Animais Fantásticos

Exposição e documentário inspirados em Animais Fantásticos são anunciados – Atualizado

Escrito por Vinicius Ebenau

A Warner Bros. Entertainment, o Museu de História Natural de Londres e a BBC anunciaram nesta terça-feira (7) uma parceria para a realização de uma exposição e um documentário inspirados na série “Animais Fantásticos”.

A exposição, intitulada Fantastic Beasts: The Wonder of Nature (Animais Fantásticos: A Maravilha da Natureza, em tradução livre), e o documentário, de título provisório Fantastic Beasts: A Natural History (Animais Fantásticos: Uma História Natural) e que será apresentado por Stephen Fry (narrador dos audiolivros britânicos de “Harry Potter”), irão explorar como a natureza e a mitologia inspiraram e ajudaram a dar vida às criaturas mágicas do Mundo Bruxo.

Junto com o Museu de História Natural, a editora Bloomsbury irá ainda publicar um livro sobre a exposição, que será lançado em versão digital e audiolivro pela Pottermore Publishing.

A ação é idêntica a que houve no aniversário de 20 anos da publicação original de Harry Potter e a Pedra Filosofal em 2017, quando a exposição Harry Potter: A History of Magic, sobre a magia presente na série, foi aberta na Biblioteca Britânica, e com ela foram lançados livros e um documentário especial.

Logo da exibição Fantastic Beasts: The Wonder of Nature.

A exposição, que será a mais ambiciosa da história do museu, colocará 50 espécimes de suas coleções mundialmente famosas ao lado de acessórios dos filmes de “Animais Fantásticos” e “Harry Potter”, como o chifre de erumpente e a caveira de dragão presente nas aulas de Defesa Contra as Artes das Trevas do professor Remo Lupin, e contará com monitores interativos, que irão comparar e contrastar diferentes animais. Visitantes também saberão mais sobre o magizoologista Newt Scamander e descobrirão que, como muitas das criaturas fantásticas, os animais do mundo real precisam de nossa ajuda.

Em comunicado oficial, Clare Matterson, diretora executiva de engajamento do Museu de História Natural de Londres, disse:

Reunir personagens do mundo bruxo e algumas das criaturas mais fantásticas do mundo natural produzirá uma experiência cativante que mostrará como o mundo natural inspirou lendas e histórias que encantaram gerações. Uma celebração espetacular da ciência e da natureza repleta de surpresas e experiências hipnotizantes, será impossível sair sem querer aprender mais sobre as maravilhas do nosso planeta e como podemos protegê-lo melhor.

Em entrevista para a BBC News, Matterson revelou algumas das comparações que serão feitas:

Você se lembrará da dança de acasalamento da erumpente de Animais Fantásticos e Onde Habitam. Faremos comparações com a aranha-pavão, que tem seus próprios movimentos extraordinários que ela usa para atrair um companheiro. E também há algo no mundo mágico chamado seminviso, que, como o nome sugere, tem maneiras de se desaparecer. E, é claro, existem todos os tipos de exemplos no mundo natural, mas um dos mais famosos é o polvo, que pode mudar de cor e se camuflar, misturando-se ao ambiente natural.

Cientistas do museu segurando um chifre de erupente.

Cientistas do museu segurando um chifre de erupente.

O documentário, que será exibido no canal BBC One e utilizará material da Unidade de História Natural da BBC, por sua vez, irá visitar lugares como as estepes congeladas da Sibéria e as cavernas de Madagascar para levar os espectadores a uma jornada global de descobertas e fazer paralelos entre o mundo real e os fabulosos mundos da mitologia e da literatura.

O apresentador Stephen Fry declarou:

Eu não poderia estar mais feliz por fazer parte desta magnífica oportunidade para nós, trouxas, mostrarmos ao mundo bruxo que as criaturas fantásticas em nosso mundo são mais do que iguais às deles. Unindo forças com os poderes combinados da fabulosa BBC, sua lendária Unidade de História Natural e o mágico Museu de História Natural, esperamos poder te aproximar mais do que nunca de algumas das criaturas mais espetaculares e extraordinárias já vistas.

Josh Berger, presidente e diretor geral da Warner Bros. Entertainment do Reino Unido e presidente da Harry Potter Global Franchise Development, disse:

É muito empolgante trabalhar com o Museu de História Natural e a Unidade de História Natural da BBC, instituições britânicas icônicas, em um projeto que tem um objetivo tão grande em seu coração. Espero que os fãs do Mundo Bruxo e do mundo natural gostem imensamente da exposição e do documentário.

Curadores do museu com o chifre de erupente em frente ao Museu de História Natural de Londres.

Em frente ao Museu de História Natural de Londres.

Os primeiros ingressos para a exposição começarão a ser vendidos no dia 16 de janeiro. Ela será aberta na primavera no hemisfério norte (outono no hemisfério sul) e ocorrerá por sete meses antes de embarcar em uma turnê internacional. Não há uma data para o lançamento do documentário e do livro baseado na exposição.

Atualização: A exposição estará disponível ao público no Museu de História Natural de Londres entre os dias 22 de maio de 2020 até 3 de janeiro de 2021.

Sobre o autor

Vinicius Ebenau

Vinicius aprendeu com "Harry Potter" a valiosa lição que amigos são uma das coisas mais importantes que existem... porque, sem eles, não teria pego emprestado a maioria dos livros para ler pela primeira vez. Formado em Cinema e Audiovisual, espera que a J.K. Rowling leia essa bio e dê uma chance a ele, pois faria um trabalho mil vezes melhor que o David Yates.