Animais Fantásticos

15 criaturas que aparecerão em Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald

O logo de Os Crimes de Grindelwald aparece sob a imagem dos bebês pelúcios descritos na postagem.
Escrito por Igor Moretto

Não precisa se preocupar, Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald vai ter tantas criaturas quanto o primeiro! Descobrimos que a história desviaria um pouco para a ascensão de Grindelwald e a luta de Dumbledore contra ele, mas o envolvimento de Newt promete a permanência dos bichinhos, desde os fofinhos até os mais assustadores.

Abaixo você vai encontrar uma lista das 15 criaturas que já estão confirmadas no segundo filme. As confirmações vêm de entrevistas com o elenco, imagens promocionais, trailers e até imagens vazadas.

Não é o que procurava?

Velhos amigos

Primeiro, vamos relembrar as criaturas que retornarão e que já conhecemos.

Pelúcio

Num frame do trailer, o pelúcio aparece saindo da maleta de Newt no meio de uma rua movimentada.

Depois do sucesso que fez em Animais Fantásticos e Onde Habitam, não tinha como não ter esse bichinho peludinho e fofinho nos cinemas de dois em dois anos, né? Mas parece que agora uma narrativa sombria está programada para ele.

Na narrativa do filme, o livro fictício Animais Fantásticos e Onde Habitam acaba de ser publicado. O ator Eddie Redmayne disse que o sucesso de sua enciclopédia de animais fantásticos causou um efeito indesejável: o mundo bruxo está tão fissurado no pelúcio que há uma espécie de comércio ilegal do animal. 😥

Mas nem tudo é triste. Parece que o pelúcio (ou deveríamos começar a chamá-lo de “a pelúcio”?) teve filhotinhos! O Pottermore divulgou uma arte conceitual dos quatro bichinhos que, aparentemente, vão ser ainda mais fofos que a mamãe.

Quatro bebês de pelúcio, um em cima do outro. Cada um tem uma cor diferente.

Tronquilho

Pickett foi uma das criaturas mais importantes do primeiro filme. Responsável por salvar Newt e Tina da morte (junto com o rapinomônio), o tronquilho introspectivo quase foi trocado por informação no começo do filme, e a gente está até hoje chateado com Newt por causa disso. Imaginem ele!

Bezerro apaixonado

Esses bichinhos incríveis que não tiveram a oportunidade de dançar no primeiro filme vão voltar, mas parece que só vão compor o cenário, de novo. A tristeza é grande, mas ela logo passa quando a gente lembra de novo da carinha deles.

Vários bezerros apaixonados pulam para comer a ração que está flutuando em sua frente.

Testrálios

Conhecemos esses bichos macabros em Harry Potter e a Ordem da Fênix, apesar de eles já estarem lá desde muito antes, invisíveis, pois só pessoas que já presenciaram a morte podem vê-los. Em Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald, os bichos que parecem cavalos esqueléticos com asas de morcego, vão puxar uma carruagem, possivelmente do governo bruxo americano (MACUSA), que vai ser roubada por Grindelwald em sua fuga no começo do filme.

Agoureiro

Recém confirmado, o agoureiro aparecerá ao lado dos bezerros apaixonados, compondo o cenário do porão do apartamento de Newt, que é praticamente uma extensão de sua maleta. O agoureiro é conhecido por premeditar mortes quando chora, apesar disso não ser verdade. Como Newt Scamander explica em sua enciclopédia, o bichinho só premedita a chuva.

Um dos frames do trailer onde o agoureiro aparece assustado em uma janela onde dá pra ver chuva atrás.

Cavalo-do-lago

Nunca vimos o cavalo-do-lago em nenhum filme ou livro de “Harry Potter“, mas ele está em Animais Fantásticos e Onde Habitam, o livro, desde o seu lançamento no mundo trouxa. Ele é um demônio aquático da Grã-Bretanha e da Irlanda que pode assumir várias formas, embora na maioria das vezes apareça como um cavalo com crineira de folhas de tábua.

Rowling se apropriou da lenda escocesa do monstro do lago Ness e explicou, em nome de Newt, que ele é, na verdade, um cavalo-do-lago. E não apenas um, mas o maior do mundo!

Num frame do trailer, Newt aparece montado no cavalo-do-lago com um sorriso no rosto.

Em Os Crimes de Grindelwald, Newt aparecerá montando no bicho e utilizando-o como meio de transporte!

Dragão

Credence aparece, em um dos trailers, quebrando a jaula de diversos dragõezinhos. Eles provavelmente farão parte da trupe de criaturas de um circo bruxo que está passando por Paris durante o segundo filme de “Animais Fantásticos”. Segundo o ator que interpreta o órfão, os bichos do circo são maltratados e não recebem o devido cuidado. Credence libertador de animaizinhos indefesos, sim, por favor!

Mas o tipo de caos que pode ser causado por um monte de dragõezinhos que soltam fogo pelas ventas não está escrito…

Kappa

Esta criatura também fará parte da trupe do circo, mas ainda não tivemos a oportunidade de vê-lo no cinema ou nos livros. Em Animais Fantásticos e Onde Habitam, Newt explica: o kappa é um demônio aquático do Japão que habita lagos e rios rasos. Ele tem fama de parecer um macaco com escamas de peixe em lugar de pelos, e tem um oco no cocuruto da cabeça que usa para carregar água.

Uma ilustração do Pottermore de um kappa. Ele tem um rabo enorme, é todo escamado e tem um buraco na cabeça.

Nunca nem vi

Mas e os bichos que ainda não conhecemos, já consideramos pacas, mas só veremos detalhadamente em novembro? Veja:

Chupa-cabra

Em 1995 (no mundo trouxa), numa fazenda de Porto Rico, oito cabras amanheceram mortas, com três perfurações no tórax e completamente sem sangue. A comunidade local criou então a lenda do chupa-cabra. O bicho é relativamente conhecido por todas as Américas, tendo sido “avistado” em vários países, incluindo o Brasil. Sua aparência muda bastante, mas geralmente é um hominídio com espinhos nas costas e olhos bem grandes.

O vazamento de uma foto do verso da caixa do Funko Pop! de Grindelwald denunciou a presença do bichinho no filme e sua aparência. Depois, o Hypable recebeu mais informações sobre ele. Segundo o portal, no filme, o chupa-cabra terá seis pernas, espinhos e uma coleção de dentes perversa. Veja o boneco abaixo.

Imagem promocional do Funko Pop do chupa-cabra. Na imagem vemos a caixa do boneco com o logo do filme Os Crimes de Grindelwald e o nome da criatura, e ao lado o boneco. Ele é azul escuro com olhos pretos característicos dos Funko Pop e com uma listra vermelha no pescoço e nas patas. O rabo tem várias listras iguais no decorrer do membro.

Melusina

A melusina é uma criatura do folclore de toda a Europa que lembra um pouco as sereias porque também pode ser representada como uma mulher com corpo de peixe da cintura para baixo. Entretanto, também é comum vê-la sendo representada como metade mulher e metade serpente.

Ela também é frequentemente representada com asas, duas caudas, coroa (devido a sua origem nobre) ou as três coisas, e, por vezes, mencionada como sendo uma nixie, espírito aquático do folclore alemão e escandinavo que pode mudar de forma.

Em Os Crimes de Grindelwald, a personagem/criatura será interpretada pela atriz irlandesa Olwen Fouéré. Nós fizemos um post com toda a história por trás do folclore da criatura que você pode ver aqui.

Matagot

No folclore Francês, o Matagot é um espírito que assume a forma de um animal, normalmente a de um gato preto. É uma criatura maligna, porém pode ser muito útil trazendo riquezas para seu dono quando bem alimentado. Se o Matagot for alimentado com a primeira porção de comida e bebida de uma refeição, ele dará uma moeda de ouro por dia para seu dono.

No segundo trailer, lançado na Comic Con, temos um vislumbre de Matagots andando pelo Ministério das Relações Mágicas da França, sendo guiados pela Melusina. O nome da criatura também veio através do vazamento da caixa do boneco Funko Pop! do Grindelwald.

Num frame do trailer, dois gatos pretos gigantes andam pelo átrio do Ministério Francês. Eles têm olhos azuis e cintilantes.

Abarimon

Em um pôster que aparece brevemente nos trailers de Os Crimes de Grindelwald, há a menção à criatura “abarimon”. Abarimons são criaturas mitológicas que vêm do país (também mitológico) de mesmo nome e que seriam uma outra raça de ser humano com os pés virados para trás. Na história do folclore mundial, muitas criaturas podem ter como origem o povo abarimon. Entre elas, está o ciguapa, o nuli e o brasileiro curupira!

No cânone de “Harry Potter”, a única criatura que poderia ser chamada de abarimon é o nosso curupira! Ele apareceu na história da Copa Mundial de Quadribol de 2014 como os mascotes da seleção brasileira. A gente quer muito ver um curupira nessa franquia, por favor!

Oni

O Oni (鬼) é mais uma das criaturas que Rowling empresta do folclore de outros países. Na mitologia japonesa, são humanoides que têm a cabeça de variados bichos, dependendo da lenda. Sua origem é incerta, mas a sua aparência foi baseada na dos demônios chineses, que por sua vez foram importados do submundo budista. Na cultura do submundo budista, o rei do inferno tem dois assistentes: Um é o oni bom e outro é o oni mau… Será que veremos alguma referência a essa dicotomia em Os Crimes de Grindelwald?

Descobrimos essa criatura ao analisar os pôsteres que aparecem na frente do Circo Arcanus nos trailers. Veja o pôster do oni aqui.

Zouwu

Um bicho enorme, aparentemente feroz, e com o rabo todo ornamentado, deve ser mais uma das criaturas resgatadas do Circo Arcanus. O zouwu (騶吾) é tão grande quanto um tigre, de cinco cores, e com um rabo maior que seu corpo. Ao montá-lo, pode-se percorrer uma grande distância em um único dia. Ele apareceu pela primeira vez no segundo trailer do filme, mas lá ele parece ser bem maior que um tigre…

Num pedaço do trailer, Newt acalma o Zowu, que rosna para ele.

Leucrotta

Provavelmente uma criação de Rowling, o leucrotta se parece com um alce, só que tem chifres impossivelmente grandes. Apesar de ter o mesmo nome de outra criatura mitológica que aparece em jogos de RPG e fantasia como o Dungeons & Dragons, a descrição que foi dada pela revista Entertainment Weekly é bem diferente do visual do bicho nos jogos.

Nos jogos, o leucrotta é baseado numa criatura mitológica indiana chamada crócota (crocuttas), que tem o poder de imitar a fala humana e é praticamente invencível em combate com o ser humano. A inspiração pro bicho de Os Crimes de Grindelwald provavelmente não vem do mesmo lugar, mas que seria legal ver uma criatura falante, isso não tem como negar.

O leucrotta apareceu rapidamente no primeiro trailer do filme. Veja aqui.

Quem é você?

Além das criaturas de carne e osso, um outro bicho estranho apareceu no trailer da Comic Con, mas não sabemos ainda se ele cabe na definição “animal”, então vamos deixar como um bônus:

Bichão-de-fogo-azul-que-voa

Ainda não sabemos que bicho é esse, mas ele parece ser um dos guardiões que protegem a entrada do anfiteatro onde Grindelwald se reúne com seus acolytes. Podemos ver um pouco dele no segundo trailer atacando alguém no cemitério. Por enquanto vamos chamá-lo de bichão-de-fogo-azul-que-voa. Você imagina o que seja?

Num pedaço do trailer, uma cabeça de fogo azul parece atacar alguém.

Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald tem a estreia prevista para o dia 15 de novembro no Brasil. Nele, Alvo Dumbledore vai pedir a ajuda de Newt Scamander na luta contra o bruxo das trevas Gerardo Grindelwald, que escapou das mãos do MACUSA e está reunindo seguidores por toda a parte do mundo.

Veja mais sobre Animais Fantásticos

Este artigo teve a colaboração de Nayara Sevciuc.

Sobre o autor

Igor Moretto

Igor já trabalhou como tradutor de conteúdo em diversos sites. Hoje, formado em Produção Audiovisual, procura alimentar o Animagos com novidades e é responsável pelo Podcast Animagos.