Animais Fantásticos

Seria esse o nome dos seguidores de Grindelwald?

Uma ilustração medieval que mostra a população de uma cidade assistindo a uma procissão de acólutos que carregam um homem deitado em uma maca.
Escrito por Igor Moretto

A página do IMDb de Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald foi atualizada recentemente com novos personagens que aparecerão no filme. As atrizes e ator Alexandra Ford, David Guinan-Browne e Maja Bloom aparecem listados como “acolytes”.

O título “acolyte”, do grego antigo “ἀκόλουϑος”, pode ser traduzido no português para “acólito”. Nas religiões ocidentais, principalmente na religião católica, um acólito é aquele que auxilia o bispo, padre ou diácono nas ações litúrgicas – principalmente nas celebrações de missas. São conhecidos também como “coroinhas” quando não instituídos por um bispo de uma diocese. Mas esse não é o único título derivado da palavra clássica “ἀκόλουϑος”.

“ἀκόλουϑος” também deu origem a “akolouthos”, que em português se traduz para “acóluto”. Acólutos foram aqueles que fizeram parte da Guarda Varegue, o batalhão de elite do exército bizantino nos séculos XI e XII, que foi a continuação do exército romano durante a idade média. Uma das maiores mudanças que singulariza essa continuação foi o desenvolvimento da cavalaria. Isso te lembra alguma coisa?

Gif da cena do trailer onde uma carruagem aparece sendo puxada por testrálios, criaturas mágicas que parecem cavalos.

A autora J.K. Rowling pode ter pegado a palavra original e criado seu próprio termo que, no fim das contas, coincidiu com o nome utilizado no inglês para os membros da igreja católica. Mas será que, na verdade, o termo está referenciando os acólutos da Guarda Varegue? Essa é minha aposta.

Acólutos da Guarda Varegue

Os acólutos da Guarda Varegue, guarda-costas pessoais responsáveis pela proteção dos imperadores bizantinos, eram, em sua maioria, germanos nórdicos. Especula-se que o personagem Gerardo Grindelwald, vilão de “Animais Fantásticos”, seja de origem nórdica, já que ele estudou na escola de magia para bruxos nórdicos, Durmstrang. Seriam os “acolytes” revelados no elenco uma versão bruxa da Guarda Varegue? Será que eles são os seguidores de Grindelwald responsáveis pela proteção pessoal do bruxo?

Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald tem a estreia no Brasil programada para o dia 15 de novembro. Quais são suas apostas para qual será o papel dos “acolytes” no filme?

Sobre o autor

Igor Moretto

Igor já trabalhou como tradutor de conteúdo em diversos sites. Hoje, formado em Produção Audiovisual, procura alimentar o Animagos com novidades e é responsável pelo Podcast Animagos.