Animais Fantásticos

Conheça as cenas deletadas e os extras de Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald!

Kama, Nagini, Jacob, Newt, Tina e Teseu observam Hogwarts, de longe, no viaduto em frente à escola.
Escrito por Igor Moretto

A edição de Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald para plataformas digitais já chegou, e ela trouxe, como de praxe, os extras e cenas deletadas do filme. Abaixo, você confere a descrição da versão estendida e de cada um dos extras.

Corte estendido

Além da que passou nos cinemas, ao comprar a edição digital você também vai poder assistir a uma versão estendida do filme apresentada por David Yates que conta com seis novas cenas que, ao começarem no filme, trazem um texto brega no canto da tela que te avisa que aquela é uma cena deletada. Aparentemente, David Yates adorou a função de texto no editor de vídeo.

As novas cenas são, em ordem:

Caminhando e conversando

Complementa a conversa de Newt e Dumbledore pelas ruas de Londres, essa cena apareceu brevemente em alguns trailers do filme e tem a curiosa aparição do apagueiro/desiluminador de Dumbledore. Depois de utilizar o instrumento para fugir do espião do Ministério da Magia, Dumbledore revela a Newt que, há muito tempo, Grindelwald teve uma visão em que viu “um obscurus matando o homem que ele teme mais que a qualquer outro”. Newt prontamente conclui: “você!”. Dumbledore, então, diz que mandou Newt para Nova York para tentar tirar esta arma de Grindelwald, mas segundo ele, não a destruindo, mas sim curando Credence.

Frame da cena, onde Dumbledore utiliza o desiluminador para apagar três postes de uma rua de Londres.

O porão de Newt

Uma extensão da cena presente no corte cinematográfico. Aqui, além do que vimos no cinema, há um trecho em que Newt chama os bebês pelúcio para acompanhá-lo na viagem, assim como o pelúcio adulto. Ele coloca a maleta no chão e conjura coisas brilhantes para atrair os bichinhos para dentro dela.

Dança de Salão

Em uma festa da elite londrina, Teseu e Leta encontram um homem chamado Yaxley. Leta deixa claro seu desgosto, e diz que “com Yaxley, é tudo sobre sangue”, demonstrando um desprezo pelo lado sangue-purista do personagem cujo sobrenome já conhecemos da saga “Harry Potter” como um dos Comensais da Morte de Voldemort. Quando Teseu se afasta de Leta para parabenizar Yaxley, a moça começa a perceber cochichos e olhares. Uma dança começa no meio do salão, e Leta se dirige para observar. Ao passar por vários convidados, ela percebe que alguns comentam sobre o boato de que Corvus Lestrange está vivo, e outros mencionam a suposta profecia de Tycho Dodonus. Um homem se aproxima de Leta, citando o poema, e a parabeniza, dizendo “Parabéns, Leta. Seu irmão está vivo, todos acreditamos”. Observando a dança de uma mulher sozinha no meio do salão, Leta se emociona. A dançarina conjura lenços brancos como parte de sua performance, e Leta vê, no meio deles, uma figura que parece a de um bebê envolto em uma manta branca na água, a mesma imagem na qual o bicho papão se transforma quando Leta ainda era jovem.

Frame da cena. O salão é visto de cima. No centro, a dançarina, e em volta, os convidados.

Murmuração

Credence e Nagini dormem no sótão de um lugar abandonado no meio de Paris. O obscurial acorda e vai para um buraco que existe no telhado, para observar a cidade. Ele se senta, sozinho, e é possível perceber que há algo no bolso de seu colete, provavelmente o filhote de Fênix. Logo Nagini se junta a ele. Ele pergunta “e se ela não me quiser?”, e a maledictus responde “Faça acontecer.” Credence não entende, e ela responde “porque estamos livres.” O obscurial estende a mão e deixa o obscurus sair pela palma de sua mão. A sombra negra dança pelo céu de Paris e Nagini observa. Ao conjurar a sombra de volta para si, Credence o faz passar pelo corpo dela, calmamente. Nagini observa, maravilhada.

Frame da cena. Credence mostra o Obscurus para Nagini.

Nagini e Credence em um beco

Credence está sentado em um beco escuro, e Nagini chega com um pão. Ela o reparte e dá metade a Credence. Ele beija a mão da maledictus e os dois se entreolham.

Dumbledore e McGonagall

Dumbledore caminha pelos corredores de Hogwarts com cadernos em mãos e encontra a professora McGonagall. “Aí está você!” ela diz. “O que Travers queria? Comportamento totalmente afrontoso… Entrando na escola daquele jeito.”, no que o professor responde: “Foi tudo muito mundano. Estou bem. Desculpe, Minerva,” ele se dirige a uma sala, “muitas correções a fazer!” e aponta pros cadernos em suas mãos. McGonagall observa, desconfiada.

Cenas deletadas

Nos extras do filme, você pode assistir novamente às cenas deletadas junto com mais quatro que não estão no corte estendido. Duas das cenas já descritas acima têm pequenas diferenças se comparadas com as versões presentes no corte estendido. Veja as diferenças:

Na cena do porão de Newt, há um pequeno trecho onde Jacob pergunta “vai pra algum lugar?” e Newt responde “nós vamos para algum lugar”, e explica “Tina foi para Paris atrás de Credence.” É possível que este trecho tenha sido retirado por causa da repetição de informações, já que já sabíamos sobre Paris e Tina através do recém descoberto cartão postal.

Na cena “Murmuração”, ao invés de Credence perguntar “e se ela não me quiser?”, temos uma pequena tomada do obscurial observando uma mãe com seu bebê no colo passando na rua em frente ao prédio que os dois se escondem. Yates provavelmente achou que a cena da mãe com o bebê não era suficiente para o espectador entender a cena e adicionou o diálogo presente no corte.

As demais cenas deletadas são:

Credence renasce

Um começo alternativo do filme. Os efeitos visuais desta cena não estão finalizados. O logotipo da Warner passa pela tela e, atrás dele, vemos a imagem do bebê se afogando como no bicho-papão de Leta. Depois, recapitulamos a cena de Animais Fantásticos e Onde Habitam em que um pedaço do obscurus escapa do metrô destruído de Nova York. A câmera segue o pedaço de obscurus, que se dirige à igreja dos segundos salemianos. Lá, Credence retorna a sua forma normal e encontra sua certidão de adoção. Ele chora e grita muito na chuva.

Nas docas

No porto de Nova York, Credence observa funcionários do circo carregando caixas e jaulas. Ele se aproxima do portão onde várias pessoas se aglomeram e conversa com Skender. Skender abre o portão e acolhe o garoto. Depois, Credence é visto ajudando a carregar uma caixa do circo para o navio. É curioso que no meio dessas pessoas há um homem vestido de palhaço que tem os pés virados para trás. Seria ele um curupira?

Tina e Skender

Tina se dirige à bilheteria do Circo Arcanus, onde Skender recolhe os ingressos. Ao vê-la, ele diz: “você de novo? Se todos os meus clientes fossem como você eu seria um homem rico.”, e ela: “senhor Skender.”; ele fala: “não estou levando nenhum criminoso.”; Tina: “quem disse que estou procurando por um criminoso?”; Skender: “você é uma auror, não é?”. E Tina rebate, entrando: “talvez eu só queira ver o espetáculo.”

Newt e Jacob caminham até o esconderijo de Kama

Depois de encontrarem Kama em um bar em Paris, Newt e Jacob o seguem. No caminho, passam pelos fundos de várias lojas da mesma rua até chegarem à margem de um rio, onde pegam uma escada que leva ao esgoto da cidade.

Extras e Featurettes

J.K. Rowling: Um Mundo Revelado

J.K. Rowling e os outros cineastas responsáveis por Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald comentam os segredos que alimentaram a imaginação da autora e falam sobre os temas que dão vida aos personagens e histórias do filme.

Bruxos na Tela, Fãs na Vida Real

Ezra Miller e Evanna Lynch assistem a trechos de Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald e compartilham seu amor pelo mundo bruxo, explorando as conexões entre “Harry Potter” e “Animais Fantásticos”. Ezra Miller também dá detalhes dos bastidores das filmagens.

Distintamente Dumbledore

Jude Law, J.K. Rowling e os outros cineastas falam sobre o papel do bruxo que, no futuro, se tornará o diretor de Hogwarts em “Harry Potter” em Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald.

O Retorno a Hogwarts

Os cineastas e J.K. Rowling comentam sobre trazer Hogwarts de volta às telas em Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald.

A Coleção de Animais de Newt

Eddie Redmayne fala sobre os segredos do porão de Newt Scamander, um hospital de animais.

Credence, Nagini e o Circus Arcanus

Ezra Miller, Claudia Kim e J.K. Rowling falam sobre a jornada de autodescoberta e o relacionamento de Credence com Nagini.

Paris e Place Cachée

Visite a mágica Place Cachée, onde os cineastas expandem o mundo bruxo às ruas de Paris.

Le Ministère des Affaires Magiques: O Ministério Francês

Descubra como os cineastas criaram o hall de entrada e o hall de arquivos no fantástico Ministério da Magia Francês.

A Fuga de Grindelwald

Veja Johnny Depp transformar-se no vilão Gerardo Grindelwald, desde sua ousada fuga da prisão até a furiosa batalha no Mausoléu de Lestrange.

A edição digital de Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald já está disponível nas melhores lojas virtuais de mídia, como iTunes, Google Play e Microsoft Store. O Blu-ray, com todos esses extras, será lançado no dia 12 de março no Brasil.

Sobre o autor

Igor Moretto

Igor já trabalhou como tradutor de conteúdo em diversos sites. Hoje, formado em Produção Audiovisual, procura alimentar o Animagos com novidades e é responsável pelo Podcast Animagos.