Animagos Harry Potter

Os locais de “Harry Potter” na Escócia: Edimburgo – Coluna de viagem

Escrito por Luiza Zanferdini

Edimburgo é a capital da Escócia e, para quem não sabe, é onde J.K. Rowling morava na época em que começou a escrever a série, e onde ainda mora.

Achei que a cidade tem um clima tão “Harry Potter” quanto Oxford, mas de um jeito diferente. Oxford exalava mais o que vimos nos filmes, e Edimburgo exala 100% o que sentimos nos livros. E não é à toa, já que a cidade praticamente inteira serviu de inspiração para a autora.

Se você tiver a oportunidade de visitar Edimburgo e quiser ver locais que têm a ver com a série de uma maneira prática e informativa, recomendo que vá com o Potter Trail, que é um tour de graça que rola na cidade. Você pode encontrar os dias e horários no site, pois sempre variam. Eu recomendo que deem uma gorjeta para o guia no final. Os caras merecem!

Particularmente, eu gostei bastante desse tour. Achei que não fosse dar ninguém, mas quando vi, havia umas trinta pessoas no ponto de encontro vestindo camisetas temáticas e coisas do tipo.  Nosso guia era muito carismático e claramente um viciado em “Harry Potter”. A cada parada, ele fazia perguntas sobre os livros e cedia pontos para a sua casa, depois explicava de que forma aquele determinado local inspirou J.K. Rowling.

img_6353

Os lugares que mais gostei foram as cafeterias Spoon e The Elephant House. O tour apenas passa por esses locais, então eu fiz questão de voltar neles depois, entrar e tomar alguma coisa, só para sentir como era me sentar no mesmo ambiente onde um dia Rowling escreveu. Recomendo! Aproveitem para dar uma passadinha no banheiro do The Elephant House também. Olha só o que você encontra por lá:

Fãs de “Harry Potter” de todo o mundo escreveram recados e citações em todas as paredes (e teto, pias, saboneteiras…) do banheiro! Ali dentro, eu vi o quão enorme essa série é. Eu já sabia que era grande, mas é maior do que eu imaginava, o que chega a ser loucura! Resumindo: me senti em casa no banheiro de uma cafeteria, só porque vi que existem pessoas no mundo inteiro que são tão fanáticas quanto eu.

The Elephant House tem até um cartaz na entrada dizendo que é o “local de nascimento de ‘Harry Potter'”, mas na verdade, não é. O local só abriu em 1995, e nessa época J.K. já estava quase acabando de escrever Harry Potter e a Pedra Filosofal. Mas, de fato, ela escreveu naquela cafeteria.

img_6256

O lugar em que ela, de fato, começou a escrever a série foi na cafeteria Spoon, do qual seu cunhado era dono na época. Lá, havia apenas uma plaquinha na porta comentando o fato, como se não fosse nada demais.

No centro de Edimburgo, você encontra o Balmoral Hotel, onde a autora terminou de escrever Harry Potter e as Relíquias da Morte em uma das suítes principais, na qual você pode se hospedar por £ 900 por noite. Nesta suíte, J.K. “grafitou” uma estátua

img_6292

E andando à toa pela cidade me deparei com isso.

Em Edimburgo, você também encontra um one-day-tour por locações de “Harry Potter” pela Escócia. Eu descobri isso porque fui em um para o Lago Ness e o motorista do meu ônibus (que disse já ter sido motorista particular da J.K. para algum evento, mas né… não sei se acreditei) disse que existem tours específicos que passam pelas locações que ficam ali por perto de Glencoe (como, por exemplo, da cabana do Hagrid). Como era meu último dia na Escócia, eu não pude ir, então você pode encontrar mais informações sobre isso neste site.

Esse é o fim da Coluna de Viagem. Espero ter ajudado vocês a se organizarem para suas próximas viagens!

Sobre o autor

Luiza Zanferdini

Luiza se apaixonou por "Harry Potter" aos seis anos de idade e desde então a série vem guiando vários acontecimentos de sua vida. Hoje, ela se sente realizada por poder trabalhar com a escrita, e pretende evoluir cada vez mais nesta área.