O primeiro filme da série “Harry Potter”, Harry Potter e a Pedra Filosofal, estreou nos cinemas no final do ano de 2001. Decerto, à época, ninguém imaginaria que ainda em 2020 haveria uma grande notícia relacionada ao arrecadamento de bilheteria e isso aconteceu este final de semana na China.
Após meses de portas fechadas e em seguida operando com apenas 30% de sua capacidade devido ao surto de Covid-19 que assola o mundo inteiro, os cinemas chineses puderam avançar mais um pouco na normalização das atividades nesse setor de entretenimento no último final de semana. Agora, as salas de cinema do país podem preencher até 50% das salas. Como principal “estreia” desse acontecimento, foi lançada nos cinemas da China uma versão remasterizada em 4K e nos formatos 3D e IMAX de Pedra Filosofal.
Cerca de 16 mil salas exibiram o filme e juntas arrecadaram US$ 13,6 milhões. Por volta de 17% desse total (US$ 2,1 milhões) foram provenientes de salas IMAX. No lançamento original do filme no país (janeiro de 2002), Harry Potter e a Pedra Filosofal havia arrecadado apenas US$ 7,8 milhões.
Re-exibições no cinema
Re-exibir filmes no cinema não é tão incomum: só Pedra Filosofal já foi exibido em pelo menos quatro épocas distintas. Em 2004, na Espanha; em 2016, na Rússia e Eslováquia e nos Estados Unidos, em 2018. Além disso, houve maratonas com todos os filmes da série no Reino Unido (2010), Argentina e Estados Unidos (2016).
No entanto, é importante ressaltar que esta re-exibição na China foi a única realmente expressiva em termos de bilheteria, principalmente considerando que apenas 50% da capacidade dos cinemas está sendo vendida e que grande parte da população ainda deve temer uma contaminação pelo vírus. Neste ano, a Holanda (16 de julho) e o Reino Unido (10 de julho) também fizeram re-exibições dos filmes em meio à pandemia.
Novos pôsteres
A re-exibição foi um marco tão importante que novos cartazes foram criados para divulgá-la. Veja abaixo as artes de divulgação utilizadas para promover o filme pelo país:
Harry Potter na China
Os fãs chineses de “Harry Potter” são particularmente valorizados pela Warner Bros. Em maio deste ano, a Portkey Games lançou em versão beta o jogo para celular Harry Potter: Magic Awakened, que ainda não tem confirmação de lançamento mundial. Nesse RPG de cartas, o jogador começa seu primeiro ano em Hogwarts e precisa aprender feitiços, duelar e muito mais para progredir no jogo.