Animais Fantásticos

Claudia Kim conta sobre teste de elenco e fala sobre Nagini

Nagini e Credence em foto promocional de Os Crimes de Grindelwald. Os dois estão no teto de algum prédio em Paris. Nagini, de joelhos, conforta Credence, que está sentado.
Escrito por Renato Delgado

Grande foco da atenção dos potterheads para Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald está sendo voltada à personagem da atriz Claudia Kim, que no último trailer foi revelada ser a própria Nagini, cobra de estimação de Lord Voldemort em “Harry Potter”.

Por muito tempo, apenas sabíamos que essa personagem era uma Maledictus, sofrendo de uma maldição de sangue que a transformaria em animal para o resto de sua vida. Também foi assim para sua atriz, fã de “Harry Potter” desde a sexta série, que disse à Entertainment Weekly ter feito o teste de elenco sem saber a verdadeira identidade da personagem:

Acho que meu queixo caiu. Fiquei sem saber o que falar por um tempo.

Claudia também contou que, embora a maior parte da transformação acontecesse com o uso de efeitos especiais, o diretor David Yates esperava que sua atuação também expressasse isso, já que Nagini luta para conter a fera dentro dela. Ela conta que no teste de elenco ela precisava mostrar tudo isso:

Sentia uma azia instantânea e dois minutos depois eu precisava me transformar em uma cobra. [Sentia] muita insegurança. Você precisa esvaziar a mente, confiar em seus instintos e esticar sua imaginação. Precisei confiar em mim mesma.

O diretor falou que a cena do teste de elenco envolvia “uma cena emotiva escrita por Jo sobre sucumbir a uma maldição de sangue”. De acordo com Yates, “Claudia a leu de uma forma mais comovente do que todas as outras [atrizes]. Ela demonstrava dignidade, força e vulnerabilidade”.

Além de ser um papel que demanda bastante emotividade, Claudia Kim trabalhou com um contorcionista para melhorar sua atuação e recebia instruções, enquanto contracenava com Ezra Miller (Credence Barebone), aparentemente incompreensíveis, como “Será que você consegue fazer 2% mais cobra?”.

A atriz conta que precisou interagir com uma cobra no filme e, muito embora interprete uma, “na verdade morro de medo de cobra”. Sobre a personagem, Claudia declara:

Acho que seria interessante ver outro lado de Nagini. Apenas a conhecemos como uma Horcrux. Neste, ela é uma mulher incrível e vulnerável que quer viver, ela quer permanecer um ser humano e acho que isso dá um contraste incrível à personagem.

Muito se questiona sobre como funciona essa maldição de sangue. A atriz conta que, por enquanto, Nagini consegue controlar quando se transformará em cobra, mas que “ela sente que às vezes não é controlável [e] sabe que se transformará [permanentemente] alguma hora, então ela sente a pressão de que o relógio está andando”.

Quanto à personagem ser ou não uma bruxa, a atriz responde:

Ela tem poderes que ainda serão explorados. Não posso confirmar que ela tem poderes como os dos bruxos. E ela não tem uma varinha.

Sua relação com Credence também foi explicada:

Às vezes me apresento como “a única amiga do Credence”. É incrível que essas duas almas partidas puderam formar um tipo de amizade no circo. Credence é especial para ela porque ele a encoraja a usar seu poder.

Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald lança daqui a um mês, exatamente, no dia 15 de novembro!

Sobre o autor

Renato Delgado

Corvinal de coração, Renato se envolve com sites de "Harry Potter" há mais de dez anos e ainda não se cansou deles! Formado em Letras e quase mestre em Linguística, trabalha com revisão de textos e tradução de filmes e séries de televisão.