O Pottermore e a Apple anunciaram hoje uma parceria para vender na iTunes Store todos os sete livros de “Harry Potter” numa edição que eles estão chamando de “melhorada”.
Essas edições oferecem o texto original completo, é claro, mas ainda têm não apenas os novos conteúdos escritos de J.K. Rowling como também as diversas ilustrações animadas do Pottermore, com as quais o leitor poderá interagir de diversas maneiras. Também foram feitas novas capas exclusivas para cada livro, que ainda não foram divulgadas em boa resolução, mas podem ser conferidas na imagem destacada acima ou no fim do post. A edição é o primeiro lançamento da série na loja da Apple, já que antes só era possível comprar os livros digitais no Pottermore.
Uma nova tipografia chamada Fluffy (provavelmente inspirada no cão de três cabeças Fofo) foi criada para adicionar capitulares no início de cada capítulo. O logotipo de “Harry Potter” utilizado pela Apple no design das capas não é o mesmo utilizado na versão americana da editora Scholastic, o que nos leva a crer que a parceria envolve também a Warner Bros., já que o logo é dos filmes.
Um produtor executivo do Pottermore contou um pouco sobre o processo criativo:
Toda decisão é sobre o texto em si. Sempre somos conscientes sobre a tensão narrativa – às vezes é apropriado permitir que o leitor dê uma olhada no mundo bruxo e coloque uma imagem explicativa de um Hinkypunk em sua visão periférica. Às vezes,em momentos de ação tensa e perigo iminente, isso seria completamente errado. A equipe passou um tempo junta, fora do escritório, num espaço secreto em Londres, para desenvolver ideias. Para as capas, por exemplo, começamos com mais de 100 tratamentos diferentes e no passar dos meses seguintes, reduzimos a 11, então a três e finalmente terminamos com um desenho que todos amamos.
A autora J.K. Rowling disse que estava “emocionada por ver os livros de Harry Potter tão belamente concretizados na iBooks para o mundo digital; as artes e animações nestas edições melhoradas dão vida à história em uma maneira nova prazerosa”. Já o presidente da Apple, Tim Cook, declarou que “os fãs de Harry Potter vão amar como suas histórias favoritas criaram vida. A série lendária de J.K. Rowling é perfeita para ser curtida no seu iPad ou iPhone e estamos emocionados em oferecê-los exclusivamente na iBooks Store”.
O Pottermore também divulgou um vídeo na notícia para mostrar um pouco de como é essa nova edição. Confira logo abaixo:
Essas edições estão disponíveis por enquanto apenas em inglês em 32 países pelo preço de US$ 9,99 (R$38,23) cada livro. Entretanto, já é possível realizar a compra antecipada em mais 18 países das versões traduzidas para francês, alemão e espanhol, que estarão disponíveis no dia 9 de novembro. Infelizmente, nem o Pottermore, a Rocco ou a Apple disseram algo sobre traduções para o português brasileiro.
Veja abaixo as capas em baixa qualidade divulgadas através da iTunes Store.