Como parte dos nossos esforços para dar voz às pessoas trans no nosso site, resolvemos divulgar uma live que vai acontecer amanhã no Instagram da Amanda Palha, militante travesti e educadora, e também no do filósofo Ali Prando.
A transmissão vai acontecer a partir das 19 horas e você pode vê-la tanto no perfil da Amanda (@amanda.palhaa) quanto no do Ali (@aliprando.exe), e para acessá-los, é só clicar nos links com os usernames deles. Abaixo, você confere a descrição da live.
Recentemente, a escritora J.K Rowling, criadora do universo bilionário de Harry Potter, escreveu uma carta aberta aos seus seguidores que dizia conhecer e amar pessoas trans, mas que elas “apagavam” as problemáticas enfrentadas por mulheres cis.
Neste domingo, uma live no Instagram vai debater e propor reflexões sobre a fala da escritora, assim como expor a realidade de pessoas transexuais. A atividade acontecerá nos perfis da educadora Amanda Palha e do filósofo Ali Prando, a partir das 19 horas.
A fala ofensiva repercutiu ao redor do mundo, estimulando o posicionamento de personalidades e a revolta dos fãs da série fantástica contra sua criadora. Protagonistas de diferentes filmes da franquia, os atores Daniel Radcliffe e Emma Watson (Harry Potter), assim como Eddie Redmayne (Animais Fantásticos) se pronunciaram à comunidade LGBTQIA+ apoiando as pessoas atacadas pela escritora.
Ao longo dos últimos 20 anos, a franquia ensinou a muitas dessas pessoas sobre amizade, empatia e vínculos afetivos para além da família nuclear, questões muito importantes para essa população. No Brasil, atualmente, uma emenda que propõe conceder auxílio emergencial e apoio a mulheres trans e travestis vítimas de violência doméstica aguarda votação.
Durante a live, questões como a cultura do cancelamento, o comprometimento político de artistas com seu público e as representações feministas e LGBTQ+ na cultura pop serão abordadas.
Participe da transmissão e depois venha aqui dizer o que achou! 🙂