Animais Fantásticos

Diversas imagens novas de Os Crimes de Grindelwald são divulgadas

Foto de Newt e Teseu Scamander se escondendo atrás de um pilar de pedra. Eles olham para o alto.
Escrito por Renato Delgado

Nos últimos dias, uma grande quantidade de fotos novas do filme Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald apareceram pela web. Além delas, um pequeno vídeo contendo alguns segundos inéditos do filme também foi lançado.

Veiculada pela revista Total Film, temos uma nova foto de Newt e seu irmão Teseu Scamander, possivelmente no cemitério cujo subterrâneo contém o anfiteatro utilizado como ponto de encontro entre o vilão Grindelwald e seus seguidores/acolytes.

Lançada pela Entertainment Weekly há algumas semanas, esta é uma foto curiosa: Newt e Teseu conversam e Leta Lestrange está entre os dois, olhando para seu noivo. O mais interessante nessa imagem é o ambiente em que eles estão: há paredes de tijolos pretos ao fundo, o que sugere ser o Ministério da Magia britânico!

A Amazon revelou algumas prévias dos livros Lights, Camera, Magic! – The Making of Fantastic Beasts: The Crimes of Grindelwald e Harry Potter & Fantastic Beasts: A Spellbinding Guide to the Films, que contam com algumas fotos e informações novas.

No primeiro livro citado, as primeiras imagens, relativas à sequência inicial do filme (ao que tudo indica) mostra a grande fuga de Grindelwald de sua cela no MACUSA. Na primeira foto, que se trata de uma arte conceitual criada por Eva Kuntz, observamos uma carruagem de Testrálios. No texto, descobrimos que pelo menos três pessoas importantes (além de Grindelwald, é claro) farão parte dessa cena: a presidenta Serafina Picquery, Abernathy e um bruxo alemão chamado Spielman, que será responsável pela escolta do vilão à Europa. Na segunda foto, vemos uma foto promocional do filme, com Grindelwald sentado em uma cadeira, em sua cela.

Na página seguinte, ficamos sabendo que Newt estará indo do Ministério da Magia para a sua casa quando será surpreendido por uma luva de couro flutuante tocando seu ombro (parte dessa cena aparece no trailer). Abaixo, três artes conceituais criadas para recriar a Londres dos anos 20:

Embora a próxima página, que fala sobre Callum Turner em seu papel de Teseu, não dê muitas informações sobre o personagem, ela mostra uma foto inédita em que vemos o bruxo e Leta, sua noiva, andando pelo que parece ser um corredor de Hogwarts:

A página seguinte é ilustrada apenas por uma arte conceitual que atiça nossa curiosidade, porque mostra mais um pouco de como deve ser uma parte aparentemente importante da casa do protagonista Newt: seu porão! De acordo com as informações do texto, o porão da casa do magizoologista será uma “extensão” de sua maleta. O designer de produção, Stuart Craig, diz que J.K. Rowling descreve o lugar como um hospital animal. Nele, vários habitats estariam presentes, assim como na maleta.

Na parte sobre cabelo e maquiagem, temos algumas informações sobre o trabalho de Fae Hammond, responsável por essa especialidade nesse filme. Nas páginas, estão presentes algumas imagens de bastidores: Brontis Jodorowsky (Nicolau Flamel) sendo maquiado, Eddie Redmayne (Newt) recebendo os ajustes finais em seu cabelo, e Olwen Fouéré (Melusine) que, apesar de ter um papel pequeno, recebe tanta atenção quanto qualquer outro personagem:

Na seção sobre o Ministère des Affaires Magiques de la France (Ministério das Relações Mágicas da França), vemos uma foto nova de Tina e Newt adentrando a Sala de Registros do local.

Em outro livro, o A Spellbinding Guide to the Films, também recebemos informações novas: segundo o livro, na seção sobre transporte bruxo, Newt e o trouxa Jacob Kowalski usam um balde como chave de portal para viajar da costa inglesa, nos penhascos brancos de Dover, para Paris, na França. A informação explica qual o papel do balde que vimos Jacob carregando em uma foto do par numa rua parisiense. Uma pequena imagem é utilizada para ilustrar essa informação:

Em uma imagem minúscula, vemos Jacob e Newt em um local de aparência rural. Poucos detalhes podem ser percebidos devido ao tamanho da foto, apenas podemos ver que os dois utilizam roupas formais que sempre usam.

Em alguma das páginas do livro, descobrimos que Newt e Leta tiveram uma conexão profunda depois que a bruxa viu o colega cuidar de um filhote de corvo. Em outra página, sabemos que Torquil Travers, chefe do Departamento de Execução das Leis do Ministério da Magia, é quem vai interrogar Dumbledore sobre seu ex-aluno Newt enquanto ele dá aula em Hogwarts e, aparentemente, impede que Dumbledore dê aulas de D.C.A.T., embora não saibamos ainda se é uma questão temporária ou não.

Em uma das páginas, há a menção a uma “Place Cachée” [literalmente “Espaço Escondido”], que seria uma espécie de Beco Diagonal francês, já que é uma rua parisiense da década de 20 onde os bruxos faziam compras. De acordo com o livro, é possível chegar a ela passando pela base de uma estátua concreta (sim, aquela que mexe junto de Tina no trailer). No entanto, quem visitou o set afirma que esse nome não é utilizado no filme e que eles usam o nome Rue Claudel.

Independentemente do nome, lá você poderá encontrar o Circo Arcanus e lojas como a Délectable Confiserie Monsieur K. Rammelle (“Deleitável Doceria Senhor K. Rammello”, em tradução literal), onde você poderá encontrar doces para o ano todo.

Se você tem curiosidade de saber como entrar no Ministério das Relações Mágicas da França, agora você já sabe: você precisa entrar numa fonte parisiense e descer num elevador de raízes de árvore (?). Falando em locais franceses, temos também a informação do nome de outro lugar que aparecerá no filme: o Café Abringer, estabelecimento parisiense onde Tina encontra Yusuf Kama.

Nessa foto, bastante pequena e escura, vemos uma pessoa sentada num café, Tina, e outro que parece estar chegando agora, Yusuf. Ele coloca seu chapéu na mesa e se aproxima da mesa.

A casa de Nicolau Flamel também é descrita no livro: “A casa em Paris de Nicolau Flamel contém um laboratório complexo com todos os frascos, tubos de ensaio e artefatos que ele usou ao longo dos séculos de alquimia. Em um cofre escondido na parede está a pedra filosofal que Harry encontra no futuro […]”. Ficamos sabendo, ainda, que o apartamento londrino de Newt, que tem um porão gigantesco que ele utiliza para cuidar de animais feridos, fica no meio de dois terraces, que são casas britânicas coladas.

Por último, e certamente mais importante para quem adora imagens em movimento, foi divulgado no canal oficial do Wizarding World (marca guarda-chuva que abarca “Harry Potter” e “Animais Fantásticos”) um vídeo de Jude Law (Alvo Dumbledore) e Eddie Redmayne (Newt) avisando aos fãs sobre uma campanha em apoio à instituição Lumos: serão distribuídas na passarela entre a Millennium Bridge e a St. Paul’s Cathedral, em Londres, várias varinhas em formato de poste luminoso. Cada varinha representa um personagem do Mundo Bruxo e elas serão iluminadas toda noite às 18h45 de 18 de outubro a 12 de novembro.

Após o anúncio, foram exibidas várias imagens dos filmes das franquias, incluindo alguns momentos rápidos de Os Crimes de Grindelwald. Nesses poucos segundos, vemos Newt em Londres fazendo algo com sua varinha, Leta lançando um feitiço em Grindelwald, que consegue se proteger sem muito esforço, de costas, e Nicolau Flamel fazendo um feitiço:

Estamos a cada dia mais próximos de completar o quebra-cabeça que vem sendo montado desde o lançamento do primeiro filme de “Animais Fantásticos”. Os Crimes de Grindelwald será lançado em menos de dois meses no Brasil, no dia 15 de novembro.

Sobre o autor

Renato Delgado

Corvinal de coração, Renato se envolve com sites de "Harry Potter" há mais de dez anos e ainda não se cansou deles! Formado em Letras e quase mestre em Linguística, trabalha com revisão de textos e tradução de filmes e séries de televisão.