort.

O rosto de Voldemort com uma cobra em formato de "V" envolvendo seu rosto.

O rosto de Voldemort com uma cobra em formato de “V” envolvendo seu rosto.

Abaixo você lê um resumo com a mescla de vários relatos. A ordem das cenas pode não estar certa, mas tentamos fazer do jeito mais lógico possível. Confira abaixo!

PRIMEIRO ATO

Um pôster com o rosto de Voldemort envolto por uma serpente em forma de V.

Um pôster com o rosto de Voldemort envolto por uma serpente em forma de V.

Harry está morto, e Alvo não nasceu. Voldemort ganhou a Segunda Guerra Bruxa. Estamos na linha do tempo criada por Alvo Potter e Escórpio Malfoy depois de terem feito Cedrico perder a Segunda Tarefa do Torneio Tribuxo. Draco Malfoy é Diretor do Departamento de Execução das Leis Mágicas, e comanda a eliminação de nascidos-trouxas. Em Hogwarts, seu filho Escórpio é idolatrado, e o chamam de Rei Escórpio. A família Malfoy é muito respeitada e tratada como realeza, justamente pela posição de Draco no Ministério da Magia. Nessa linha do tempo, Escórpio é mau, e foi ele que teve a ideia de prender estudantes nascidos-trouxas nas masmorras de Hogwarts.

Enquanto isso, o Escórpio que já conhecemos se sente mal com a situação. Ele e Umbridge conversam em um escritório. Umbridge não entende o porquê de Escórpio estar querendo saber de Harry e a Batalha de Hogwarts, sendo que antes ele era quase considerado um Comensal da Morte, e revela a existência de um bruxo das trevas conhecido como Agoureiro*, um animal mágico. Depois da conversa com a diretora, Escórpio vai conversar com seu pai e os dois têm uma conversa longa sobre como Escórpio está diferente ultimamente. O pai também está preocupado com o porquê de o filho querer saber sobre Harry e parecer não entender o que está acontecendo. Escórpio diz que Astoria, sua mãe, havia dito que Draco era melhor do que parecia, o que faz Draco se espantar. Descobrimos que Astoria está morta nessa linha do tempo também. Draco parece não gostar de quem ele se tornou. Os dois terminam a conversa e dão um aperto de mão no qual eles viram as mãos e dizem “por Voldemort e à bravura”.

* O que Newt Scamander descreve sobre o agoureiro no livro Animais Fantásticos e Onde Habitam: Também conhecido como Fênix Irlandesa, o agoureiro é nativo da Grã-Bretanha e da Irlanda, embora por vezes seja encontrado em outros países do norte europeu. Pássaro magro e de aspecto tristonho, que lembra um abutre pequeno e malnutrido, o agoureiro é preto-esverdeado. É extremamente tímido, faz ninhos em moitas espinhosas, come grandes insetos e fadas, só voa sob a chuva pesada e, no restante do tempo, fica escondido em seu ninho em feitio de lágrimas. O agoureiro tem um canto baixo e soluçante característico, que antigamente se acreditava anunciar a morte. Os bruxos evitavam os ninhos de agoureiro com medo de ouvir esse som de partir o coração, e acredita-se que mais de um bruxo sofreu um ataque cardíaco ao passar por uma moita e ouvir o lamento de um agoureiro escondido. Com o tempo, porém, pesquisas pacientes revelaram que esse pássaro simplesmente anuncia a aproximação da chuva. Desde então, ele entrou na moda como barômetro caseiro, embora haja quem ache difícil aturar o seu lamento contínuo durante os meses de inverno. As penas do agoureiro não servem para fazer canetas porque repelem a tinta. Sua Classificação no Ministério da Magia é: XX (inofensivo/pode ser domesticado) e seu nível de periculosidade é de 0 a 3 pontos.

Na conversa, Draco menciona Snape, então Escórpio vai à procura do professor. Eles se encontram, mas no começo Snape não acredita em Escórpio e o chama de insolente e irritante. Escórpio, então, menciona a Snape a sua história com Lílian, e ele percebe que o que o garoto fala é verdade. Na conversa, Escórpio fala que ele é muito corajoso e conta que Harry deu seu nome para um de seus filhos. Snape finalmente concorda em ajudar o menino. O professor explica que depois que Cedrico perdeu o Torneio Tribruxo, ele se tornou um Comensal da Morte e matou Neville. Por isso, Neville nunca matou Nagini e Voldemort venceu. Snape o leva para uma sala secreta onde as únicas pessoas que lutam contra Voldemort estão, e lá Rony e Hermione aparecem. Hermione é um dos mais ativos que lutam contra Voldemort nessa linha do tempo, e como consequência disso ela é incessavelmente cassada. Rony também é ativo. Ele e Hermione têm alguns momentos de carinho mas não estão juntos. Snape, Hermione e Rony são amigos.

Escórpio convence os três de que está contando a verdade, e conta tudo o que aconteceu na linha do tempo original. Eles criam um plano que consiste em voltar para as duas tarefas que foram modificadas e fazer com que os feitiços de Alvo e Escórpio não funcionem, para tudo voltar ao normal. Eles conseguem evitar o feitiço da Primeira Tarefa, mas acabam se complicando na Segunda, por que os dementadores aparecem. Hermione diz para Escórpio, Snape e Rony continuarem, e que ela seguraria os dementadores. Rony se nega e diz que vai ficar com Hermione. Ela revela que sempre o amou, e os dois enfrentam os dementadores juntos. Os dementadores derrubam os dois e se preparam para beijá-los; os dois dão as mãos e morrem juntos. Snape e Escórpio, enquanto isso, vão para uma parte da floresta, mas lá encontram mais dementadores. Snape conjura seu Patrono para que Escórpio tenha tempo de fugir, mas também acaba beijado. Antes de morrer, ele diz para Escórpio dizer a Harry que ele tem orgulho de Alvo carregar seu nome.

Escórpio consegue consertar o que fizeram na Segunda Tarefa e Alvo aparece de novo. Eles voltam para a linha do tempo original e encontram Draco, Harry e Gina. Eles exigem uma explicação e os meninos dão. Escórpio termina contando que tinha perdido o vira-tempo, e todos se preocupam. McGonagall fica muito brava por tudo isso ter acontecido em sua escola, e pede que alguém vá procurar o vira-tempo. Todos vão para seu escritório e discutem o acontecido. Hermione e Rosa se encontram e se abraçam, já que Rosa não existia nas linhas do tempo criadas por Alvo e Escórpio.

Harry vai para o dormitório da Sonserina e conversa com Alvo. Ele expressa sua preocupação e Alvo fica surpreso. “Você ficou preocupado?”, ele pergunta. Harry responde: “É isso que você pensa de mim?”, e tira os óculos. Harry, chorando, admite que ficou com medo. Alvo fica surpreso com a reação do pai. “Achei que você não tivesse medo de nada”.

Vemos outro sonho de Harry. Ele está com Petúnia visitando o túmulo de seus pais em Godric’s Hollow. O pequeno Harry diz: “Tia Petúnia, você disse que meus pais não tinham amigos…”. Ela responde: “É, ninguém gostava deles”. E Harry fala: “Então por que o túmulo deles tem tantas flores?”, e ele começa a ler os recados deixados lá, como “sua coragem não será esquecida.” De repente Voldemort aparece por trás do túmulo. E agarra Alvo Severo. Harry acorda com sua cicatriz doendo.

Enquanto isso, em Hogwarts, Alvo e Escórpio conversam no dormitório. Escórpio revela que escondeu o vira-tempo e que pretende destruí-lo. Eles vão para o Corujal para não chamar a atenção de ninguém, e lá encontram Delphi. Ela insiste em salvar Cedrico, mas eles dizem que se fizerem isso vão estragar a linha do tempo. Quando explicam o que estão fazendo, Delphi oferece sua ajuda para destruir o vira-tempo. Quando ela se vira para colocá-lo em sua bolsa, Alvo nota uma tatuagem nas costas da menina, e pergunta o que é. Ela responde: “É um agoureiro, eles me lembram de quando eu era pequena, criada pelos Rowle*…” Escórpio estranha: “Na linha do tempo em que Voldemort sobreviveu tinha um Agoureiro…” De repente, Escórpio aponta a varinha para Delphi e demanda que ela fique longe deles. Delphi pega sua varinha, amarra os dois juntos rapidamente e os desarma. Ela quebra as varinhas deles e, então, revela que é uma simpatizante de Voldemort e que na verdade pretende roubar o vira-tempo e fazer com que ele volte ao poder, e ela precisa usar Alvo, por que segundo uma profecia que ouviu, ele é quem tem que fazer isso.

* A família Rowle é uma família de sangue-puro que aparece em vários momentos na série de livros. Thor Rowle (originalmente Thorfinn Rowle) foi um Comensal da Morte na Segunda Guerra Bruxa e esteve presente na Batalha da Torre de Astronomia em Enigma do Príncipe, foi um dos dois Comensais da Morte derrotados pelo trio em um café em Londres em Relíquias da Morte, e também esteve presente na Floresta Proibida quando Harry se entregou. Não sabemos ao certo se foi Thor quem cuidou de Delphi ou se outro membro da família.

Harry e Gina descobrem que Alvo e Escórpio não estão no dormitório e surtam. Rony diz ter visto os dois com Delphi. Harry vai atrás de Amos Diggory e o confronta sobre sua sobrinha. Amos diz que não tem sobrinha e que não sabe quem é Delphi. Eles vão para um quarto no qual ela estava hospedada, que só pode ser aberto por um ofidioglota, e encontram uma profecia escrita por todas as paredes, que envolve um pai morto por seu filho. No fim das contas, a profecia prevê o retorno de Voldemort e a existência de sua filha: Delphi!

Delphi obriga os meninos a voltarem para a Terceira Tarefa do Torneio Tribruxo, mas Alvo se recusa a continuar, pois diz que o vira-tempo só funciona por cinco minutos. Escórpio diz que profecias não são reais, e Delphi o lança uma maldição Cruciatus. Alvo e Escórpio decidem que preferem morrer do que deixar Delphi vencer. Ela fica irada, mas antes de fazer qualquer coisa, surge Cedrico Diggory e a imobiliza. Ele desamarra os dois e antes de ir em frente no labirinto, Alvo diz que Amos o ama muito. Delphi é desmobilizada, agarra os dois e viaja no tempo de novo.

SEGUNDO ATO

Alvo e Escórpio descobrem que estão no dia anterior em que Lílian e Tiago Potter morreram em 1981, e supõem que Delphi tenha decidido matar o bebê Harry Potter. Na verdade, seu plano é impedir que Voldemort mate a criança, para que o Avada Kedavra não ricocheteasse e o matasse, causando tudo o que acabou levando à queda do Lorde das Trevas.

Enquanto isso, Harry está frustrado e Dumbledore vai visitá-lo em seu retrato. Harry se irrita e começa a gritar com Dumbledore por tê-lo colocado em um lar abusivo, tê-lo criado para morrer e por ter sido manipulador. Dumbledore chora, e diz a Harry que ele nunca quis que Harry sofresse, e que fez o que era melhor para todos. Ele termina dizendo a Harry que o ama. Harry diz que também o ama e Dumbledore diz que ele estava cego por seu amor por Harry assim como Harry está cego pelo amor dele por Alvo. Dumbledore diz: “O que sei sobre amor?”

Dumbledore vai embora e Draco entra. Harry e ele conversam. Draco revela que Astoria e ele, de fato, tiveram Escórpio juntos, mas que algum parente de Astoria tinha uma doença hereditária que passou para ela. Ao dar à luz, Astoria ficou ainda mais fraca, causando sua morte prematura quando Escórpio fez treze anos. Harry simpatiza com Draco, que fala: “Sabe como é solitário ser Draco Malfoy? Nunca consigo fugir dos rumores, das acusações e das suspeitas”. Draco revela que o vira-tempo que os meninos usaram não é o único que sobrou, pois Teodoro Nott trabalhou para Lúcio Malfoy e conseguiu para ele um vira-tempo há muito tempo, que Draco acabou “herdando”. Ele diz a Harry que o outro é apenas um protótipo, que só pode funciona por cinco minutos, mas que este é um “verdadeiro” e pode levá-los por bem mais tempo. Draco quer usá-lo para salvar os garotos, mas Harry diz: “Não sabemos onde eles estão, é perigoso demais… deixe com eles”, e Draco acaba concordando, relutantemente.

Em Godric’s Hollow, no passado, Alvo começa a perceber que seu pai não tem como encontrá-los. Tiago e Lílian aparecem na porta de sua casa com um carrinho de bebê, cuja manta é a mesma que Alvo ganhou de seu pai. Ele pensa em escrever uma mensagem para o pai, mas imagina que a mensagem seria lida muito antes do que seria o ideal. Mas ele se lembra, no entanto, que tinha derrubado uma poção do amor na manta na véspera de sua ida a Hogwarts. Se eles conseguirem encontrar alguma coisa que reaja com aquela poção, a mensagem seria entregue na hora certa. Seu pai pegaria a manta na véspera do Dia das Bruxas e veria o pedido de ajuda.

Os dois invadem a casa de Batilda Bagshot e roubam os ingredientes de que precisam. Eles derramam uma poção na manta do bebê e escrevem uma mensagem, “pai ajuda 311081”. No presente, é véspera do Dia das Bruxas, e Harry e Gina estão praticamente em luto. Harry diz que queria ter morrido e que Dumbledore estivera certo. Ele pega a manta e vê que alguma coisa apareceu nela. É difícil de decifrar, mas ele entende a data.

Harry, Gina, Draco, Rony e Hermione vão para Godric’s Hollow e usam o vira-tempo para voltar para 1981. Lá, pais e filhos se reencontram. Alvo e Escórpio explicam o plano de Dephi de matar Harry, e todos decidem se esconder na Igreja de São Jerônimo para esperar por ela, mas com o passar do tempo, eles começam a suspeitar que algo está errado. Eles deduzem o plano original de Delphi, de não deixar Voldemort matar Harry. Eles então decidem que um deles irá se disfarçar de Voldemort e atrair Delphi para a igreja, onde ela poderá ser detida. Eles discutem por um longo tempo sobre quem vai fazer isso. Harry, por fim, se voluntaria. Todos acabam concordando que essa é a melhor escolha. Harry é transfigurado, se transforma em Voldemort e eles se escondem nas salas da igreja até Harry atrair Delphi para um lugar combinado, onde eles vão “dar uma investida”, como Rony diz. Hermione estipula o lugar de todos e Draco diz: “ser mandado por Hermione Granger… até que eu curti”.

Delphi aparece e vai até a igreja ao encontro de Harry-Voldemort. Ela explica que é sua filha, e Harry-Voldemort finge não a conhecer. Ela diz que sua mãe é Belatriz Lestrange, e que nasceu poucos meses antes da Batalha de Hogwarts. Rodolfo, o marido de Bela e padrasto de Delphi, fora quem lhe contou toda a verdade. Harry tenta fazer com que ela chegue até o local combinado, mas Delphi imediatamente começa a dizer que Voldemort não deveria matar Harry. O feitiço de disfarce começa a desaparecer e Harry fica de costas para que ela não veja. Delphi, porém, percebe quem é e tranca com sua varinha as portas para que ninguém possa ajudá-lo. Sem varinha, Harry quase é atingido pelo Avada Kedavra de Delphi, o obrigando a se esconder embaixo de um banco. Delphi o encontra e quase o mata de novo, mas Alvo aparece de um alçapão no chão, destranca as portas e joga sua varinha para Harry que, com Draco, Hermione, Rony e Gina, cerca Delphi e a imobiliza. Delphi implora para que eles a matem ou que apaguem sua memória. Ela diz que só queria conhecer o pai e estar com ele.

Harry assiste seus pais morrerem, porque ele sabe que é a única forma de assegurar que a linha do tempo original permaneça intacta. Ouvimos as vozes de Tiago e Lílian implorando para Voldemort não matá-los e tentando proteger o bebê Harry. Harry adulto cai no chão, em completa agonia. Um tempo depois, Hagrid chega até a casa, vê que Tiago e Lílian estão mortos e promete que eles nunca serão esquecidos. Ele vê o bebê, enrola-o com a manta e o leva embora.

Delphi é capturada e levada para Azkaban, enquanto que Escórpio e Alvo retornam a Hogwarts. Feliz, Escórpio revela que convidou Rosa para sair, mas ela recusou. Ele garante que ela vai voltar atrás em algum momento: “Ela olhou para mim com pena, mas isso já é o suficiente”. Alvo ri, mas percebe que talvez seu amigo tenha razão depois que Rosa passa provocante, flertando com Escórpio.

Alvo e Harry caminham e conversam em um cemitério. Em frente à lápide de Cedrico, Harry promete que será um pai melhor, e Alvo se compromete em ser um filho melhor. Nessa conversa, Harry diz que ainda lamenta imensamente a morte de todos que ele perdeu e diz que queria que Cedrico tivesse vivido. Harry deixa claro que tem medo de muita coisa (da escuridão, de lugares apertados e até de pombos) e não há nada de errado com isso. Ele diz a Alvo: “Você não precisa ser destemido para ser corajoso”. Alvo e Harry falam sobre Snape e Dumbledore, e Alvo diz que eles eram bastante corajosos. Harry concorda, mas diz que eram grandes homens com grandes falhas, e que essas falhas apenas os deixaram maiores.

“Parece que será um bom dia”, reflete Alvo. Harry concorda.

Divisor de texto

Coisas que não sabemos em que parte acontecem:

  • Perto do começo da peça, Rony diz a Hermione que quer renovar seus votos de casamento. Depois eles se beijam.
  • Apenas Rosa e Alvo da família dos Granger-Weasley e Potter aparecem na segunda parte da peça. Nada de Hugo de novo, mas ele é citado! Alguém diz que Rony e Hermione têm “dois filhos, uma menina e um menino”, pelo menos duas vezes ao longo da peça.

A relação de Escórpio com Rosa não parece fazer sentido para um dos espectadores, porque a peça foca muito no relacionamento entre Alvo e Escórpio e a relação entre eles é repetidamente referenciada e aprofundada ao longo de toda a aventura. Eles inclusive dizem que “devem ficar juntos” [não necessariamente no sentido amoroso, mas enfim…]. Escórpio vive dizendo a Alvo o quanto ele significa para ele e como ele não trocaria a amizade deles por nada, etc. Inclusive, há uma sequência de dez minutos em que Escórpio e Alvo são separados e em que eles se sentem depressivos e amuados por não estarem juntos. Escórpio fica com muito ciúme por causa de Delphi (Alvo tem uma paixonite por ela). O espectador sente que em uma cena eles estavam juntos de novo e ele jura que sentiu que eles iriam se beijar, porque se aproximaram muito.

Uma explicação adicional sobre Delphi: Quando Alvo e Escórpio conhecem Delphi, ela está trabalhando em um asilo para bruxos no qual Amos Diggory vive. Desde o começo fica claro que ela é mais velha do que os meninos. Ela diz aos garotos que nunca estudou em Hogwarts porque tinha uma doença quando era criança. No final da peça a gente descobre que ela está mentindo em relação a isso, e que na verdade ela é filha de Voldemort, nascida antes da Batalha de Hogwarts.

Sobre o autor

Igor Moretto

Igor já trabalhou como tradutor de conteúdo em diversos sites. Hoje, formado em Produção Audiovisual, procura alimentar o Animagos com novidades e é responsável pelo Podcast Animagos.