Animais Fantásticos J.K. Rowling

Tudo que rolou na première nova-iorquina de Animais Fantásticos

Escrito por Igor Moretto

Aconteceu em Nova York, no Alice Tully Hall, a première mundial do filme Animais Fantásticos e Onde Habitam. J.K. Rowling, Eddie Redmayne e boa parte do elenco e equipe estiveram presentes e responderam perguntas de vários meios de comunicação. Confira tudo que rolou no tapete negro do evento!

Como não podia deixar de ser, um dos assuntos mais comentados foi a eleição americana, que na última terça-feira elegeu Donald Trump como futuro presidente dos Estados Unidos. Rowling falou sobre a derrota da oponente, Hillary Clinton, pelos votos dos delegados, e aproveitou para citar a presença de uma mulher na presidência do Congresso Mágico, o MACUSA.

Sim, há uma presidente mulher neste filme; temos uma Primeira Ministra no Reino Unido, e temos Angela Merkel na Alemanha… Vai acontecer aqui, vai acontecer aqui! E, oras, vamos lembrar que a maioria das pessoas votou na Hillary, então… Aguentem aí, garotas!

Em contrapartida, o ator Jon Voight, apoiador assíduo da candidatura de Trump, gostou do resultado. Ele disse que está feliz pela vitória e que confia em Trump para fazer a economia voltar a funcionar da maneira certa imediatamente.

Da esquerda para a direita: Ezra Miller, Katherine Waterston, Faith Wood-Blagrove, Eddie Redmayne, Picket, Alison Sudol, Dan Fogler, Carmen Ejogo, Ron Pearlman e John Voight.

Da esquerda para a direita: Ezra Miller, Katherine Waterston, Faith Wood-Blagrove, Eddie Redmayne, Pickett, Alison Sudol, Dan Fogler, Carmen Ejogo, Ron Pearlman e Jon Voight.

A autora também comentou sobre a decisão de se fazer uma pentalogia (ou seja: cinco filmes), e acabou revelando que a série toda se passa em um espaço de dezenove anos, confirmando que o último filme se passará (ou pelo menos acabará) em 1945.

Pra te falar a verdade a gente tinha dito uma trilogia apenas como precaução. Queríamos ser honestos com as pessoas e dizer que seria mais de um filme, mas ainda estávamos experimentando. Aí chegamos em um ponto dos rascunhos do roteiro em que eu disse pro David: “Sabe David, sinto que serão cinco filmes. E acho que tenho certeza sobre isso.” É ambicioso dizer cinco porque estamos pensando em um espaço de dezenove anos, mas eu consigo ver um arco para cinco, então foi assim que aconteceu: veio do material.

Em relação à expulsão de Newt, a autora revelou que [spoiler]o então aluno de Hogwarts assumiu a culpa de um incidente por outra pessoa e por isso acabou expulso da escola[/spoiler]. Ela também disse que vamos descobrir porque ele ainda utiliza uma varinha, já que os alunos expulsos de Hogwarts não podem mais portá-las.

David Yates, o diretor do filme, falou sobre as diferenças do primeiro rascunho do roteiro escrito por Rowling e do filme que será lançado agora em novembro.

As vinte primeiras páginas continuam as mesmas do roteiro do filme que veremos hoje, mas Jo sentiu que o rascunho precisava de um pouco mais de “músculo”. Então, ao longo de um ano, a gente trabalhou em vários rascunhos e ela eventualmente encontrou uma melodia que tinha luz, sombra; e os temas começaram a se juntar e ela encontrou a história que realmente queria contar.

Eddie Redmayne mostra a J.K. Rowling o tronquilho que ganhou de uma fã no evento.

Eddie Redmayne mostra a J.K. Rowling o tronquilho que ganhou de uma fã no evento.

Ezra Miller, meu namorado, foi questionado sobre as diferenças de “Harry Potter” e Animais Fantásticos.

Primeiro, Animais Fantásticos se passa nos anos vinte. Eu diria que ele é mais conflituoso; traz alguns dos temas dos filmes de “Harry Potter” mais perto da gente, e acho que uma das diferenças mais importantes é que os personagens são mais velhos, e a maturidade da história segue esse padrão; apesar de ele ser universalmente acessível, as crianças poderão entendê-lo em um nível diferente.

Ele também comentou que seu livro favorito da série “Harry Potter” é Relíquias da Morte, ao contrário de Eddie Redmayne, que gosta mais de Pedra Filosofal por ser o livro que o introduziu ao mundo bruxo após ter sido obrigado a lê-lo para seu irmão mais novo.

É claro que não poderíamos deixar de ouvir perguntas idiotas. Rowling teve que responder que veremos a Varinha das Varinhas no segundo filme, sendo que todo mundo sabe que Grindelwald a roubou do fazedor de varinhas Gregorovitch quando ainda era mais jovem. No caso de David Heyman, a pergunta foi ainda mais idiota: se Daniel Radcliffe retornaria à franquia como Harry Potter. Ele respondeu que não, já que Harry ainda nem nasceu.

Antes de o filme ser exibido, já dentro do cinema, o diretor David Yates introduziu os atores principais: Eddie Redmayne, Katherine Waterston, Alison Sudol, Dan Fogler e Ezra Miller.

Você pode ver todas as fotos da première na nossa galeria de imagens através desse link. Animais Fantásticos e Onde Habitam estreia nos cinemas brasileiros no dia 17 de novembro. Mais uma première, dessa vez em Londres, acontecerá no dia 15, próxima terça-feira. Fiquem ligados!

Sobre o autor

Igor Moretto

Igor já trabalhou como tradutor de conteúdo em diversos sites. Hoje, formado em Produção Audiovisual, procura alimentar o Animagos com novidades e é responsável pelo Podcast Animagos.