Harry Potter

Podcast Ponto G faz episódio focado nas mulheres de Harry Potter

Escrito por Igor Moretto

Criado pela Ira (Morato) Croft, o Ponto G é um podcast feminista que fala sobre figuras femininas importantes da cultura popular e da história. Em comemoração aos vinte anos da série “Harry Potter”, elas fizeram um episódio cheio de opiniões e análises, desde sobre personagens como a Umbridge até a Luna Lovegood. Vem ouvir!

Para baixar o programa, clique aqui com o botão direito e clique em “salvar link como…/salvar link”.

O Ponto G é um programa do portal Mundo Freak que conta com a participação de diversas mulheres, desde a concepção dos temas até a apresentação e participação nos episódios. A motivação para a criação do projeto veio de um susto com uma pesquisa que mostrava que apenas 6% dos ouvintes de podcasts eram mulheres. Em 2014, a Pod Pesquisa mostrou que, naquele ano, a porcentagem era de 12,69%. Bizarro, né?

Nasceu então o Ponto G, que já está na sua 30ª edição, criando um espaço para o diálogo de mulheres para com todos os gêneros. As pautas envolvem sempre figuras femininas importantes historicamente, como Maria da Penha, Maria Quitéria, Anne Frank; e também culturalmente, como Maxine Sanders, Lady Di e Nina Simone; cada figura com seu episódio específico. E elas já prometeram fazer um sobre J.K. Rowling!

No episódio 30, Ira Croft, Juliana Ponzilacqua e Priscila Armani listam as personagens mais importantes dos livros e tocam em temas que também são importantíssimos para o movimento feminista, como a maternidade, além de conversar sobre o que é um personagem “mau” ou “bom” e se suas escolhas são capazes de colocá-las nessas caixinhas.

Mas não é só o Ponto G que traz a voz feminina para o protagonismo dos podcasts. A campanha #opodcastédelas, que começou esse ano já com a participação de mais de 30 podcasts, busca trazer cada vez mais mulheres para essa mídia. Na campanha, os podcasts são deixados nas mãos delas em março, o mês das mulheres.

Com cada vez mais mulheres tendo voz nos podcasts, e o feminismo mais falado do que nunca, a esperança de que as ouvintes aumentem se torna cada vez mais real. E você, conhece mais pessoas, lugares e mídias que dão voz a mulheres e que também falem sobre “Harry Potter”? Deixe um comentário com indicações!

Sobre o autor

Igor Moretto

Igor já trabalhou como tradutor de conteúdo em diversos sites. Hoje, formado em Produção Audiovisual, procura alimentar o Animagos com novidades e é responsável pelo Podcast Animagos.