Animais Fantásticos

Emmi conta como foi escolhida para cantar em Animais Fantásticos

Escrito por Renato Delgado

Emmi, a artista independente contratada para cantar a única música com letra da trilha sonora de Animais Fantásticos e Onde Habitam, “Blind Pig”, conversou com a BBC e contou como foi escolhida para cantar no filme.

A inglesa criada na Austrália não assinou contrato com nenhuma gravadora porque gosta de fazer suas canções em uma forma mais independente e orgânica, mas isso não impediu que o próprio diretor David Yates entrasse em contato com ela pedindo para que cantasse uma música. Na época que o diretor falou com ela, Emmi estava passando as férias na casa dos pais.

Tenho duas semanas com minha família todos os anos e recebi um e-mail de uma pessoa que não conhecia dizendo: “Você se importa em cantar isto? Aqui está a letra, tente!”. Eu pensei: “É uma hora meio ruim. Estou de férias com meus pais e vamos comer pizza, podemos conversar sobre isso mais tarde?”. E então a pessoa falou: “Provavelmente não. Você deveria tentar”.

Emmi ficou sem saber mais confirmações sobre a música por quase um ano. Mesmo assim, a letra fazia referências claras às criaturas de “Harry Potter”, como o hipogrifo, o gira-gira e a fênix. Ela contou:

Parece bom demais para ser verdade. Parece uma piada. Não acho que seja real. Comecei a pensar: “Está parecendo algo de ‘Harry Potter'”, então pesquisei as palavras e confirmei. Aí imaginei: “Isto pode ser nada, mas pode ser algo… E espero mesmo que seja algo que estou imaginando, vou fazer isto”.

Depois disso, Emmi cantou a música no quarto em que cresceu na infância, mas ficou recebendo pedidos para mais versões dela: “Você poderia deixá-la mais sussurrada? Pode cantar de um jeito mais sexy? Pode denotar mais inocência?”

Na época, não sabia que era o David Yates que estava me dirigindo. Se eu soubesse, acho que teria ficado mais nervosa enquanto cantava no meu quarto.

Depois que terminou as versões, ela só voltou a ter alguma notícia sobre a música em abril deste ano, quando recebeu uma ligação em que diziam: “Vamos usar sua voz em um filme, tudo bem?”. E então a produção do longa capturou seus movimentos para criar digitalmente a personagem que seria a vocalista do Porco Cego.

blind-pig-singer

Mesmo nesse momento, ela não sabia que a música tinha sido composta pela própria J.K. Rowling. Ela só ficou sabendo quando a página do filme no IMDb foi atualizada com a informação há alguns meses.

Não sei se é sua primeira música ou não, mas é incrível chegar tão perto de personificar algo que veio do cérebro dela. Isso me deixa mais inteligente por osmose?

Emmi disse que veria o filme pela primeira vez na première londrina que aconteceu hoje, dia 15, e ela esperava conhecer J.K. Rowling. Ela contou:

Provavelmente direi algo sem sentido e vergonhoso porque estarei muito nervosa. Mas o que eu gostaria de dizer é: “Obrigada por uma infância de fugas da realidade”. Respeito muito uma imaginação assim.

Confira um trecho da música “Blind Pig”, que até o momento não foi liberada na íntegra.

Animais Fantásticos e Onde Habitam será lançado em apenas dois dias, no dia 17 de novembro!

Sobre o autor

Renato Delgado

Corvinal de coração, Renato se envolve com sites de "Harry Potter" há mais de dez anos e ainda não se cansou deles! Formado em Letras e quase mestre em Linguística, trabalha com revisão de textos e tradução de filmes e séries de televisão.