No evento A Celebration of Harry Potter, que acontece neste exato momento na Universal Orlando, um mapa mundial interativo com sete das escolas mágicas que existem (incluindo Hogwarts, Beauxbatons e Durmstrang) pode ser visto no estande do Pottermore. Dentre elas, é marcado o local da escola brasileira!
Nenhuma informação adicional ou imagem do mapa foram divulgadas, porém com essa foto podemos especular. Ainda não temos como afirmar os nomes das novas escolas, pois no mapa físico do evento não existem, e é difícil dizer com certeza a localização de cada uma, pois este mapa provavelmente foi feito baseado em um antigo, ou seja, com as proporções todas distorcidas.
Aparentemente, a escola americana mencionada por Rowling ou não está presente no mapa ou é a escola situada no Canadá, que se localiza na América do Norte também; já a escola situada no continente africano fica na Uganda. A escola brasileira fica no estado do Amazonas, perto da divisa com o estado de Roraima. Do lado da ilustração, no centro do Brasil, temos o que parecem ser porcos selvagens.
Abaixo, algumas fotos do estande.
Junto com o mapa, um novo texto de J.K. Rowling foi lançado no Pottermore falando sobre as escolas. Confira a tradução completa!
Escolas de Magia
O número de países que tem sua própria escola de magia é minúsculo, se comparado aos que não têm. Isso acontece porque as populações bruxas da maioria dos países escolhem estudar em casa. Ocasionalmente, também, a comunidade mágica em tal país é pequena ou remota e cursos por correspondência foram visto como um meio de melhor custo-benefício para educar os jovens.
Há onze escolas de bruxaria já bem estabelecidas e de prestígio no mundo todo, todas elas registradas pela Confederação Internacional dos Bruxos. Instituições menores e menos regulamentadas vêm e vão, são difíceis de serem rastreadas e raramente são registradas pelo Ministério apropriado (neste caso, não posso atestar o padrão educacional que elas oferecem). Se alguém quiser saber se há uma escola de magia aprovada em sua região, é necessário enviar uma coruja para a Secretaria de Educação da Confederação Internacional de Bruxos.
A localização precisa de cada uma das seguintes escolas é um segredo guardado a sete chaves. As escolas temem não apenas perseguição dos trouxas, como é um fato triste que em diversos momentos de suas longas histórias, todas essas instituições tenham sido afetadas pelas guerras bruxas, e a atenção hostil de tanto a comunidade mágica estrangeira quanto a doméstica (não é só na Grã-Bretanha que a educação de jovens mágicos foi submetida à interferência ou pressão do Ministério). Como regra geral, escolas mágicas costumam ser situadas em áreas montanhosas e cercadas por terra (apesar de que há exceções notáveis, como será visto), já que essas regiões são de difícil acesso aos trouxas e fáceis de serem defendidas de bruxos das trevas.
Atualizado: Foi confirmado que novas informações sobre todas as escolas serão divulgadas AMANHÃ no Pottermore! Não esqueça de visitar o Animagos para ficar ligado.
Escrito em conjunto com Igor Moretto