Harry Potter J.K. Rowling

Quodpot: o esporte bruxo preferido dos Estados Unidos

Escrito por Igor Moretto

O Quodpot (ou Trancabola, como é conhecido no Brasil) é um esporte bruxo muito popular nos Estados Unidos, e cujas regras provêm do início do Quadribol. O esporte foi criado pelo bruxo Abraham Peasegood no século XVIII. Quer conhecer sua história?

Quando Abraham migrou para os Estados Unidos, sua intenção era simplesmente começar um time de Quadribol, mas o que ele não esperava era que a goles que levava em sua mala entrasse em contato com a ponta de sua varinha. Ao tirá-la da mala, Abraham descobriu que a goles estava encantada e explodiu em seu rosto. Mas como o bruxo tinha um senso de humor inabalável, tentou reproduzir o efeito com seus amigos, criando assim o Quodpot.

O campo de Quodpot.

Acima você vê uma representação do campo de Quodpod: do lado esquerdo do campo vemos o ponto de onde a partida começa, uma linha separando as duas extremidades do campo se desenha no centro, e do outro lado um caldeirão envolto por um círculo chamado de “círculo de pontos” é ilustrado.

Onze jogadores de cada time se aglomeram no ponto de partida e devem levar a goles (que no Quodpot se chama “quod”) até o caldeirão antes que ela exploda. Nesse cadeirão há uma solução que impede a explosão da quod. Os jogadores só podem jogar a quod no caldeirão quando estiverem dentro do círculo de pontos.

Essas regras e ilustração foram publicadas no livro esportivo O Nobre Esporte dos Bruxos, escrito pelo especialista Quíntio Umfraville e lançado em 1620. Em Quadribol Através dos Séculos, no entanto, Kennilworthy Whisp fala que os times começam cada um em seu lado do campo.

Um jogador arremessa a quod para o caldeirão.

Um jogador arremessa a quod para o caldeirão.

Nos Estados Unidos, o Quadribol não é tão popular quanto no resto do mundo, e o Quodpot é grandemente preferido. Essa cultura se espelha um pouco na América do Sul, apesar do Quadribol ainda ser o mais popular. Na Europa, o Quodpot é jogado esporadicamente, e o Quadribol ainda é extremamente forte no continente.

Bastidores

Provavelmente a autora J.K. Rowling tenha querido criar um paralelo dos esportes do mundo trouxa ao conceber esse rival do Quadribol. Sua relação com o futebol e o futebol americano é praticamente óbvia. Enquanto o futebol americano é amado pelos estadunidenses, o resto do mundo tem olhos apenas para o futebol tradicional. As regras simplistas do Quodpot demonstram certo desprezo da autora para com as regras do futebol americano.

Sobre o autor

Igor Moretto

Igor já trabalhou como tradutor de conteúdo em diversos sites. Hoje, formado em Produção Audiovisual, procura alimentar o Animagos com novidades e é responsável pelo Podcast Animagos.