Animais Fantásticos

As misteriosas criaturas do trailer de Animais Fantásticos e Onde Habitam

Escrito por Thiago Vieira

Neste fim de semana, durante a San Diego Comic-Con, a Warner Bros. Pictures divulgou o primeiro trailer completo de Animais Fantásticos e Onde Habitam. Demos uma olhada em diversas criaturas mágicas pela primeira vez! Embora o Pottermore tenha confirmado o nome da maioria delas, ainda há algumas envoltas em mistério. Quais poderiam ser?

Percival Graves inspeciona destruição feita por animal no novo trailer.

Já na primeira cena do novo trailer, vemos o auror Graves andando sobre as ruínas de um prédio, ouvindo o relato de um senhor dizendo que a criatura parecia um fantasma, com olhos brancos e brilhantes. Logo depois, o animal solta um guincho ensurdecedor e começa a arrancar todos os paralelepípedos do chão, deixando atrás de si um rastro de destruição.

Embora tenhamos somente essas descrições, lendo o livro Animais Fantásticos e Onde Habitam, escrito pelo próprio Newt Scamander, duas criaturas lá descritas poderiam se encaixar nessa cena.

Primeiro, o Erumpente (Erumpent, em inglês), grande criatura africana que pode ser confundida com um rinoceronte, tem um couro grosso que repele a maioria dos feitiços, chifre afiado sobre o nariz e um grande rabo como uma corda. Seu chifre produz uma secreção que faz explodir qualquer coisa ou pessoa em que é injetado, o que poderia explicar a destruição que Graves encontra naquele local.

Para quem não se lembra, em Relíquias da Morte, Xenofílio Lovegood tinha um chifre do animal pendurado em sua sala de estar, que ele achava que era de um Bufador de Chifre Enrugado e, a despeito de todas as advertências de Hermione sobre o perigo de se ter uma coisa daquelas dentro de casa, o chifre explodiu quando os Comensais da Morte foram buscar Harry.

Outro poderia causar todo aquele caos é o Tebo, javali cinzento encontrado no Congo e no Zaire. O que chama a atenção é que ele é dotado de invisibilidade, o que dificulta fugir dele ou capturá-lo, tornando-o extremamente perigoso.

Como a criatura da cena em questão é invisível, ou pelo menos assim pareceu, o Tebo é um forte concorrente.

1

Já em outra cena, algum animal está em um lago congelado e parece ter alguma parte do corpo flamejante.

Dentre todos os animais descritos no livro de Newt, o que mais se aproxima do que (não) vemos nesse lago é o Caranguejo-de-Fogo (Fire Crab), semelhante a uma grande tartaruga com uma carapaça cravejada de pedras preciosas, que possui um mecanismo de defesa bastante peculiar: expele chamas pelo rabo quando atacado.

Embora esse seja o animal mais provável, não podemos descartar o Cavalo-do-Lago (Kelpie) demônio aquático da Grã-Bretanha e da Irlanda que pode assumir várias formas, embora na maioria das vezes apareça como um cavalo com crina de folhas de tábua. Como ele tem a capacidade de se transformar em qualquer animal (inclusive na serpente marinha que vive no Lago Ness), nada impede que ele se transforme em algo que solte fogo, como vemos no trailer.

É claro que outra criatura que também se relaciona com o fogo é o Cinzal (Ashwinder), cuja presença no filme foi confirmada há alguns meses. Apesar de ele não ter o corpo em chamas, não sabemos como ele se manifesta na água, portanto criando um espaço para que especulemos que seja ele, além, claro, de sua semelhança com serpentes. Newt fala sobre o cinzal que ele se forma quando se permite que um fogo mágico arda durante muito tempo. Uma cobra fina, cinza-claro, de olhos rutilantes, surge das brasas desse fogo e rasteja para as sombras, deixando um rastro de cinzas no chão.

Animal desconhecido destróia a Times Square em trecho do trailer.

Sobre essa misteriosa sombra que aparece na Times Square de 1926, podemos conjecturar que seja uma Mortalha Viva (Lethifold). Ela lembra um manto negro que rasteja pelo chão durante a noite e ataca pessoas adormecidas, sem deixar atrás de si o menor vestígio. O único feitiço conhecido que a repele é o Patrono.

Embora haja no livro Animais Fantásticos e Onde Habitam várias criaturas muito perigosas e impossíveis de domesticar, como a Quimera (cabeça de leão, corpo de bode e rabo de dragão), a Manticora (cabeça humana, corpo de leão e rabo de escorpião), o Nundu (grande leopardo cujo hálito causa uma doença capaz de matar um povoado inteiro) e o Iéti (também conhecido como Abominável Homem das Neves), não consta que alguma delas seja capaz de causar uma destruição naquela proporção e com aquela rapidez (vale lembrar que o ator que interpretava um Iéti afirmou que havia sido cortado do filme). Sendo assim, só nos resta imaginar o que J.K. Rowling preparou para nos surpreender.

No entanto, os membros do podcast Speak Beasty, do MuggleNet, fizeram uma entrevista recentemente com um figurante do filme que deixou escapar que uma das criaturas mais importantes do roteiro se chamava Obscurus. Será que talvez seja ele? É possível que a escritora tenha criado um animal novo para assombrar os nova-iorquinos.

É importante salientar que essas informações são meras conjecturas e não têm qualquer pretensão de ser verdadeiras. As criaturas podem ser essas, outras ou mesmo algumas inéditas, que não foram descritas no livrinho lançado em 2001. Deixem seus palpites nos comentários!

A Bloomsbury, editora inglesa dos livros de “Harry Potter”, anunciou a data de lançamento da nova edição de Animais Fantásticos e Onde Habitam para 14 de março de 2017. O filme chega aos cinemas brasileiros em 17 de novembro.

Sobre o autor

Thiago Vieira

Formado em Direito e servidor público, tem esperança de fazer algum bem no mundo. É fã de "Harry Potter" desde os oito anos, quando pegou emprestado Pedra Filosofal de um primo que não deu muita bola pra história.