Animais Fantásticos Filmes de Harry Potter Harry Potter

NBCUniversal adquire direitos televisivos de “Harry Potter” e derivados nos EUA; como isso pode nos afetar?

Escrito por Bruno Alves

A Warner Bros. Domestic Television Distribution fechou recentemente uma parceria com a NBCUniversal, uma das maiores companhias de mídia do mundo, que agora passa a possuir os direitos de TV fechada de “Harry Potter” e da vindoura trilogia de “Animais Fantásticos” nos Estados Unidos.

Os filmes do Mundo Bruxo de J.K. Rowling – incluindo as versões estendidas de Pedra Filosofal e Câmara Secreta, as versões em 3D das duas partes de Relíquias da Morte e o curta-documentário Quando Harry Deixou Hogwarts – começam a ser exibidos nos canais do grupo (como o USA Newtork e o Syfy) a partir de 1º de julho de 2018. Futuras iniciativas com o Pottermore também podem acontecer entre as empresas. O diretor da NBCUniversal Cable Entertainment, Bonnie Hammer, falou sobre o negócio:

O Mundo Bruxo de J.K. Rowling atraiu a imaginação dos fãs de todas as idades, de todos os estilos de vida, de todo mundo… e eu sou definitivamente um deles. Estou entusiasmado que nossos canais serviram de casa às criações mágicas desta brilhante contadora de histórias, durantes muitos anos.

Além disso, o contrato firma ainda mais a parceria entre a Universal com a Warner Bros. sobre as áreas temáticas de “Harry Potter” em seus parques em Hollywood, Orlando e Japão. O objetivo é criar novos espaços e eventos para os fãs e turistas.

A parceria entre as duas dura até abril de 2025. De acordo com a Bloomberg, o acordo está avaliado em US$ 200 milhões, uma quantia que pode aumentar dependendo do sucesso de Animais Fantásticos e Onde Habitam. Os longas da trilogia primeiro serão exibidos na HBO americana antes de passarem nos canais do grupo.

E no Brasil? Bem, a situação continua exatamente a mesma. Em 2013, a SBT encerrou seu contrato de quinze anos com a Warner Bros., porém ainda mantém os direitos na TV aberta de “Harry Potter”. Na TV fechada, atualmente, os filmes são exibidos através de alguns dos canais da Time Warner: a HBO, a TNT, a Warner Channel e o Cartoon Network.

A NBCUniversal, em parceria com a Globosat, conta no país com três canais na TV fechada: a Universal Channel, o Syfy e o Studio Universal. Caso um futuro acordo seja feito internacionalmente, isso significaria, além de uma mudança nesse aspecto, talvez um avanço com relação a TV aberta, podendo o conglomerado americano servir de interlocutor nas negociações e a Globo sendo a casa dos vindouros filmes de “Animais Fantásticos” (rumores de um acordo com a Warner Bros. existem desde setembro de 2014).

collab_thiago

Colaboração de Vinicius Ebenau

Sobre o autor

Bruno Alves

Apaixonado por "Harry Potter" e cultura pop em geral, Bruno é estudante de teatro. Se encontrando nas artes cênicas, ele usa seu tempo escrevendo histórias, assistindo filmes, tomando café e falando do Mundo Bruxo.