Animais Fantásticos

Carmen Ejogo fala sobre sua personagem ao Pottermore

Escrito por Thiago Vieira

Em mais uma entrevista com o elenco de Animais Fantásticos e Onde Habitam, o(a) Correspondente do Pottermore nos traz mais informações sobre Madame Seraphina Picquery, presidenta do Congresso Mágico dos Estados Unidos, interpretada por Carmen Ejogo.

Carmen conta que foi ideia sua fazer da Presidente Picquery uma canhota, já que essa característica tem uma longa e histórica ligação com a “magia”.

Tem sido muito divertido trabalhar com um olhar e uma personalidade de outro mundo, eu nunca tinha feito isso antes. O traje para Seraphina teve uma evolução maravilhosa nas mãos de Colleen Atwood. Ela foi ótima, porque deixou que eu contribuísse. Todos os meus anéis, por exemplo. Eu disse a ela que talvez [Seraphina] tivesse todos esses anéis em seus dedos.

E, mostrando seus anéis na mão esquerda, Ejogo, com um sorriso enigmático, fala sobre Seraphina:

Eu sou canhota, na verdade, mas eu sei que essa é uma característica muito associada à magia. Pensariam que eu era uma bruxa tempos atrás. Então, eu queria enfatizar minha mão esquerda e pensei em enchê-la de anéis. Colleen realmente gostou da ideia.

A atriz não está errada. Os canhotos foram, através dos séculos, sempre associados à magia negra e à feitiçaria. A guerreira Joana D’Arc foi queimada na fogueira como herege em 1431, aos 19 anos, e várias de suas representações a mostram como uma mulher canhota.

Além disso, a maioria das figuras do diabo o mostram usando a mão esquerda para ungir seus seguidores. Ele também dá seus conselhos maléficos aos humanos sentado no ombro esquerdo, enquanto o anjo da guarda fica no ombro direito.

Dizem que bruxas usam a mão esquerda para lançar maldições, para passar o vinho cerimonial, para saudar o líder da Missa Negra e a Rainha de Sabá.

No passado, se você fosse acusado de bruxaria, ser canhoto já era uma prova que seria usada contra você. E não podemos nos esquecer que na época em que se passa Animais Fantásticos e Onde Habitam, o julgamento das bruxas de Salém ainda ecoa na comunidade bruxa norte-americana.

Como noticiado há alguns meses, há uma cena no filme em que manifestantes furiosos gritam “Queremos uma segunda Salém!”. Estes “Second Salemers”, guiados por Mary Lou (interpretada por Samantha Morton), é um grupo que procura expor e destruir bruxos e bruxas.

Por tudo isso, podemos reconhecer que Seraphina Picquery, embora extremamente cuidadosa em manter os bruxos de seu país em segredo, presta uma homenagem a todas as vítimas da caça às bruxas a cada vez que movimenta sua mão.

Animais Fantásticos e Onde Habitam será lançado no dia 17 de novembro no Brasil. Para mais notícias, fique ligado no Animagos!

Sobre o autor

Thiago Vieira

Formado em Direito e servidor público, tem esperança de fazer algum bem no mundo. É fã de "Harry Potter" desde os oito anos, quando pegou emprestado Pedra Filosofal de um primo que não deu muita bola pra história.