Estação 9 3/4 Podcasts

Estação 9¾ #40 – Penseira – Alvo Dumbledore

Dumbledore em três fases da vida: à esquerda quando idoso, interpretado por Michael Gambon; ao centro em sua versão adulta (vivida por Jude Law) e, ao lado direto, jovem (por Toby Regbo). As imagens aparecem rodeadas de luzes e efeitos etéreos que lembram manchas de tinta na água e fumaça. Na parte superior há o logo do podcast e, na inferior, a legenda “Episódio 40 - Penseira: Alvo Dumbledore”.
Escrito por Sidney Andrade

No ar, mais uma transmissão da Estação 9¾, o podcast colaborativo do site Animagos só para conversar sobre o mundo bruxo de J.K. Rowling.

Neste episódio, Daniel Honório, Sidney Andrade, Pablo de Assis, Eloany Santos, Renata Mayfair e Danilo Borges mergulharam fundo nas memórias de Alvo Dumbledore, em mais um episódio da série Penseira, que pretende analisar a psiquê dos personagens da obra de J.K. Rowling.

Faça parte da Estação 9¾!

Nosso podcast é colaborativo, o que significa que qualquer ouvinte pode fazer parte dele, seja com indicação de temas, produção de pautas, enviando artes, nas discussões em nosso grupo, pelo e-mail ou pelo nosso perfil no Twitter. Se você quiser se juntar a nós, é só mandar uma coruja por qualquer um desses meios, pois nós adoramos receber gente nova! Quer fazer parte? Você nos encontra em:

www.facebook.com/groups/estacao934
www.twitter.com/estacao934
www.instagram.com/estacao934
www.youtube.com/estacao934
berrador.934@animagos.com.br

Identidade visual: Evelin Camille e Igor Moretto
Capa do episódio: Édipo Barreto
Edição de áudio: Aline Bérgamo
Pauta: Pablo de Assis e Bela Gonzaga

Sobre o autor

Sidney Andrade

Sidney é formado em Jornalismo, mas tem vergonha disso por causa de Rita Skeeter. Fez mestrado em Literatura porque acha que algumas ficções são mais verdadeiras do que os jornais. Host do podcast Estação 9¾, seu pretexto pra ser monotemático sem ser chato.

  • Gisele Oliveira

    Pra mim, a JK Rowling teve o mérito gigante de ter inserido numa obra infanto juvenil a quebra de expectativa. Quem imaginaria que o velho sábio e o pai do herói não eram imaculados, por exemplo? Por essas e outras que a série passou no teste do tempo e dá pano pra discussão até hoje.

    O Dumbledore foi meio lixoso na adolescência, o ambicioso academicista que quer se desvincular da família porque tem vergonha deles (tem certeza que o Dumbledore é o Rony viajando no tempo e não Percy Weasley?), o fato de ele vir de três minorias (pobre, gay e não puro sangue) só torna tudo mais decepcionante, ele não foi um projeto de Draco Malfoy, foi pior que isso. Mas felizmente ele não era tão psicopata quanto Grindelwald e a morte de Ariana foi suficiente pra ele botar a mão na consciência.

    Não me conformo com esse negócio de pacto de sangue, fizessem um voto perpétuo ou sei lá, bruxos não transmitem doenças pelo sangue? Isso porque o Dumbledore era tido como gênio hein…

    Dumbledore merecia um filme só dele, Animais Fantástico ele tá dividindo com Newt, que também merecia um filme só dele. Enfim, tá sendo difícil…

    OBS: Ordem de Merlin é um prêmio tipo o Nobel, uma medalha dourada que se diferencia nas cores de suas fitas verde, roxa e branca de acordo com seus três tipos, respectivamente: primeira classe é para atos de notável bravura ou distinção em magia (Dumbledore tem um desse por ter derrotado Grindelwald, rabicho também recebeu um erroneamente por ter enfrentado o sirius e o voldemort pra salvar os Potter), segunda classe é para conquista ou esforço além do normal (Newt tem um desse, me pergunto o porquê, eu também mereço um), terceira classe é por contribuição para o conhecimento ou entretenimento em magia (acho que Newt caberia aqui, Gilderoy também recebeu um erroneamente, ou não, já que seus livros apenas deixaram de contribuir para o conhecimento e passaram a contribuir para o entretenimento rs). Fonte: Wikipédia do Harry Potter.

  • inutilidade.blog

    Eu amei o podcast como sempre amo, mas tem umas pequenas ressalvas gente: a Kendra Dumbledore não era trouxa, mas sim uma bruxa nascida trouxa. Acho que um acontecimento interessante ou pelo menos um momento importante da infância de Dumbledore era de que ele conversou de boas com o Elifas Doge, mesmo ele estando com a cara verde de varíola de dragão, isso pode parecer algo simples, mas penso que demonstra o fato do Alvo ser uma criança solitária no primeiro ano.
    Apesar de que ele poderia ser bastante maquiavélico, quase todo mundo esquece um detalhe: que ele sacrificou Amélia Bones e Emeline Vance durante a Segunda Guerra Bruxa, ele disse para Snape dar informações para Voldemort que permitiram ele matar as duas para que o Snape não fosse pego como agente duplo (ou triplo), enfim, Alvo Dumbledore é um personagem complexo e sua vida é simplesmente fascinante, pra alguns ele pode ser um ícone do lado do bem, defensor dos trouxas ou um bruxo maquiavélico manipulando tudo para um bem maior, ou, simplesmente os dois