Sem categoria

Johnny Depp vetou roteiro porque o vilão era uma mulher

Escrito por Igor Moretto

O roteirista Terry Rossio, responsável pelos últimos quatro filmes da franquia “Piratas do Caribe”, revelou em um artigo em seu blog que a versão original do roteiro de Piratas do Caribe: A Vingança de Salazar, quinto capítulo da série, tinha um vilão do sexo feminino. Segundo Rossio, o intérprete de Gerardo Grindelwald em Animais Fantásticos e Onde Habitam, Johnny Depp, vetou a personagem por ser uma mulher.

Ele escreveu:

Minha versão de A Vingança de Salazar foi deixada de lado porque continha um vilão do sexo feminino, e Johnny Depp estava preocupado que seria parecido com Sombras da Noite, que também continha uma vilã mulher.

Depp aparentemente se esqueceu que em seus filmes recentes como Yoga Hosers (2016), Aliança do Crime (2015), Mortdecai – A Arte da Trapaça (2015), Caminhos da Floresta (2014) e O Cavaleiro Solitário (2013), os vilões eram todos do sexo masculino. Em uma lista dos 21 melhores vilões da série “Piratas do Caribe” feita por um usuário do IMDb já em 2017, há apenas uma mulher.

Quanto à relevância das personagens femininas na série “Piratas do Caribe”, o site que lista filmes analisados e julgados através das regras do Teste de Bechdel demonstra que apenas dois dos quatro filmes passam no teste. O Teste de Bechdel procura instâncias em que personagens femininos – que tenham nome – conversem sobre qualquer coisa que não seja um homem.

O site Cinema Blend, que nos chamou a atenção para essa notícia, ainda cita alguns filmes de 2017 nos quais os vilões são do sexo feminino, e afirma que essa tendência vem crescendo em Hollywood. A Múmia, Velozes e Furiosos 8 e Thor: Ragnarok são uns dos exemplos.

Piratas do Caribe: A Vingança de Salazar estreia no Brasil no dia 25 de maio, e conta com o ator Javier Bardem no papel do vilão principal, Capitão Salazar.

Sobre o autor

Igor Moretto

Igor já trabalhou como tradutor de conteúdo em diversos sites. Hoje, formado em Produção Audiovisual, procura alimentar o Animagos com novidades e é responsável pelo Podcast Animagos.