Criança Amaldiçoada

Jamie Parker e Sam Clemmett falam sobre seus papéis em nova entrevista

Escrito por Thiago Vieira

Os atores que interpretam Harry Potter e Alvo Severo na montagem de Harry Pottter and the Cursed Child, Jamie Parker e Sam Clemmett, conversaram sobre seus papéis em entrevista concedida ao TimeOut.

Inegavelmente, interpretar Harry, um personagem que já entrou para o rol dos clássicos, não é tarefa fácil. Questionado sobre quem é Potter no momento da peça, Parker diz:

Terei que arranjar uma resposta, mas ainda não tenho uma.

Mas logo depois, ele a encontra:

Harry é um ex-adolescente muito, muito famoso, que foi conhecido ora como “O Eleito” ora como “O Menino que Sobreviveu”, essa figura abertamente messiânica. Mas ele nunca afirmou ou fingiu ser um herói. Ele nunca cobiçou as circunstâncias extraordinárias em que nasceu. Ele é só um cara comum que tentou fazer o melhor que podia.

Tendo esse rito de passagem tão cedo na vida, pegando a história vinte anos depois, um monte de galinhas vão para o poleiro – como eu acho que um monte de gente se encontra em seus quarenta anos. Quando vem a próxima geração e [Harry, Rony e Hermione] são eles mesmos pais, eles têm que pagar sua contas internas com os relacionamentos que construíram.

Embora interpretando um personagem não tão icônico, Clemmett também tem que construir seu personagem e fazê-lo se encaixar no mundo de J.K. Rowling. Sobre o processo de trazer Alvo Severo do roteiro para a vida, ele comenta:

Eu e Anthony [Boyle, que interpreta Escórpio] criamos as histórias de vida de Alvo e Escórpio. Nós pegamos um evento particular que teria acontecido entre o nascimento dos personagens e os dias atuais, pensando o que esse evento podia ser, colocando carne nos ossos, e foi uma jornada emocionante para nós. Foi adorável, nesse sentido, ter uma “tela em branco”.

Parker e Clemmett observaram que Rowling deixou grande espaço e liberdade para a equipe de criação e para a produção, e se sentem gratos por ela ter generosamente compartilhado seu mundo com todo o grupo.

Mas nenhum dos dois soltou spoilers. Ao contrário, reforçaram a importância do #KeepTheSecrets, ou seja, manter o segredo para quem ainda não foi assistir à peça. Nas palavras de Parker:

Levarei para o túmulo a atmosfera da primeira prévia de Cursed Child, porque ninguém sabia de nada. Só muito raramente sou capaz de usar a expressão “suspiros audíveis”, e não era pelo espetáculo, era simplesmente pelas informações. Obviamente isso vai se resolvendo enquanto a informação não chega lá, mas a alegria da descoberta e a alegria de seguir essas vidas é o cerne disso tudo.

Harry Potter and the Cursed Child teve seu lançamento antecipado. A estreia irá acontecer quatro dias antes do planejado (30 de julho), no dia 26. O lançamento oficial do roteiro de ensaio continua na mesma data, 31 de julho. Se você tem interesse em adquirir o livro (em inglês), não deixe de fazê-lo através dos nossos links!

Voltamos a pedir: se você leu spoilers, favor não comentar sobre eles
neste post. Temos um espaço especial aqui e um podcast da equipe aqui.

Sobre o autor

Thiago Vieira

Formado em Direito e servidor público, tem esperança de fazer algum bem no mundo. É fã de "Harry Potter" desde os oito anos, quando pegou emprestado Pedra Filosofal de um primo que não deu muita bola pra história.