Harry Potter

Livros com materiais inéditos de Harry Potter por J.K. Rowling serão lançados em outubro!

Escrito por Renato Delgado

De acordo com informações veiculadas pelo Pottermore, serão lançados dois livros inéditos para acompanhar a exposição Harry Potter: A History of Magic. Nesses livros (cada um dedicado a uma faixa etária distinta), teremos acesso pela primeira vez a diversos manuscritos originais, além de rascunhos e desenhos, feitos pela autora J.K. Rowling enquanto escrevia os livros da série “Harry Potter”.

Arte oficial do cartaz da exposição.

A exposição foi criada para comemorar os 20 anos de publicação do primeiro livro da série, Harry Potter e a Pedra Filosofal, e ficará em cartaz na Biblioteca Britânica do dia 20 de outubro deste ano até 28 de fevereiro de 2018. As entradas estão sendo vendidas desde abril deste ano e, no momento, só há ingressos para janeiro e fevereiro. O Pottermore divulgou hoje a arte oficial do evento, na qual vemos a fênix desenhada por Jim Kay para a edição ilustrada de Harry Potter e a Câmara Secreta. O designer sênior da Biblioteca Britânica, John Overeem, comentou sobre a escolha da criatura e do desenho:

Foi um processo de seleção longo e recompensador. Temos várias criaturas mágicas entre as quais escolher, mas a fênix parecia, de forma simbólica, a mais esperançosa e dinâmica; a versão de Jim Kay está em cores tão vívidas que é como se ela saísse da página.

Essa exposição colocará em exibição mais de 100 artefatos relacionados à série “Harry Potter”, incluindo “contribuições especiais da editora britânica de ‘Harry Potter’, a Bloomsbury, e itens dos arquivos de J.K. Rowling escolhidos a dedo, como notas escritas a mão e desenhos” com o intuito de levar o visitante a uma jornada “para onde a magia e o mito começaram”. Muitos desses artefatos estarão reproduzidos em dois livros inéditos, que, de acordo com o release oficial da editora, “ecoarão os materiais da exposição”.

Capa temporária do livro Harry Potter: A History of Magic

A edição adulta estará disponível em formato digital (lançada pelo Pottermore) e em cópia física (impresso pela própria Bloomsbury) e receberá o mesmo nome da exposição, Harry Potter: A History of Magic (em tradução literal, Harry Potter: Uma História da Magia). Custando £ 30 (aproximadamente R$ 130), a edição terá 256 páginas e promete, além dos materiais de J.K. Rowling, artigos escritos por diversos especialistas.

Harry Potter: Uma História da Magia é o livro oficial da exposição, uma colaboração única entre a Bloomsbury, J.K. Rowling e os curadores da Biblioteca Britânica. Ele promete levar os leitores a uma jornada fascinante pelas matérias estudas na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts – das aulas de Alquimia às de Poções, passando por Herbologia e Trato das Criaturas Mágicas.

Cada capítulo exibe uma coleção valiosa de artefatos da Biblioteca Britânica e de outros arquivos ao redor do mundo, além de manuscritos, esboços e ilustrações exclusivas do arquivo de “Harry Potter”. Também encomendamos um artigo sobre cada tópico escrito por um especialista, escritor ou comentarista cultural, todos usando como inspiração os materiais da exibição – contribuições interessantes, perspicazes e inesperadas de Steve Backshall, Reverendo Richard Coles, Owen Davies, Julia Eccleshare, Roger Highfield, Steve Kloves, Lucy Mangan, Anna Pavord e Tim Peake, que oferecem perspectivas pessoais a esse tema mágico.

Os leitores poderão se debruçar sobre livros de feitiçaria antigos, belos pergaminhos que revelam o segredo do elixir da vida, frascos com sangue de dragão, raízes de mandrágora, pinturas de centauros e uma vassoura real de bruxa, em um livro que mostra as invenções mágicas de J.K. Rowling ao lado de seus antepassados culturais e históricos. Este é o presente perfeito para os fãs de “Harry Potter”, mentes curiosas, de grande imaginação, bibliófilos e leitores de todo o mundo que não tiveram a chance de conferir a exposição em pessoa.

Capa temporária do livro Harry Potter: A Journey Through a History of Magic

A segunda edição, voltado para a família e leitores mais jovens, se chamará Harry Potter: A Journey Through a History of Magic (em tradução literal, Harry Potter: Uma Jornada pela História da Magia). Possivelmente uma versão mais resumida da anterior, contando com 144 páginas, ela também estará disponível em formato físico e digital, e custará £ 12,99 (aproximadamente R$ 55). Leia a sinopse:

Uma traquinagem irresistível através da história da magia, da alquimia aos unicórnios, da feitiçaria antiga à Hogwarts de Harry – repleta de esboços não vistos e páginas de manuscritos de J.K. Rowling, ilustrações mágicas de Jim Kay e artefatos estranhos, maravilhosos e inspiradores que foram magicamente divulgados pelos arquivos da Biblioteca Britânica.

Este livro fascinante leva os leitores a uma jornada pelo currículo de Hogwarts, incluindo Herbologia, Defesa Contra as Artes das Trevas, Astronomia, Adivinhação e muito mais. Descubra a verdade por trás da Pedra Filosofal, crie sua própria poção e descubra o segredo da tinta invisível. Saiba tudo sobre a história das raízes de mandrágoras e dos dragões, descubra para que bruxas realmente usaram suas vassouras, veja imagens incríveis de sereias reais e leia sobre poções e astrônomos, alquimistas e muito mais. O presente perfeito para bruxos e bruxas aspirantes e qualquer fã de “Harry Potter”. Comemorando vinte anos da magia de “Harry Potter”, e produzido em associação com a Biblioteca Britânica para apoiar sua principal exposição, Harry Potter: Uma Jornada pela História da Magia.

Esta rica pesquisa e fascinante exploração da história mágica é escrita pela equipe de curadores da Biblioteca Britânica.

Os dois livros serão lançados no mesmo dia de abertura da exposição, em 20 de outubro, e, até o momento, não sabemos se eles serão traduzidos para o português pela editora Rocco. Assim que soubermos qualquer informação, noticiaremos aqui no site!

Colaboração de Vinicius Ebenau

Sobre o autor

Renato Delgado

Corvinal de coração, Renato se envolve com sites de "Harry Potter" há mais de dez anos e ainda não se cansou deles! Formado em Letras e quase mestre em Linguística, trabalha com revisão de textos e tradução de filmes e séries de televisão.