Harry Potter

Capa de edição ilustrada de Quadribol através dos séculos e lançamento brasileiro

Vários elementos da capa britânica. Para mais detalhes, ler a notícia.
Escrito por Renato Delgado

As editoras Bloomsbury e Scholastic enfim revelaram as capas das edições ilustradas britânica e americana, respectivamente, do livro Quadribol através dos séculos, escrito por J.K. Rowling sob o pseudônimo de Kennilworthy Whisp e publicado originalmente em março de 2001.

As duas edições terão ilustrações de Emily Gravett, que também é uma escritora de literatura infantil bastante premiada. Apesar de as duas conterem ilustrações da mesma ilustradora, as duas são bem diferentes entre si: enquanto a britânica aposta num visual mais lúdico e colorido, contendo mais ilustrações originais, a americana se demonstra mais sóbria. Veja abaixo as duas imagens:

Vemos na imagem diversas ilustrações criadas por Emily Cravett. O fundo do livro é todo azul claro, com duas vassouras, ao topo, ornando o nome da autora J.K. Rowling. Logo abaixo, ao centro, vemos a assinatura de Kennilworthy Whisp. Dos lados da assinatura, vemos bordados com times de Quadribol. Vemos um escudo preto com uma vespa em tons dourados. Ao lado, um escudo que se assemelha à lâmina de um machado antigo. É verde e contém linhas douradas, inclusive bordeando o escudo. Do lado direito da assinatura, vemos um escudo com uma bola de canhão como se estivesse fazendo movimento rápido (dois canhões menores estão ao lado). É cor de tijolo. Por fim, um escudo com fundo cinza exibindo a cabeça de uma águia. Abaixo, a palavra QUIDDITCH com uma bruxa encostada no C. Entre o Quidditch e o through, uma vassoura com um corvo com uma varinha no bico fazendo um feitiço. Ao lado, um juiz apita e faz movimentos com os braços. O direito para o lado e o esquerdo para cima. Entre through e "the ages", vemos várias cenas de um jogo de quadriboll: há um time vermelho e um verde. Um jogador do vermelho bate em uma bola com seu taco, uma jogadora do verde quase cai. Dois jogadores se encaram, enquanto o vermelho estende a mão possivelmente para pegar um pomo. Por fim, manobras de quadribol fazem um jogador vermelho quase cair e outro vermelho observa e está indo em outra direção.Abaixo de The Ages, vemos um retrato de Glynnis Griffiths, das Harpias de Holyhead. Ela encara com semblante ameaçador. Ao lado, as bolas do jogo: a goles, o pomo e o balaço. Por fim um selo, que informa que o livro é um acessório mágico para as histórias de Harry Potter

Capa britânica do livro Quadribol através dos séculos

Em um fundo verde com listras mais claras e mais escuras, simulando um campo de quadribol, vemos um grande pomo de ouro ao centro. Em cima, o nome da autora, J.K. Rowling. Abaixo, o título do livro. Embaixo do pomo, trÊs jogadores: O primeiro é dos tornados de tutshill, que segura sua vassoura como uma arma. A roupa é azulada e a capa é roxa. O do meio é de tom amarelado e das Pegas de Montrose. Na extremidade de sua vassoura, uma cabeça de alce é esculpida. Por fim, uma jogadora das harpias de hollyhead, de uniforme cinzento e branco. Emoldurando tudo, estão as três barras do jogo, abaixo, a informação de que foi ilustrado por emily gravett.

Capa americana do livro Quadribol através dos séculos

Em uma declaração do Wizarding World.com, “as ilustrações de Gravett realmente dão vida ao quadribol. Você pode esperar se banquetear com pôsteres de partidas, uniformes dos times, objetos colecionáveis dos Canhões de Chudley, assim como propagandas de vassouras, ingressos antigos de Copas do Mundo de Quadribol e muito mais”.

Além das capas, foram reveladas algumas páginas do miolo do livro, dando prévias de tudo o que foi detalhado na declaração acima. Confira abaixo:

Em meio a tantas novidades, a Rocco, editora brasileira, se pronunciou sobre a edição ilustrada que será trazida para o Brasil. De acordo com um tweet, o livro será lançado ainda este ano e deverá seguir a capa britânica. Leia abaixo:

A edição ilustrada de Quadribol através dos séculos na língua original chega às livrarias um pouco mais tarde do que o inicialmente divulgado, no dia 6 de outubro deste ano e estará disponível apenas em capa dura. Por enquanto, nas livrarias brasileiras, a pré-venda da versão americana só pode ser efetuada pela Amazon. Esperamos trazer em breve mais links.

Assim como ocorreu com edições passadas dos livros, os lucros das vendas serão revertidos para a Lumos, instituição criada por Rowling para dar a crianças e adolescentes vulneráveis uma vida melhor. Uma parte também será doada à Comic Relief, organização britânica que foi contemplada na publicação original tanto de Quadribol através dos séculos quanto de Animais Fantásticos e Onde Habitam.

Sobre o autor

Renato Delgado

Corvinal de coração, Renato se envolve com sites de "Harry Potter" há mais de dez anos e ainda não se cansou deles! Formado em Letras e quase mestre em Linguística, trabalha com revisão de textos e tradução de filmes e séries de televisão.