Harry Potter

Casa no Pottermore pode refletir sua personalidade, aponta estudo

Escrito por Vinicius Ebenau

Um estudo publicado no jornal Personality and Individual Differences, intitulado “Harry Potter and the measures of personality: Extraverted Gryffindors, agreeable Hufflepuffs, clever Ravenclaws, and manipulative Slytherins” (“Harry Potter e as medidas de personalidade: Extrovertidos Grifinórios, agradáveis Lufanos, inteligentes Corvinais e manipuladores Sonserinos”, em tradução livre), prova que as casas em que os usuários são designados no Pottermore pode oferecer sugestões sobre a personalidade do(a) individuo(a).

Uma equipe de pesquisa de universidades dos Estados Unidos entrevistou 132 inscritos no site, que preencheram uma série de avaliações. Comparando as médias para cada casa com as pontuações do grupo em geral, os pesquisadores descobriram que seus traços de caráter poderiam espelhar os estereótipos de cada casa.

Alunos da Sonserina pontuaram mais alto na denominada Tríade Negra, que envolve narcisismo, maquiavelismo e psicopatia, enquanto os da Corvinal eram os mais propícios a necessitarem de cognição. No entanto, membros da Grifinória e da Lufa-Lufa não combinaram em sua maioria com suas características ficcionais de corajosos e leais, respectivamente.

A equipe também relatou uma correlação entre a personalidade de cada casa e as pessoas que queriam estar nelas, independentemente de onde elas foram realmente colocadas. Querer possuir uma determinada característica estava ligada diretamente a de fato possuí-la. As pessoas que disseram que queriam ser “Sonserinos manipuladores”, por exemplo, tendiam a ter um pontuação mais elevada em narcisismo.

No final, eles acreditam que “claramente, o que lemos pode influenciar a forma como vemos a nós mesmos”.

Sobre o autor

Vinicius Ebenau

Vinicius aprendeu com "Harry Potter" a valiosa lição que amigos são uma das coisas mais importantes que existem... porque, sem eles, não teria pego emprestado a maioria dos livros para ler pela primeira vez. Formado em Cinema e Audiovisual, espera que a J.K. Rowling leia essa bio e dê uma chance a ele, pois faria um trabalho mil vezes melhor que o David Yates.