Harry Potter J.K. Rowling

Assista ao documentário com J.K. Rowling exibido na BBC Two!

Para falar sobre a exposição Harry Potter: A History of Magic, que acontece em Londres, na Biblioteca Britânica, a BBC Two produziu um documentário de uma hora, que foi exibido no último sábado (28). Nele, J.K. Rowling, que é um dos entrevistados mais proeminentes, faz várias revelações e comenta seu material exposto ao público na exposição.

Entre as revelações, está o fato de a autora ter baseado o símbolo das Relíquias da Morte no símbolo maçônico, porque o viu no filme O Homem que Queria ser Rei, de 1975. Na mesma noite em que assistia ao filme, Rowling desenhava a ilustração da professora Sprout que você vê abaixo, junto de um trecho do documentário.

Uma senhora gorducha usa uma capa e um chapéu preto. Da ponta do chapéu, se pendura uma teia de aranha, e a aranha está no fim do fio. Em toda sua volta há plantas de visual estranho. Ela abraça uma planta alta cheia de calombos e protuberâncias com a mão esquerda e uma outra cheia de gomos detalhados que fazem um ramo em forma de coração. Há uma pá sobre a mesa, à esquerda da professora Sprout.

Desenhei esta imagem no dia 30 de dezembro de 1990. […] escrevia Potter havia seis meses. […] A razão pela qual posso dizer precisamente quando desenhei esta imagem é que em algum momento durante aquela noite, minha mãe morria a 400 quilômetros. Eu recebi a ligação no dia seguinte dizendo que ela havia morrido. Então esta imagem significa bastante pra mim.

Assista

No topo, você pode assistir ao documentário completo que, além da cena descrita acima, conta com a autora passeando pela exposição e falando sobre mandrágoras, ervas do mundo bruxo, Nicolau Flamel, e muito mais sobre os 20 anos que passou escrevendo “Harry Potter”. E está tudo legendado!

Se você tiver problemas com sincronização do áudio e vídeo, é só atualizar a página (F5) e voltar ao trecho que você estava que tudo volta ao normal. É um problema do player do YouTube, e não há como consertar, infelizmente.

Caso você queira fazer o download da legenda para assistir com um arquivo do seu computador, você encontra a .srt aqui ou um pacote com vários formatos aqui.

Sobre o filme

O filme documentário foi dirigido por Jude Ho, com produção executiva de Janet Lee e narração de Imelda Staunton (Dolores Umbridge em “Harry Potter”). Conta com leituras de diversos atores relacionados à série: David Thewlis (Remo Lupin), Evanna Lynch (Luna Lovegood), Warwick Davis (Grampo, Flitwick, outros), Miriam Margolyes (professora Sprout) e Mark Williams (Arthur Weasley), além também da participação do ilustrador Jim Kay e, é claro, J.K. Rowling.

A legenda é uma iniciativa do Animagos, traduzida e sincronizada por Igor Moretto e Renato Delgado.

Sobre o autor

Igor Moretto

Igor já trabalhou como tradutor de conteúdo em diversos sites. Hoje, formado em Produção Audiovisual, procura alimentar o Animagos com novidades e é responsável pelo podcast mensal.

  • Diego Quadros

    Ótimo documentário! Parabéns para equipe do Animagos pela tradução!