Animais Fantásticos

Trailer de Os Crimes de Grindelwald acessível para pessoas com deficiência visual

Escrito por Igor Moretto

A internet está cada vez mais visual. No Facebook, cada dia mais as imagens ganham mais destaque. Aqui no Animagos, fazemos de tudo para tornar o site cada vez mais acessível para pessoas com deficiência visual, tentando diminuir um pouco essa barreira que existe entre o conteúdo e quem o consome.

Por isso, hoje trazemos a descrição do trailer de Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald! Essa foi uma iniciativa do nosso amigo Sidney Andrade em seu perfil no Facebook. A descrição é de Jardel Maximiliano e Igor Moretto.

Se você tiver algum comentário sobre a descrição ou acha que devemos incluir algum detalhe no texto, deixe um comentário! Não se esqueça de compartilhar esse post com algum amigo que tenha alguma deficiência visual para que ele possa curtir o trailer também!

CENA 1 – ARREDORES DE HOGWARTS – DIA

A câmera sobe um morro e revela uma visão panorâmica de Hogwarts. Numa ponte que vai até a escola, algumas pessoas aparatam. Alguns estudantes aparecem na janela, curiosos. Em seguida, as portas de Hogwarts se abrem para a entrada das pessoas que aparataram.

CENA 2 – CORREDOR DE HOGWARTS – DIA

Um homem de cabelos castanhos e barba caminha de costas para a câmera.

INTERLOCUTOR (VOICE OVER): “Tenho algumas perguntas para você, Professor.”

CENA 3 – SALA DE DEFESA CONTRA AS ARTES DAS TREVAS – DIA

O mesmo homem da cena anterior se encosta em uma mesa, de costas para a câmera. A sala é ampla e dá para ver no fundo sete pessoas. Entre elas, o irmão de Newt, Teseu Scamander, que está no extremo direito da fila. Percebe-se também que as carteiras foram afastadas sem nenhuma ordem.

HOMEM: “Isso é uma surpresa.”

CENA 4 – APARTAMENTO – DIA

INTERLOCUTOR (VOICE OVER): “Dizem que Newt Scamander está indo para Paris.”

Vemos a imagem de vários pedaços de papel rasgado no chão com mais alguns objetos. Os pedaços de papel levitam e se unem na mão do personagem Newt. Eles formam um cartão postal de Paris com uma foto panorâmica da Torre Eiffel.

CENA 5 – RUA DE LONDRES – NOITE

Uma pessoa usa um apagueiro/desiluminador para apagar os lampiões da rua. Também é possível perceber a presença de outra pessoa na mesma cena.

CENA 6 – OUTRA RUA DE LONDRES – DIA

INTERLOCUTOR (VOICE OVER): “Sei que ele está sob as suas ordens.”

Aparece uma visão aérea de uma rua de Londres cinzenta com características típicas dos anos 20, com carros antigos e símbolo antigo do metrô londrino. Em seguida, Newt caminha pela rua observando, curioso e suspeito, alguma coisa fora do alcance da câmera. Newt está usando o seu figurino de costume. Corte para Newt parado em frente a uma placa com o nome de uma rua (tapada pelo personagem), ainda olhando atentamente para algo fora do alcance da câmera.

CENA 7 – TOPO DA CATEDRAL DE SAINT PAUL, LONDRES – DIA

O homem do começo do trailer, de cabelos e barbas castanhos, aparece de costas, usando um chapéu preto e um sobretudo cinza com o colarinho levantado.

INTERLOCUTOR (VOICE OVER): “Que explicação você tem a dar, Dumbledore?”

Ele se vira para a câmera. É Dumbledore. Newt está atrás dele, ao lado de uma estátua.

CENA 8 – SALA DE DEFESA CONTRA AS ARTES DAS TREVAS – DIA

O interlocutor de Dumbledore observa o professor, em foco. Atrás dele, divididas em dois grupos, estão as outras seis pessoas que também estavam anteriormente. Por trás das três pessoas que estão à direita, passam alguns alunos. Corte para Dumbledore de frente para as pessoas que estão em seu escritório, com dois aurores às suas costas. Por toda a sala, vemos equipamentos desconhecidos e misteriosos.

DUMBLEDORE: “Se tivesse tido o prazer de ensinar a ele, saberia que Newt não é muito de seguir ordens.”

CENA 9 – LETREIRO

Aparece o logotipo da Warner Bros. Pictures, seguido do logo do Wizarding World. Eles se desfazem em fumaça.

CENA 10 – ANFITEATRO

DUMBLEDORE (VOICE OVER): “Muito em breve, Newt,”

Num anfiteatro cheio, e com alguns túmulos medievais nos arredores das pessoas, Grindelwald aparece falando para o público, de costas. Ele está com uma mulher, que segura uma esfera luminosa nas mãos.

CENA 11 – LETREIRO

“Da roteirista J.K. Rowling” aparece, no mesmo estilo dos logos do letreiro anterior.

CENA 12 – RUA DE PARIS – NOITE

DUMBLEDORE (VOICE OVER): “Você terá que escolher um lado.”

Tina Goldstein aparece embaixo de uma estátua que se mexe. Ela observa tudo com muita suspeita.

CENA 13 – INTERIOR DE UM LUGAR DESCONHECIDO

Newt desce uma escada com Jacob Kowalski.

CENA 14 – INTERIOR DE OUTRO LUGAR DESCONHECIDO – NOITE

Um pássaro entra pela janela e assusta Jacob. Chove muito do lado de fora e Jacob está molhado. Corte para o pássaro se acomodando num poleiro ao lado de Jacob. Há um animal parecido com um alce do outro lado do padeiro. Neste ambiente, Newt e Jacob olham para a maleta do magizoologista. Há muitos artefatos desconhecidos nessa sala, incluindo uma luminária com vários focos de luz, um cilindro de ar comprimido, tudo bastante bagunçado.

JACOB: “Vai a algum lugar?”

NEWT: “Nós vamos a algum lugar.”

JACOB (COMEMORANDO): “Gênio!”

CENA 15 – LETREIRO

“Em novembro.”

CENA 16 – TELHADO EM PARIS – DIA

Credence tem a mão estendida, e uma fumaça preta sai dela em direção ao céu, enquanto uma mulher, personagem da atriz Claudia Kim, se levanta e observa a fumaça. Eles estão próximos à torre Eiffel, que aparece no fundo da imagem.

CENA 17 – INTERIOR DE UM LUGAR DESCONHECIDO – DIA

Estamos dentro de um prédio com um domo de vidro no lugar do teto, onde são retratadas algumas criaturas fantásticas, como o pelúcio, o centauro, o murtisco, o dragão, etc. Parece retratar um planisfério de constelações. Queenie Goldstein observa o que acontece.

CENA 18 – INTERIOR DE OUTRO LUGAR DESCONHECIDO – NOITE

Uma mulher dança sobre um chão branco que parece gelo. No teto do lugar, há formas esbranquiçadas que parecem véus flutuando. A dançarina está cercada por várias pessoas de preto, usando roupas de gala. Uma mulher, Leta Lestrange, parece assistir à apresentação com interesse.

CENA 19 – PENHASCO – DIA

Numa paisagem à beira-mar com um penhasco muito grande, uma pessoa está parada, com algo pequeno ao seu lado, e a certa distância dela, há duas pessoas andando juntas. Apenas suas silhuetas são visíveis.

CENA 20 – DEBAIXO D’ÁGUA

Newt aparece montando um animal que parece um cavalo feito de algas (talvez um Kelpie, em português “cavalo-do-lago”).

CENA 21 – LUGAR SUBTERRÂNEO DESCONHECIDO

Em um local que aparenta ser um esgoto ou uma estação de metrô abandonada, um homem de costas observa várias inscrições e desenhos luminosos em uma parede. Há vários desenhos de rostos e nomes que são ligados por linhas. Aparentemente, é uma árvore genealógica.

CENA 22 – CORREDOR ESCURO

Tina aparece na entrada de um corredor, mas a luz de trás só permite ver sua silhueta.

CENA 23 – RUA DE PARIS – NOITE

Em uma cena que retrata a entrada de um circo, é exibido o nome “Le Cirque Arcanus: Musée des Curiosités Vivantes”. Várias crianças estão flutuando dentro de bolhas de sabão gigantes. É possível ver pôsteres com as atrações do circo e um carrinho de algodão doce.

CENA 24 – INTERIOR DO CIRCO

Dentro do circo de lona vermelha, é mostrada uma jaula grande com diversas pessoas ao redor. Um homem, Yusuf Kama, se aproxima das grades com olhar de interesse.

CENA 25 – LUGAR DESCONHECIDO

Um tronquilho corre por um assoalho de madeira para longe de Newt, que logo o pega.

CENA 26 – BASTIDORES DO CIRCO

O personagem Credence faz uma cara de fúria e quebra uma pequena jaula em formato de bola onde estão algumas criaturas que parecem dragões pequenos.

CENA 27 – PRÉDIO DESCONHECIDO – DIA

Uma grande explosão em formato circular destrói o teto de um prédio. É possível ver um homem no meio da explosão.

CENA 28 – LUGAR DESCONHECIDO

Newt corre ao lado de Tina, aparentemente fugindo de algo. Newt olha para trás, como se prestes a atacar alguém com sua varinha.

CENA 29 – LETREITO

“Quem vai lutar”

CENA 30 – LUGAR DESCONHECIDO – NOITE

Uma carruagem preta é puxada por vários testrálios, que são chicoteados por dois bruxos com máscaras pretas sobre os olhos e roupas cinzas. Eles saem voando de um prédio enorme sob a tempestade, à noite.

CENA 31 – LETREIRO

“contra a escuridão?”

CENA 32 – DENTRO DA CARRUAGEM

DUMBLEDORE (VOICE OVER): “Não posso atacar Grindelwald,”

Grindelwald aparece com os cabelos e barba longos e roupas sujas, sentado na carruagem. Duas mãos enluvadas apontam as varinhas na direção de seu rosto.

CENA 33 – RUA DE LONDRES – NOITE

Newt e Dumbledore conversam.

DUMBLEDORE: “Tem que ser você.”

CENA 34 – CEMITÉRIO – NOITE

Newt e o irmão Teseu fazem um feitiço aparentemente complexo e sincronizado que cria uma ventania ao redor. No fim, eles apontam as varinhas para o chão, que se ilumina com um raio alaranjado.

CENA 35 – LETREIRO

O símbolo das relíquias da Morte aparece em um céu tempestuoso e azul. A câmera se aproxima do símbolo e entra nele. O logotipo do filme aparece em meio à fumaça. Depois, aparece a data “15/11/18”, em cima do texto “Assista em 2D, 3D ou outros formatos”.

FIM.

Sobre o autor

Igor Moretto

Igor já trabalhou como tradutor de conteúdo em diversos sites. Hoje, formado em Produção Audiovisual, procura alimentar o Animagos com novidades e é responsável pelo Podcast Animagos.