O ator Johnny Depp, que interpretou Gerardo Grindelwald nos dois primeiros filmes de “Animais Fantásticos”, publicou hoje em suas redes sociais um comunicado oficial afirmando que a Warner Bros. Pictures solicitou sua renúncia do papel do vilão. A mídia internacional especula que a decisão vem devido à recente derrota de Depp em um processo por difamação.
Em um caso que envolve sua ex-esposa Amber Heard e que vem se desenrolando há vários anos, Depp é acusado de agredir física e psicologicamente a atriz. Em um dos últimos capítulos dessa história, Depp processou o News Group Newspapers, editora responsável pelo tabloide britânico The Sun, seus editores e o jornalista Dan Wootton por difamação.
Processo por difamação
O tabloide publicou em 2018 uma matéria que afirmava que o ator havia sido violento com Heard. Na ocasião, o veículo até questionou o fato de Johnny Depp ter sido escalado para Animais Fantásticos e Onde Habitam.
Após três semanas de embate acalorado entre as duas defesas, o juiz da Suprema Corte Andrew Nicol aceitou as alegações de Amber Heard de que ele a havia agredido violentamente durante seu relacionamento de cinco anos, negando que houve difamação.
Declaração oficial
O ator publicou o anúncio de sua saída no seu Instagram oficial. A tradução segue.
6 de novembro
Londres
À luz de recentes acontecimentos, gostaria de fazer esta breve declaração.
Em primeiro lugar, quero agradecer a todos que me presentearam com seu apoio e lealdade.
Fiquei comovido com todas as mensagens de amor e preocupação, especialmente nos últimos dias.
Em segundo lugar, quero que saibam que a Warner Bros. pediu que eu abandonasse meu papel de Gerardo Grindelwald e respeitei e concordei com essa solicitação.
Por fim, quero dizer isto.
O julgamento surreal da corte britânica não mudará minha luta por dizer a verdade e confirmo que planejo recorrer.
Minha determinação permanece forte e quero provar que as alegações contra mim são falsas. Minha vida e carreira não serão definidas por este momento.
Obrigado por lerem.
Sinceramente,
Johnny Depp
O futuro da franquia e do personagem
De acordo com o jornalista Umberto Gonzalez, do The Wrap, as filmagens de Animais Fantásticos 3 não serão pausadas e nenhuma cena precisará ser refilmada, apesar da saída de Depp e seu papel precisar ser substituído.
De acordo com a Variety, a Warner Bros. já se pronunciou, agradecendo a Depp pelo seu trabalho nos filmes até então. Até o momento, o estúdio não falou que ator deverá substituir Depp no papel de Grindelwald nos próximos filmes.
O site também afirma que o filme, que tinha sua estreia marcada para 12 de novembro de 2021, teve sua estreia mais uma vez adiada, e dessa vez sem data marcada, para o verão (do Hemisfério Norte) de 2022. Dessa forma, a estreia do filme fica um ano e meio atrasada em relação ao cronograma original (novembro de 2020).
Este é o segundo adiamento de Animais Fantásticos 3: primeiro, de novembro de 2020 para 12 de novembro de 2021, e agora para o meio de 2022. A nova data de significa que serão 3 anos e meio de diferença entre a sua estreia e a de Crimes de Grindelwald. Essa é a maior diferença entre lançamentos de filmes do Mundo Bruxo desde os 2 anos que separaram Harry Potter e a Ordem da Fênix de Enigma do Príncipe.