J.K. Rowling

Live no Instagram discute o ensaio de J.K. Rowling neste domingo

Imagem com as fotos de Amanda e Ali em preto e branco, um de cada lado da imagem. No centro, o texto "transfobia na literatura fantástica".
Escrito por Igor Moretto

Como parte dos nossos esforços para dar voz às pessoas trans no nosso site, resolvemos divulgar uma live que vai acontecer amanhã no Instagram da Amanda Palha, militante travesti e educadora, e também no do filósofo Ali Prando.

A transmissão vai acontecer a partir das 19 horas e você pode vê-la tanto no perfil da Amanda (@amanda.palhaa) quanto no do Ali (@aliprando.exe), e para acessá-los, é só clicar nos links com os usernames deles. Abaixo, você confere a descrição da live.

Recentemente, a escritora J.K Rowling, criadora do universo bilionário de Harry Potter, escreveu uma carta aberta aos seus seguidores que dizia conhecer e amar pessoas trans, mas que elas “apagavam” as problemáticas enfrentadas por mulheres cis.

Neste domingo, uma live no Instagram vai debater e propor reflexões sobre a fala da escritora, assim como expor a realidade de pessoas transexuais. A atividade acontecerá nos perfis da educadora Amanda Palha e do filósofo Ali Prando, a partir das 19 horas.

A fala ofensiva repercutiu ao redor do mundo, estimulando o posicionamento de personalidades e a revolta dos fãs da série fantástica contra sua criadora. Protagonistas de diferentes filmes da franquia, os atores Daniel Radcliffe e Emma Watson (Harry Potter), assim como Eddie Redmayne (Animais Fantásticos) se pronunciaram à comunidade LGBTQIA+ apoiando as pessoas atacadas pela escritora.

Ao longo dos últimos 20 anos, a franquia ensinou a muitas dessas pessoas sobre amizade, empatia e vínculos afetivos para além da família nuclear, questões muito importantes para essa população. No Brasil, atualmente, uma emenda que propõe conceder auxílio emergencial e apoio a mulheres trans e travestis vítimas de violência doméstica aguarda votação.

Durante a live, questões como a cultura do cancelamento, o comprometimento político de artistas com seu público e as representações feministas e LGBTQ+ na cultura pop serão abordadas.

Participe da transmissão e depois venha aqui dizer o que achou! 🙂

Sobre o autor

Igor Moretto

Igor já trabalhou como tradutor de conteúdo em diversos sites. Hoje, formado em Produção Audiovisual, procura alimentar o Animagos com novidades e é responsável pelo Podcast Animagos.