Animais Fantásticos

Vazam informações de Os Crimes de Grindelwald sobre o ministério francês, o cartão postal de Paris e mais criaturas!

Três cartões postais que são brindes do livro mencionado na notícia. Um deles é a arte do logotipo do ministério francês, descrito na notícia, o outro é uma vista panorâmica de paris, com a torre eiffel no centro, ela é retangular e muito grande. O terceiro é o poster do circo Arcanus, também descrito na notícia.
Escrito por Igor Moretto

O site The Rowling Library descobriu que a Hachette Book Group, responsável pelos títulos tie-in relacionados a “Animais Fantásticos” nos Estados Unidos, publicou imagens do interior do livro Fantastic Beasts and Where to Find Them: The Magizoologist’s Discovery Case que revelam detalhes de Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald nunca antes divulgados.

Ministere des Affaires Magiques de la France

Uma das imagens mostra uma arte que parece representar o ministério francês responsável pelo mundo bruxo no país. Em português, o título do órgão pode ser traduzido como Ministério das Relações Mágicas da França. Veja abaixo.

Notamos na imagem que o órgão foi fundado em 1790, e a data parece ter uma importância simbólica para o ministério, já que aparece duas vezes na arte. Na história, o ano de 1789 foi um ano conturbadíssimo na França com o começo da Revolução Francesa.

Depois de uma crise financeira que chegou a atingir os mais nobres franceses, a população, a igreja e os nobres se juntaram e fizeram a primeira reunião Estates-Général desde os anos 1600. Por causa da incompetência do estado, liderado por Jacques Necker, político responsável pelas finanças da França, começou a Revolução Francesa.

Finalmente, em 1790, como resultado das primeiras revoltas em 89, o governo francês sofreu grandes mudanças. O feudalismo foi abolido, foram declarados os direitos humanos, e uma nova constituição foi escrita.

Outra referência forte à Revolução Francesa está no lema que o ministério francês carrega: “Incanté, Conjuré, Envouté” (“Enfeitiçado, Conjurado, Encantado”), ressoando o famoso lema que a República Francesa herdou da revolução: “Liberté, Egalité, Fraternité” (“Liberdade, Igualdade, Fraternidade”).

Sabemos que Rowling sempre faz pesquisas extensas para suas obras, e, aparentemente, a fundação do ministério francês não deixa de ter sido cuidadosamente arquitetada para a narrativa. A gente espera, ansioso, que o Pottermore publique os insights da autora sobre a política francesa, assim como aconteceu em 2016 com os EUA.

O remetente

Desde que vimos pela primeira vez o cartão postal de Paris que vai aparecer em Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald, nos perguntamos: é de quem e para quem? E parece que uma dessas questões pode ter sua resposta agora.

Newt Scamander (Eddie Redmayne) observa cartão-postal de Paris.

Fantastic Beasts and Where to Find Them: The Magizoologist’s Discovery Case promete entregar ao público alguns artefatos baseados nos artefatos de “Animais Fantásticos”, e entre eles estão alguns cartões postais, e o verso deles é ilustrado com um texto assinado por Teseu Scamander nas imagens promocionais. O The Rowling Library especula que esse seja o mesmo texto que está no cartão postal que Newt segura no trailer.

Comparamos um frame do trailer com a imagem promocional e com outro texto de Teseu (a carta que foi cortada do primeiro filme) e, aparentemente, a hipótese do fansite está correta. Veja abaixo.

Uma montagem comparando três pedaços de papel com a assinatura de Teseu Scamander. A primeira é do trailer, e parece igual à segunda, que é dos cartões postais da imagem promocional, enquanto que a terceira, bem diferente, vem de uma carta cortada do primeiro filme.

Resta saber pra quem o cartão foi enviado, e também o porquê de Newt encontrá-lo rasgado no chão de um apartamento.

Novas criaturas

Outra arte das imagens mostra um pôster do circo Arcanus, que estava em Nova York durante Animais Fantásticos e Onde Habitam e que agora aparecerá em Paris na sequência. Nele, temos a confirmação de mais duas criaturas em Os Crimes de Grindelwald: o kappa e o abarimon.

Um pôster verde com letras pretas e vermelhas. Textos presentes no pôster: LE PLUS GRAND DES CIRQUES L'EVEMENT DU SIECLE! / SON UNIQUE COLLECTION DE PHENOMENES! / CIRQUE ARCANUS - MUSÉE DES CURIOSITÉS VIVANTES / BIZARRES SOUD-ÊTRES MAGIQUES / LE DÉMON DE L'EAU JAPONAIS - KAPPA / L'HOMINIDÉ VELU AUX PIEDS RETOURNÉS - ABARIMON / OUVERT TOUS LES SOIRS / LES JEUDIS ET DIMANCHES.

Segundo Animais Fantásticos e Onde Habitam, o livro, o kappa é um demônio aquático do Japão que habita lagos e rios rasos. Ele tem fama de parecer um macaco com escamas de peixe em lugar de pelos. Ele tem um oco no cocuruto da cabeça que usa para carregar água.

O kappa se alimenta de sangue humano, mas é possível convencê-lo a não fazer mal a alguém atirando-lhe um pepino com o nome da pessoa gravado à faca. Ao enfrentar esse animal, o bruxo deve enganá-lo obrigando-o a se curvar, porque isso fará com que a água caia de sua cabeça, o que o deixa sem força.

Uma ilustração de um kappa. Parece um macaco, com o rabo comprido. É todo escamado e no topo da cabeça tem um buraco oco.

O animal aparece em Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban em uma das aulas de Defesa Contra as Artes das Trevas. Ele também foi desenhado para Animais Fantásticos e Onde Habitam, mas acabou não aparecendo no filme. Você pode ver as ilustrações feitas pelo artista Mark Dubeau aqui.

Abarimons são criaturas mitológicas que vêm do país (também mitológico) de mesmo nome e que seriam uma outra raça de ser humano com os pés virados para trás. Na história do folclore mundial, muitas criaturas podem ter como origem o povo abarimon. Entre elas, está o ciguapa, o nuli e o brasileiro curupira!

No canon de “Harry Potter”, a única criatura que poderia ser chamada de abarimon é o nosso curupira! Ele apareceu na história da Copa Mundial de Quadribol de 2014, recentemente lançada em áudio pelo Pottermore, como os mascotes da seleção brasileira. Será que o curupira vai aparecer no filme?

O livro Fantastic Beasts and Where to Find Them: The Magizoologist’s Discovery Case tem data de lançamento marcada para o dia 18 de outubro, e promete revelar ainda mais coisas do enredo de Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald, que será lançado em 15 de novembro no Brasil.

Sobre o autor

Igor Moretto

Igor já trabalhou como tradutor de conteúdo em diversos sites. Hoje, formado em Produção Audiovisual, procura alimentar o Animagos com novidades e é responsável pelo Podcast Animagos.