Instituto Mágico de Podcasts do Estação 9¾

Fundo amarelado de papel velho com brasão em estilo de xilogravura medieval. Vê-se um capacete de cavaleiro, conchas de vitrola e floreios envolvendo um escudo. Este está dividido em quatro partes, nas quais se vê  Brasão clube de Transfiguração: uma mão segurando um pincel. Brasão clube de Alquimia: uma pedra filosofal.  Brasão Observatório 9¾: uma coruja com carta no bico. Brasão clube do Pasquim: uma pena de escrita. Na parte inferior do brasão há uma faixa na qual lê-se “Instituto Mágico de Podcasts Estação 9¾”.

Estação 9¾ só nasceu porque alguns leitores da obra de J.K. Rowling resolveram colaborar para que, juntos, produzissem um conteúdo baseado num universo que os envolve e acolhe.

Agora, perto de nosso segundo aniversário de vida, com um grupo considerável de ouvintes/colaboradores consolidado, o Estação 9¾ gostaria de dar o próximo passo rumo a uma produção de conteúdo em áudio que envolva todos aqueles que desejam fazer parte da magia.

É por isso que estamos lançando a ideia do Instituto Mágico de Podcasts do Estação 9¾, um sistema organizado para dividir as tarefas que estão envolvidas na produção do nosso podcast, para que o ouvinte que quiser colaborar possa aprender fazendo.

Assim, nosso Instituto nasce com a oferta de 4 clubes, onde haverá participantes veteranos e novatos:

Brasão clube do Pasquim: uma pena de escrita.

Produção e pautas: É o clube que faz o podcast fluir, responsável por agendar as datas das gravações, juntar as equipes para gravar, sugerir temas e delegar pautas. Cuidar dos textos padronizados das postagens e checar se a pauta se realiza do início ao fim, desde seu nascimento, com a sugestão do tema, passando pela sua elaboração, encaixe no cronograma dos episódios e, finalmente, a gravação.

Brasão clube de Transfiguração: uma mão segurando um pincel.

Arte gráfica e design: Encarregados de dar a identidade visual do podcast, os membros são responsáveis pelas capas dos episódios e pelo layout de nossas redes sociais. Seja com ilustrações ou manipulação de imagens, os membros desse grupo vão poder dizer que enchem os olhos de nossos ouvintes. Não esquecendo, obviamente, de providenciar sempre descrições para as imagens, para que nossos colegas com deficiência visual também usufruam da mágica de transfigurar.

Brasão clube de Alquimia: uma pedra filosofal.

Edição de áudio: Responsável por transformar o material gravado em forma bruta num episódio. Um processo que envolve limpeza do som, tratamento, nivelamento, equalização, decupagem, trilha e sonorização.

Brasão Observatório 9¾: uma coruja com carta no bico.

Publicação e divulgação: É a galera da comunicação bruxa. Depois de pautado, gravado, editado e ilustrado, é o clube encarregado de publicar os episódios no site e divulgar eles nas nossas redes sociais. Pode solicitar pequenos serviços dos demais clubes, para ações de divulgação ou para movimentar os seguidores do Estação em todas as redes. Sem falar que também será a galera "relações públicas" do podcast, dialogando diretamente tanto com os ouvintes quanto com outros podcasts, para eventuais colaborações.

Separador de texto.

Se você não domina nenhum desses 4 campos, relaxe, pois a intenção deles também é ensinar. Portanto, se você quer, por exemplo, aprender a editar imagens e, ao mesmo tempo, ser colaborador do podcast, pode se inscrever no Clube de Transfiguração sem medo.

O importante é saber que se voluntariar para um dos clubes exige responsabilidade e compromisso, uma vez que, se uma das etapas falhar, não apenas o produto do seu clube fica comprometido, mas também todo o processo.

A organização desses clubes será feita em 4 níveis:

Alunostodos os que querem aprender e estão produzindo conteúdo. Em tese, todos os participantes do podcast podem ser encaixados como alunos da escola de podcasts também.

Monitoresalunos com mais experiência que ajudam os que têm menos experiência na produção. Os monitores são os primeiros a gerenciarem os trabalhos dos alunos. Eles são indicados e escolhidos pelos diretores.

Professoresserão 4, pois cada professor será o coordenador de um dos clubes. Portanto, pressupõe-se que só se candidatem a professores aqueles que tiverem experiência no tema de seu clube.

Diretor e vice-diretorcoordenadores gerais cuja função é garantir que todos os clubes estejam funcionando.

Você pode entrar em mais de um clube. Mas não se sobrecarregue, porque não vai faltar serviço.

MATRÍCULAS

Para se inscrever, basta preencher o formulário abaixo e escolher onde e como deseja colaborar com o podcast. Caso você queira participar só gravando mesmo, tem um Clube específico só pra isso. Clique aqui pra entrar no chat do Clube de Gravações no Messenger do Facebook!

Caso tenha problemas para visualizar o formulário abaixo, clique aqui.

Separador de texto.

Caso você não tenha entendido muito bem como funciona nosso Instituto, entre em contato conosco através de qualquer rede social, e-mail ou comentários! Você pode também ouvir uma versão explicativa do Instituto de Magia em formato de podcast aqui ou no player abaixo.