Animais Fantásticos

James Newton Howard fala sobre a composição da trilha sonora de Animais Fantásticos

Escrito por Igor Moretto

O compositor James Newton Howard discutiu recentemente as dificuldades do processo de composição da trilha sonora de Animais Fantásticos e Onde Habitam e ainda apresentou alguns dos temas do filme pela primeira vez ao vivo para o público presente no Festival Internacional de Cinema de Karlovy Vary, na República Checa, onde recebeu um prêmio por Contribuição Excepcional ao Cinema Mundial.

No festival, que teve sua abertura no dia 30 de junho e irá se encerrar no dia 8 de julho, Howard ministrou um seminário onde contou que sabia que a Warner Bros. Pictures insistiria em começar o filme com o tema icônico de John Williams utilizado em todos os filmes de “Harry Potter”. Segundo ele, se não conseguisse transformar “Hedwig’s Theme” em um tema próprio, com certeza o estúdio pediria para usá-la mais. “Foram os 35 segundos mais longos da minha vida”, ele disse, se referindo à duração do tema no início do longa.

Além de comentar os pedidos da Warner Bros., Howard tocou em um piano algumas demos do tema inicial do filme que acabaram sendo deixadas de lado. Uma delas, ele diz, parecia muito com uma marcha fúnebre, e outra com música de circo. Porém, ele deixou claro que não vê problema em jogar fora uma demo e começar do zero.

No fim do seminário, o compositor tocou o tema inicial que acabou sendo escolhido para o filme pelo diretor David Yates, que, segundo ele, queria uma música que “parecesse te convidar para uma grande aventura”.

Confira um resumo de tudo que ocorreu:

Em um vlog feito alguns dias antes do festival, Howard ainda decidia quais músicas da trilha sonora ele apresentaria no evento, e aproveitou para tocar alguns dos temas. Veja abaixo:

James Newton Howard, que também será o compositor de Animais Fantásticos 2, vai embarcar na sua primeiríssima turnê, começando pela Europa em 3 de novembro, onde conduzirá uma seleção de obras feitas ao longo de sua carreira, incluindo algumas de Animais Fantásticos e Onde Habitam. Será que ele vem para o Brasil?

Sobre o autor

Igor Moretto

Igor já trabalhou como tradutor de conteúdo em diversos sites. Hoje, formado em Produção Audiovisual, procura alimentar o Animagos com novidades e é responsável pelo podcast mensal e o Muffliato.

  • Murray159

    Queimei a língua quanto ao James Newton Howard. Acho ele um compositor tedioso e muito mediano, mas admito que ele fez um ótimo trabalho em Animais Fantásticos e Onde Habitam. Muito acima do nível normal dele. Mas ainda sinto uma mágoa de não poder ter ouvido Danny Elfman ou Michael Giacchino no lugar dele.

    • Igor Moretto

      Nossa, eu advoguei muito pro Michael Giacchino… Eu acho ele tipo o John Williams de hoje em dia.

    • Ruan V. Nascimento

      Esperamos que a favor da diversidade ele deixe de ser o compositor depois do segundo e dê lugar a outros profissionais.

      • Junyander Oliveira

        A favor da diversidade eu queria mesmo era que aquele maldito do Cuarón parasse de se fazer de difícil e aceitasse pegar a saga de volta. Acho que ele seria o diretor perfeito para AF. Yates me entedia às vezes.

    • Junyander Oliveira

      As referências do James Newton Howard antes de AF me assustavam. Acho o trabalho dele em Jogos Vorazes totalmente inexpressivo (como quase tudo naquela adaptação)! Mas devo admitir que ele também me surpreendeu em AF. Agora, concordo com o Igor Moretto: seria muito massa ter o Michael Giacchino — gente, o que é aquela trilha em Super 8???!!!