Animais Fantásticos

[Atualizado] Livro sobre Os Crimes de Grindelwald revela informações sobre a trama

Parte do livro Magical Movie Handbook. Vemos Queenie segurando um guarda-chuva e preocupada, Grindelwald no anfiteatro, Dumbledore na sua sala de Defesa Contra as Artes das Trevas e Credence olhando para o céu, atento.
Escrito por Renato Delgado

O usuário no Twitter Fantastic Beasts Film Series postou imagens e diversas informações reveladoras sobre a trama de Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald, vindas diretamente do livro Fantastic Beasts: The Crimes of Grindelwald – Magical Movie Handbook, um dos dos diversos sobre os bastidores do longa. 

Poucas dias antes, a Amazon revelou uma prévia do livro The Archive of Magic – The Film Wizardry of Fantastic Beasts: The Crimes of Grindelwald, que, da mesma forma, trouxe imagens inéditas.

Alertamos que este post contém spoilers fortíssimos sobre a história do filme. Se você não tem nenhum interesse em descobrir coisas que acontecerão, motivos que levaram personagem X a fazer tal coisa, etc., sugerimos que pare de ler neste momento.

Comecemos pelo grande questionamento:

Por que todo mundo está em Paris, afinal?

Em um ensaio fotográfico do filme, Dumbledore segura sua varinha com uma mão. A outra está num bolso do seu sobretudo cinza-escuro. O personagem olha para o lado direito. Em seu pulso, há uma espécie de pulseira e ele veste um chapéu preto.

De acordo com o livro, quando Grindelwald descobre que Credence fugiu com o circo e agora está em Paris, o bruxo das trevas vai atrás dele para, aparentemente, usar seu poder de Obscurial. Dumbledore pedirá, então, que Newt vá a Paris para rastrear Credence antes que Grindelwald o faça.

O protagonista recusa a tarefa até descobrir que sua futura amada Tina também está na cidade, então ele parte em uma jornada para encontrá-la. Como Newt se recusa a ajudar o Ministério a encontrar Credence por não querer se envolver em uma missão que pode causar danos a Credence, os oficiais recusam sua permissão para viajar.

Em relação ao Ministério da Magia britânico, sabemos que eles mantêm arquivos detalhados sobre Dumbledore, rastreando todos os seus movimentos. Por isso, Newt e Dumbledore devem usar magia para despistá-los antes de se encontrarem.

Queenie e Jacob sorriem um para o outro. Eles estão muito próximos e parecem apaixonados. Os dois estão sentados em uma mesa e Jacob está fazendo uma refeição.

Com suas lembranças sobre o mundo mágico de volta, Jacob está disposto a ajudar Newt com suas criaturas. Quando Newt decide ir para Paris para encontrar Tina, Jacob concorda em acompanhá-lo, esperando se reunir com Queenie.

Os mistérios do Circo Arcanus

Não sabemos muita coisa sobre o circo com o qual Credence fugirá, mas agora temos uma informação interessante: o diretor do Circo Arcanus, Skender, descreve suas atrações como “underbeings” (“sub-seres”, em tradução literal), criaturas que são menos que humanas apesar de sua ancestralidade bruxa.

O Ministério das Relações Mágicas da França e os matagots

Existe um lugar no Ministério francês onde ficam listados os nomes de todos os bruxos e bruxas franceses. Nós já vimos esse lugar em alguns dos trailers, é aquele da cena misteriosa com Newt, Leta e Tina girando em cima de uns arquivos.

Também presente no trailer e também com um efeito horripilante estão os matagots. Essas criaturas se parecem com o gato pelado canadense e agora sabemos que são um “espírito familiar” Os matagots só atacam se são provocados. Quando isso acontece, eles se transformam em algo muito mais ameaçador.

Vale ressaltar que “espírito familiar” é um termo utilizado na superstição britânica desde a Idade Moderna para se referir a um espírito, geralmente com forma de animal, que serve para bruxaria, um demônio ou outras matérias relacionadas à magia. De acordo com a Wikipédia do termo, os “familiars” foram imaginados para servir seus donos como servos domésticos, ajudantes, espiões e companhias, em adição à tarefa de usar bruxaria em inimigos.

Yusuf Kama e os Lestrange

Ensaio fotográfico com Yusuf Kama. Ele está sério e com uma roupa formal um pouco suja.

Uma das cenas do primeiro trailer que mais provocou discussão foi a que vemos Yusuf Kama analisando uma árvore genealógica na parede de um esgoto. Esse lugar é a base do personagem em Paris, um esconderijo subterrâneo nos esgotos embaixo do Rio Sena, e é lá onde ele faz suas pesquisas para encontrar Credence.

O livro explica que Kama é fascinado pela família Lestrange, o que pode ser comprovado pelos riscos nas paredes. Também ficamos sabendo que os Lestrange, como o nome já indica, é uma família bruxa de origem francesa e muito antiga.

Leta adulta observa um rabisco numa banca de Hogwarts: L+N.

Falando nos Lestrange, a representante da família nesse filme, Leta, aparece em uma nova foto curiosa. A Leta adulta aparece sentada em uma banca de uma sala de aula de Hogwarts e levanta sua “tampa” para descobrir o rabisco “L + N”. Sim, Leta + Newt (quê). Quem teria feito? Façam suas apostas aí nos comentários!

Newt jovem aparece perto de uma janela de Hogwarts. Ele está usando seu uniforme da Lufa-Lufa e podemos ver alguns frascos perto da janela.

Em nova foto de Newt jovem, vemos o lufano perto de uma janela, indicando que possivelmente o flashback referente ao tempo do protagonista em Hogwarts não será apenas a aula de Defesa Contra as Artes das Trevas.

Bunty

Três fotos novas revelam mais sobre o visual de Bunty, a assistente de Newt. Em todas elas, ela parece estar no porão mágico na casa do protagonista. Confira:

Novos feitiços!

Nicolau Flamel mexe em um papel numa mesa de sua casa.

Diferentemente do primeiro filme, o segundo estará repleto de feitiços novos. Veja uma lista:

  • Protego Diabolica: conjura um círculo de fogo protetor
  • Appare Vestigium: mostra pegadas e segue marcas
  • Avensegium: transforma um objeto em um dispositivo rastreador
  • Nebulus: conjura neblina
  • Oscausi: sela a boca de uma pessoa
  • Surgito: remove um encantamento
  • Ventus: prende uma pessoa em um furacão unitário

Vinda Rosier ergue um crânio e uma corda

Atualização: Novas imagens e spoilers foram divulgados graças ao Fantastic Beasts Film Series, desta vez através do livro Fantastic Beasts: A Cinematic Yearbook.

De acordo com o livro, Newt descobre que Tina está em Paris quando ele lê um cartão postal enviado para sua irmã, Queenie (enfim parece que descobrimos de quem é o infame cartão-postal que Newt segura em fotos e trailers!). Ainda a respeito do magizoologista, é revelado que, depois de Newt contar a Dumbledore na aula de Defesa Contra a Arte das Trevas sobre o bicho-papão que seu maior medo é trabalhar em um escritório, a criatura, após o feitiço Riddikulus, se transforma de uma mesa para um dragão de madeira.

Também ficamos sabendo que Credence se junta ao Circo Arcanus como uma forma de viajar pela Europa, após encontrar sua certidão de nascimento e descobrir que suas raízes podem estar na França. O livro também comenta sobre Leta Lestrange, dizendo que ela “é incomodada por um segredo de seu passado”.

Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald será lançado no dia 15 de novembro no Brasil!

Sobre o autor

Renato Delgado

Corvinal de coração, Renato se envolve com sites de "Harry Potter" há mais de dez anos e ainda não se cansou deles! Formado em Letras e quase mestre em Linguística, trabalha com revisão de textos e tradução de filmes e séries de televisão.