Animais Fantásticos

David Yates explica como (não) tratará a sexualidade de Dumbledore em Os Crimes de Grindelwald

Jude Law está com um chapéu coco preto e usando um terno cinza, sentado numa cadeira nos bastidores do segundo filme.
Escrito por Renato Delgado

O diretor David Yates conversou com a revista Entertainment Weekly sobre uma questão de interesse de muitos fãs: como a nova série de filmes de “Animais Fantásticos”, em especial o segundo filme, Os Crimes de Grindelwald, vai tratar a homossexualidade de um de seus personagens chave, Alvo Dumbledore (Jude Law).

Em 2007, a autora J.K. Rowling revelou a uma leitora que sempre viu Dumbledore como gay:

Sempre pensei em Dumbledore como gay. Dumbledore se apaixonou por Grindelwald, e isso apenas piorou quando Grindelwald mostrou quem ele realmente era.

Jogando um balde de água fria nos fãs que esperam há anos uma representatividade LGBT+ na série (ainda que ínfima), o diretor deixou claro que o filme não deixa “explicitamente” que o personagem é gay. Mas ele continua:

Acho que todos os fãs estão cientes disso. Ele teve uma relação muito intensa com Grindelwald quando eles eram jovens. Eles se apaixonaram pelas ideias um do outro, pela ideologia um do outro e um pelo outro.

Muito embora o diretor tenha deixado a entender que Grindelwald correspondia ao amor de Dumbledore, isso não está claro em nenhum livro da série – nem confirmado por Rowling -, então vale ter cautela com essa declaração.

Apesar de não mostrar o que seria um forte (e importante) traço de sua personalidade (sua sexualidade), o diretor explica que Dumbledore neste filme “é dissidente e rebelde, e é um professor de Hogwarts inspirador. Ele é espirituoso e tem um pouco de esperteza. Ele não é um político velho. Ele é um cara enérgico. E ao lado de Johnny Depp como Grindelwald, eles fazem um par incrível”.

Ainda que isto não queira dizer que a sexualidade do personagem não será tratada em nenhum momento ao longo da série, a chance é perdida mais uma vez ao não abordar o tema no segundo filme, no qual o personagem faz sua primeira aparição e possivelmente será quando Dumbledore e Grindelwald se encontrarão pela primeira vez em tela.

Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald será lançado no Brasil no dia 15 de novembro deste ano.

Sobre o autor

Renato Delgado

Corvinal de coração, Renato se envolve com sites de "Harry Potter" há mais de dez anos e ainda não se cansou deles! Formado em Letras e quase mestre em Linguística, trabalha com revisão de textos e tradução de filmes e séries de televisão.