Estação 9 3/4 Podcasts

Estação 9¾ #56 – A vilanizada Sonserina

Descrição: Aluno com uniforme da Sonserina ao centro, sob sua capa um botton verde escrito “Potter stinks”. Ao fundo um padrão com motivos e cores da casa. Do lado direto do aluno, uma foto de Severo Snape. Atrás de Snape há uma ilustração antiga em preto e branco de uma serpente, ilustração botânica colorida de plantas, uma página de livro e um grafismo azul de ondulações. À esquerda do aluno temos uma foto de Draco Malfoy, de perfil, Atrás dele há uma ilustração de narcisos amarelos, grafismo azul de ondulações e trechos em branco do texto “You could be great, you know, it's all here in your head, and Slytherin will help you on the way to greatness, no doubt about that.” (“Você poderia ser grande, você sabe, está tudo aqui na sua cabeça. E Sonserina poderia ajudá-lo a alcançar esta grandeza, não tenha dúvida disso.”) Na parte superior, temos o logo do podcast, o número do episódio, 56, e o título “A vilanizada Sonserina”.
Escrito por Fernanda Cortez

No ar, mais uma transmissão da Estação 9¾, o podcast colaborativo do site Animagos só para conversar sobre o mundo bruxo de J.K. Rowling.

Neste episódio, Stefany Antunes, Laryssa Machado, Junior Codi e Amanda Gomes conversaram sobre a tão mal falada casa da Sonserina. Parece que ser uma pessoa horrível é pré-requisito para a escolha do chapéu seletor. Mas será que é uma regra? Será que só saem bruxos maléficos dessa casa? Ou será que a verdade tem mais nuances entre as cores esmeralda e prata?

Participe do Instituto de Magia e Podcast do Estação 9¾!

O Estação 9¾ é um podcast colaborativo, o que significa que qualquer ouvinte pode fazer parte dele, seja com indicação de temas, produção de pautas, enviando artes gráficas, editando áudio, ou debatendo em nossas redes.

Nossas tarefas são divididas em clubes. Descubra que clube colaborativo combina mais com você e se inscreva no Instituto de Magia e Podcast do Estação pelo formulário. Todas as informações que você precisa para participar estão neste link.

Veja a mágica acontecer nas nossas redes: participe do grupo Alohomores do Estação 9¾ no Facebook, siga-nos no Twitter e no Instagram, inscreva-se no nosso canal do YouTube para acompanhar nossas transmissões ao vivo, e mande um pergaminho para o email berrador.934@animagos.com.br.

Assine através do feed RSS!

Identidade visual: Evelin Camille e Édipo Barreto
Identidade sonora: Pablo de Assis
Arte da capa: Amanda Gomes
Edição de áudio: Junior Codi
Pauta: Lorena Jovi Krieger e Laryssa Trevosa Machado

Sobre o autor

Fernanda Cortez

Fernanda é fã de Harry Potter, Sonserina com muito orgulho, e analista financeira nas horas vagas.

  • Gabriel Martins

    Enquanto eu lia os livros, sempre me imaginei na corvinal, e de fato quando fiz o teste no pottermore a primeira vez deu corvinal. Porém alguns anos depois fiz denovo quando o pottermore mudou e o teste ficou com umas perguntas menos óbvias, e para a minha surpresa na época deu sonserina.

    Acho que porque essas duas casas tem muito em comum, são irmãs de certa maneira. Depois de um tempo voltei ao pottermore pra ver qual seria o melhor de três do meu teste. E cai na corvinal novamente, o que tirei disso é que eu tenho características das duas e acho que no fim escolheria a corvinal por ser uma zona de conforto e também porque gosto muito dessa casa e do que ela representa.

    Mas um defeito que vejo na corvinal é que ela traz a tona um sentimento muito forte de individualismo nas pessoas e o lado ruim disso e que não tem muito o sentimento de trabalho em grupo, lembrando o caso da Luna que não tinha muitos amigos na corvinal, muitos até escondiam os pertences dela só pra zuar. Por isso acho que se eu estivesse em Hogwarts acabaria fazendo mais amigos na sonserina do que minha própria casa e acho que esse é um sentimento geral dos corvinos.
    P.s. Como vocês esqueceram da Leta? Ícone da sonserina, melhor representante da casa ❤

  • Fernanda Cortez

    Olá amores!
    Emocionada com a quantidade de sibilar de cobra nesse ep!

    Como Sonserina de plantão, vim aqui fazer alguns comentários.

    Acredito que o elemento água, que vocês relacionaram com pessoas emotivas, se encaixa bem na Sonserina, pq o que mais vemos nos livros é um Snape tendo ataque de pelanca a cada 5 minutos e o Voldemort é extremamente passional, tanto que comete erros ridículos.

    Entendo quando disseram sobre a questão da Sonserina ser tratada como vilã na obra, e que os fãs que estão nessa casa gostariam de ver outro lado, mas não dá pra passar pano para os personagens que conhecemos nos livros.

    Snape teve uma infância triste, foi humilhado, mas virou um adulto amargurado, que sentia prazer em humilhar crianças! Entender a problemática do Snape não o redime de seus atos maldosos.

    O Barão Sangrento é o típico caso de homem que não aceita ouvir um Não, e que acha que se a mulher não o aceita, se não o obedece, ele pode matá-la. Não é uma história de amor trágica, como li em muitos sites, e nem um caso de justiça, pq ele não ficou surtado por não conseguir o Diadema, e sim pq Helena não quis voltar com ele. Tratá-lo como um justiceiro ou como um pobre coitado, é romantizar relacionamentos tóxicos.

    Acho muito perigoso, quando nós fãs, para tentar defender a casa com a qual nos identificamos, ignoramos os problemas apontados na obra.

    E pra terminar, sim, nossa Casa possui qualidades, somos ambiciosos, astutos e sabemos seguir nossos objetivos. Mas essas qualidades em exagero e sem auto crítica, se tornam nossos piores defeitos.

    Beijos para todos!