Harry Potter

Em diários, Alan Rickman falou sobre J.K. Rowling e bastidores de Harry Potter

Exemplar do livro de Alan Rickman em uma mesa branca. A capa do livro tem o rosto de Alan Rickman e o título em vermelho.
Escrito por Igor Moretto

O fandom de “Harry Potter” e os amantes de teatro e cinema receberam uma péssima notícia no dia 14 de janeiro de 2016: um ano depois do primeiro diagnóstico de câncer no pâncreas, mantido em segredo, Alan Rickman havia morrido.

É quase desnecessário dizer, mas Rickman foi o ator escolhido em 2000 para interpretar um dos personagens mais importantes e centrais de “Harry Potter” na versão cinematográfica da série, Severo Snape, e sobre isso Rickman não poupou anotações em seus diários, recentemente reunidos em forma de livro como Madly, Deeply: The Diaries of Alan Rickman (Loucamente, Profundamente: Os Diários de Alan Rickman, em tradução livre), que será lançado em 18 de outubro.

Abaixo, traduzimos alguns trechos publicados pelo The Guardian dos diários.


Compre o livro!

Capa dura Kindle

Comprando o livro pelos links acima, o Animagos recebe uma porcentagem da venda, o que nos ajuda a continuar existindo.


2000: o início de “Harry Potter”

De agosto a dezembro de 2000, Rickman anotou suas impressões sobre as gravações de Harry Potter e a Pedra Filosofal e também mencionou a famosa conversa que teve com J.K. Rowling onde a autora revelou segredos da história do personagem Severo Snape.

23 de agosto
18:30: Dirijo a Siena para chegar a Il Campo antes de anoitecer. Vou ao bar onde, por volta das 20:00, ligo para Los Angeles e digo que aceito fazer HP.

24 de agosto
Perto da piscina e sentindo quase nada com HP, o que me incomoda – ou será porque estou lendo Experience, da Martin Amis, que fala sobre uma vida tão ímpar?

6 de setembro
Um dia na piscina. Conversando com Judy [Hofflund, gerente do ator] e a negociação continua… (HP).

Relâmpago nas montanhas.

10 de setembro
Lindo dia. Ainda está ensolarado. Vou para a piscina. Termino HP 1 e começo o 2.

21 de setembro
HARRY POTTER DECOLA.
10:30: Vou de carro discutir e experimentar o figurino. Muitas medições infernais depois de um mês na Itália. Uma valsa entre nós – colarinho mais alto? Tecido azul? Mangas mais finas? E vamos aos Estúdios Leavesden. Chris Columbus [diretor], David Heyman [produtor] e o departamento de maquiagem esperando. Peruca? Nariz?

6 de outubro
Primeira conversa com Joanne Rowling. Sua irmã atende o telefone – “Ela não está, quer deixar um recado?” Gargalhadas no fundo… “Desculpa!”. [Eu digo:] “Há algumas coisas que só Snape e você sabem. Preciso saber…”. “Você está certo. Me ligue amanhã; ninguém mais sabe essas coisas”.

7 de outubro
Conversei com Joanne Rowling de novo e ela me contou, nervosa, alguns detalhes da história de Snape. Falar com ela é como falar com alguém que vive nessas histórias, não as cria. Ela transborda com falas do tipo “Quando ele era novo, isso, isso e aquilo aconteceu”, e nunca “eu queria isso e aquilo…”.

8 de outubro
14:00: Com Ruby [Wax, atriz e comediante], Ed [Bye, esposo de Ruby e produtor] e seus filhos no Harbour Club. Um dos amigos do Max [filho de Ruby] é uma indicação do que há por vir. “Você é o Snape?”.

10 de outubro
HARRY POTTER COMEÇA.

Primeiro pôster de Pedra Filosofal, com uma coruja voando com uma carta endereçada a Harry Potter.

Primeiro pôster de Harry Potter e a Pedra Filosofal. (WB/Divulgação)

11:00: Vou a Newcastle de trem, e depois depois de carro para o castelo de Alkwick [ou seja, Hogwarts] e maquiagem (de três horas…) para um teste de câmera. Definindo alguns detalhes: rosto pálido = envelhecendo; o nariz falso precisa de muita maquiagem e etc. O clima é geralmente amigável e um pouquinho caótico.

19:45: Vou a um restaurante de tapas com Sean [Biggerstaff, intérprete de Olívio Wood] e Robbie Coltrane [Hagrid] para comer vários pratos de indulgências fritas antes de ir para o hotel, onde tomo um vinho e como chocolates do mini-bar. Incorrigível…

11 de dezembro
7 da manhã: Voltei ao Grande Salão de Harry P. com Maggie Smith [profª McGonagall], Zoë Wanamaker [Madame Hooch], Ian Hart [prof. Quirrell] e Richard Harris [Alvo Dumbledore], todos de espírito doce e engraçado. Mas estamos só ticando algumas tomadas complementares – nada de discurso sobre a cena e o que estamos pensando. Talvez não haja tempo… Talvez… Gente demais envolvida nas decisões. Fizeram um chapéu pro Snape. Um chapéu? Pro Snape? Felizmente, Chris Columbus também tem o espírito doce e engraçado, e dá para adivinhar os seus pensamentos e o que quer. Se você não faz o que ele quer, ele deixa bem claro. E então a cena é feita. E tudo parece bem.

2001: um atentado e um filme

Em 2001, Rickman falou sobre os atentados terroristas a Nova York e mencionou o lançamento nos cinemas do primeiro “Harry Potter”.

19 de fevereiro
ÚLTIMO DIA EM HP.
No final do dia, Edwiges voa ao longo do Grande Salão e deixa cair a Nimbus 2000 no colo de Harry. Dave, o treinador, não dormiu preocupado com tudo isso. Coisas simples e incríveis.

11 de setembro

ATAQUE AO CENTRO COMERCIAL DE NOVA YORK.

Foto das duas torres do World Trade Center pegando fogo no panorama novaiorquino.

A vista de Manhattan na manhã de 11 de setembro. (Foto: Michael-Foran/CC)

11:30: Ensaio [da peça Private Lives, em Londres]. Passamos pelo primeiro ato. Quando vamos começar a ensaiar a coreografia, a primeira notícia de Nova York chega. Choque total. O ensaio se torna desanimado, à flor da pele e irrelevante, mas ensaiamos mesmo assim.

Eventualmente vou para casa às 19:30 e fico assistindo sem parar a TV, como se para marcar aquilo no meu cérebro, no meu psicológico, na minha vida. O avião parecia uma faca na manteiga.

14 de setembro
Jantar em casa. Assistindo mais cobertura jornalística. Ainda tentando entender alguma coisa. Não tem como esquecer os quatro milhões de famélicos no Afeganistão, sem contar os iraquianos inocentes. Há tanta ingenuidade nos Estados Unidos que só a imagem de cinco palestinos dançando na rua já apaga o cenário geral.

23 de outubro
David Heyman me liga pra dizer que eu estava brilhante em HP… Em casa, faxes sobre a junket de imprensa, que é enorme e impossível. O telefonema de DH foi, é claro, uma coincidência…

4 de novembro
PREMIÈRE DE HARRY POTTER.
18:30: O filme deve ser visto apenas no cinema. Ele ganha uma escala e profundidade que se assemelha à trilha sonora horrenda de John Williams. A festa no Savoy, depois, é muito mais divertida.

2002: abre-se a câmara secreta

9 de janeiro
Experimentei o figurino de Harry P de novo. Precisa de alguns ajustes.

14 de janeiro
HARRY POTTER 2.

Foto da gravação da cena em que McGonagall, Dumbledore, Sprout e Snape encontram a escritura na parede do corredor de Hogwarts.

Maggie Smith, Miriam Margolyes, Richard Harris e Alan Rickman em cena de Harry Potter e a Câmara Secreta. (WB/Wizarding World/Divulgação)

6:50: É bom ver todo mundo de novo, mas parece um sonho, como se não tivéssemos nem parado. E de certo modo, não paramos. E não vamos parar…

Richard Harris está envolto em gripe, o que força Maggie Smith a esconder seu rosto num cachecol.

Exaustão insuportável no fim do dia. Aparentemente dormir só uma hora não é o suficiente. Volto ao hotel e como um sanduíche, batata frita, tomo vinho e assisto Ground Force antes de me deitar.

31 de janeiro
Aniversário de Rima [esposa de Rickman]. Faz tempo que não ficávamos juntos no dia 31 de janeiro. [Uma curiosidade: o aniversário de Lílian Potter é no dia 30 de janeiro.]

2 de abril
HP.
7:15: Na torre de quadribol com Miriam Margoyles [profª Sprout] (prestes a receber uma Ordem do Império Britânico e nove quilos mais leve – ela me conta em sua maneira inimitável) e Jason Isaacs [Lúcio Malfoy] – que acabou de virar pai pela primeira vez. O tipo de cena em que só se abana a cabeça, mas acaba rápido e estamos livres na hora do almoço.

4 de dezembro
Conversando com Paul Lyon-Maris [agente] sobre sair de HP, o que ele acha que vai acontecer. Mas aqui estamos nós de novo na área de colisão de projetos. Reiterando o fim de HP. Eles não escutam.

2003: Michael Jackson e Emma falando grego

O “jornalista” britânico Martin Bashir lançou, neste ano, um documentário altamente sensacionalista acusando Michael Jackson de abuso infantil, e Prisioneiro de Azkaban começou a ser filmado.

8 de fevereiro
Assistindo ao documentário de Martin Bashir sobre Michael Jackson [Living with Michael Jackson, 2003]. Jornalismo por interesse próprio e vergonhoso. Quanto tudo isso custou? Compare as ações de MJ com as de milhões de pederastas e pedófilos diariamente ou com as milhares de crianças morrendo diariamente de AIDS na África do Sul. Faça um filme sobre isso com seu rosto cheio de preocupação.

14 de abril
HARRY POTTER [3].

Foto da cena em que Flitwick rege um coral de alunos no Grande Salão.

Warwick Davis, como Flitwick, regendo um coral de alunos em cena de Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban. (WB/Wizarding World/Divulgação)

7:00: Cena na mesa principal com David Thewlis [Remo Lupin], Michael Gambon [substituindo Harris como Alvo Dumbledore], Maggie Smith, Warwick Davis [prof. Flitwick].

Mais do mesmo, na verdade. Mas não tem o que fazer a não ser filmar – um coral, 300 crianças, um discurso. Pessoas lendo no plano de fundo.

2 de maio
8:40: No corredor com Dan Radcliffe [Harry Potter]. Ele se concentra tanto agora. Sério e focado – mas de um jeito divertido. Ainda não acho que seja mesmo um ator, mas com certeza vai dirigir/produzir. E tem um apoio tão acanhado e digno de seus pais. Não forçam nada.

30 de julho
7:00: Aula de Snape na sala de Lupin.

O dia começa fabulosamente com uma tela guilhotinando minha cabeça e, de repente, um desmaio curto, seguido por uma melancolia no resto do dia. Alfonso [Cuarón, diretor] está puto comigo. Gosto demais dele para deixar que continue, então brigo com ele longe do set e resolvemos a questão. Ele está sob a pressão de HP e começa a ensaiar com as câmeras antes mesmo dos atores, e essas crianças precisam de direção. Eles não sabem suas falas e a dicção de Emma [Watson, Hermione Granger] faz parecer que ela está falando grego. Além disso, meu “ensaio” é com uma dublê francesa.

2004: violência nos bastidores de Cálice de Fogo

23 de maio
NOVA YORK.
16:00: Première mundial de Harry Potter 3.

A chegada ao Radio City é como ser um Beatle. Milhares de fãs gritando quando saímos dos carros. A maioria por causa de Daniel Radcliffe, mas um pouco para todos. Isso sem falar no palco com 6.000 pessoas assistindo.

Alfonso fez um trabalho extraordinário. É um filme bem mais adulto, tão cheio de ousadia que me trouxe um sorriso atrás de outro. Cada frame do filme é o trabalho de um artista contador de histórias. Efeitos maravilhosos que são de certa forma a vida do filme, não malabarismos para chamar a atenção.

28 de setembro
HP [4].
7:55: Batendo na cabeça de Daniel e Rupert [Grint, Rony Weasley] – sem dúvida vai gerar bafafá sobre punição corporal.

Foto de Alan, como Snape, forçando a cabeça de Harry e Rony para seus cadernos.

Rickman na cena de Harry Potter e o Cálice de Fogo mencionada no diário. (WB/Wizarding World/Divulgação)

11 de novembro
7:15: No escritório de Dumbledore com Maggie… Meu monólogo é impossível de decorar, então gera sérias risadas. Ainda mais com as histórias de Maggie sobre a première de Ladies in Lavender [filme de 2004]: “Miriam Margolyes parecia um tanque Sherman de lantejoulas”.

13 de dezembro
HP. ÚLTIMO DIA?
7:00: Última cena com Pedja [Predrag Bjelac, Igor Karkaroff], trabalho que eu descrevi ofensivamente como trabalhar com uma cristaleira com rodinhas. Não por causa dele enquanto pessoa (complexa e agradável), mas sim porque ele te bate a toda oportunidade.

Me sinto um poste nesse filme, apesar dos bons motivos de Mike [Newell, diretor]. Está sob pressão (como Alfonso) e tudo é sobre a filmagem. A gente só conversa mesmo sobre a cena depois do quarto takePlus ça change.

2006: É a sua história

Ao longo de 2005, Rickman recebeu tratamento para uma forma agressiva de câncer de próstata. Foi decidido que a melhor opção era remover toda a próstata, uma operação realizada no Vanderbilt University Medical Center em Nashville, Tennessee, nos Estados Unidos. Enquanto isso, o ator estava em dúvida se voltaria para as filmagens de Ordem da Fênix.

5 de janeiro
5:00: Acordo.

5:45: Levado para o hospital.

6:00: Pré-operatório. Isso é como um set de filmagem. Nada parece real.

Não me lembro de nada, com aquele analgésico no alto da sala de recuperação. Pessoas atenciosas, cuidadosas.

21:00: Rima volta ao hotel depois de assistirmos Dancing With the Stars com sublime irreverência.

Os novos detalhes de jour são sobre várias posições para amenizar as dores ou drogas e tubos aparentemente em todos os lugares.

8 de janeiro
7:00: Os médicos vêm e depois de lidar com cateteres e drenagem, finalmente, nervosos chegam ao ponto – “Como você fez a queda no final de Duro de Matar [filme de 1988]?”.

Faço o check-out e vou para o Hermitage Hotel ficar por uma semana no centro de Nashville. Dr. Smith, guia de turismo, diz que Graceland [mansão de Elvis Presley] fica a 321 quilômetros (muito longe) – sugere uma visita à fábrica da Jack Daniel’s. Mesmo sendo um dry state, então não teve amostra grátis.

30 de janeiro
Finalmente digo sim a HP 5. Não me sinto nem bem nem mal. O argumento vencedor é o que diz: “Vá até o fim. É a sua história”.

12 de abril
Assim que coloco o figurino de Snape, percebo que alguma coisa acontece. Parece estranho conversar, sorrir, se abrir. O personagem me restringe, me contrai. Qualidades não muito boas num set de filmagens. Nunca fui menos comunicativo com uma equipe. Felizmente, Dan preenche esse espaço com facilidade e charme. E juventude.

2007: Snape amava Lílian

20 de julho
[PUBLICAÇÃO DO ÚLTIMO HARRY POTTER.]

Foto de uma livraria completamente lotada na noite de lançamento de Relíquias da Morte.

Foto: Zack Sheppard/CC

23:15: Tunbridge Wells e Waterstones. Pensei que haveria 20 ou 30 pessoas esperando à meia-noite. Provavelmente 300-400. E a fila anda devagar. Uma hora na fila e decido agir. Me dirijo a um segurança amigável. “Você leu os livros?”. Não. “Viu os filmes?”. Um deles. “Estou neles”. Ah, sim! Vai haver confusão se eu entrar na fila. “Vou chamar o gerente”.

(O gerente chega.) “Ah! Oi!”.

27 de julho
… termino de ler o último livro de Harry Potter. Snape morre heroicamente, Potter o descreve a seus filhos como um dos homens mais corajosos que ele já conheceu e dá a um de seus filhos o nome Alvo Severo. É realmente um rito de passagem. Uma pequena informação de Jo Rowling há sete anos – Snape amava Lílian – me deu algo no penhasco a que me segurar.

2008: Tom, Maggie e Dan

4 de fevereiro
HP6.
Harry Potter e o Enigma do Príncipe. Dia um.

Graças a Deus consigo colocar o figurino sem descosturar.

7 de fevereiro
8:15: Paparazzi no estacionamento. Claustro congelante da catedral de Gloucester. Uma relação de trabalho totalmente nova, dessa vez com Tom Felton [Draco Malfoy]. A história desse épico de atualmente seis partes era, até hoje, “está cheio de crianças”… agora? Encontrei Maggie em seu trailer, vulnerável e meio “foda-se”… tudo de uma vez. [A atriz Maggie Smith estava enfrentando um câncer de mama durante as filmagens de Enigma do Príncipe.]

Foto de Snape encurralando Draco num corredor de Hogwarts.

Em Harry Potter e o Enigma do Príncipe, Snape e Draco têm uma relação que foi nova para Rickman. (WB/Wizarding World/Divulgação)

10 de março
A fala “tire sua varinha para fora” faz Helena Bonham Carter [Belatriz Lestrange] perder as estribeiras, e vai ser incontrolável na quinta-feira… Helen McCrory [Narcisa Malfoy] diz que está apavorada, mas cai como uma luva com o caos.

27 de novembro
Escrevo, da forma apropriada, uma nota de “não, obrigado” negando uma Ordem do Império Britânico.

29 de dezembro
13:00: Almoço com Daniel Radcliffe no Cafe Cluny. Ontem ele tinha 12 anos e hoje 19. Quando isso aconteceu? E ele é sensível, articulado e inteligente. E tem um apartamento de três quartos em NY.

2009: A teimosia de Yates

2 de julho
Por aqui, finalmente fazemos o acordo para HP 7 partes um e dois, e as pessoas são cuidadosamente deixadas em posse de genitais.

9 de julho
HP 6. NOVA YORK.
Festa no Museu de História Natural. A vontade de comer e pegar uma bebida só é comparável à necessidade de bater as cabeças dos três Davids [produtores David Heyman e David Barron, e diretor David Yates] na parede mais próxima. Entendo o desenvolvimento de personagens e os esplêndidos efeitos especiais (deslumbrantes), mas cadê a história???

25 de novembro
HP [7].
6:15: Ao galpão de filmagem…

Frio, húmido, mas a equipe parece tão distante que Ralph [Fiennes, Voldemort] e eu simplesmente seguimos trabalhando na cena. David Y continua com a teimosia de sempre sobre V[oldemort] me matar com um feitiço. (Impossível entender, sem contar o ódio que isso resultaria nos leitores). No entanto, é ótimo trabalhar com Ralph. Direto, verdadeiro, inventivo e livre.

De volta em casa, Rima (cérebro narrativo) diz: “Ele não pode te matar com um feitiço – o único feitiço que o mataria seria o Avada Kedavra, que mata instantaneamente. Não seria possível terminar a cena”.

Páginas do diário de Alan Rickman onde ele fala sobre a cena da morte do Snape. Ao lado das datas, o ator desenhou os óculos de Harry Potter.

Páginas de um dos diários de Alan Rickman com um óculos (de Harry Potter) desenhado nas páginas sobre as gravações das duas partes de Harry Potter e as Relíquias da Morte. (The Guardian/Divulgação)

26 de novembro
6:15: A Morte de Snape. Quase 10 anos depois. Pelo menos só depende de dois atores. David fica vulnerável e cativante quando está animado, e ele está animado com essa cena. É o exemplo absoluto do que pode acontecer quando dois atores tiram a cena do papel e trabalham com a história, o espaço e entre si. A casa de barco do Stuart Craig deu um quê de ironia e eternidade. Como eu disse a David – é tudo meio épico e japonês.

2010: Obrigado, Jo

14 de janeiro
HP.
6:30: Depois de uma noite sem sono nenhum. Cena 305. Ou – O Último Suspiro de Severo Snape.

Aqui estou, com Dan, Emma e Rupert dez (?) anos depois (Emma está de férias da universidade). Sangue de uma imaginada Nagini pela minha garganta, os três com as sobrancelhas franzidas e um pouco ofegantes. É difícil lembrar qualquer cena em particular nesses anos, principalmente porque todas as decisões são tomadas em comitês e não no chão do set. Ouvimos DY contar o que estamos pensando e o porquê (e, as vezes, reconta a história…), e um pequeno pedaço de criatividade aparece.

Foto de uma cena de Pedra Filosofal em que Snape esbarra no trio num corredor da escola,

10 anos antes, Rickman começou a trabalhar com os atores que estariam na cena da morte de Snape. (WB/Wizarding World/Divulgação)

25 de fevereiro
18:15: De carro para Leicester. Première de Alice no País das Maravilhas [filme de 2010].

Na chuva. Difícil para os fãs que chegaram cedo. Autógrafo/flash/flash. Fazemos uma fila para [Príncipe] Charles e [Princesa] Camilla. Ele: “Você ainda faz Harry Potter?”. Ela: “Não te vejo há séculos”. Então vemos o filme. Totalmente arrebatador – estranho, profundo, complexo e maravilhoso.

8 de março
15:15: Para HP, ensaiar com Michael Gambon. Voltando a seu trailer, Michael fala sobre seu medo de esquecer suas falas. E então me conta que está fazendo Krapp’s Last Tape [peça de teatro] – o que há de errado com essa imagem??

10 de março
Só eu e Michael G. o dia inteiro. Ele parece vulnerável depois de adoecer, e a gravação de ontem não foi fácil para ele. As falas são um problemão. A tecnologia ajuda, e por que não? Nunca é bom quando é só perda de memória – não dá pra relaxar, ficar livre ou ter contato de verdade. Eu teria quadros e autocues em todos os lugares. E de qualquer forma, quando ele solta um pouco de esplendor, é fácil e fascinante.

Foto de Rickman e Gambon gravando uma cena no escritório do diretos. Snape pega e observa a mão de Dumbledore.

A relação de Snape e Dumbledore é recontada no final de Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 2. (WB/Wizarding World/Divulgação)

29 de março
ÚLTIMO DIA EM HARRY POTTER.
6:15: Tudo meio inacreditável. Acho que Daniel estava chocado com a finalidade. Parecia que havia câmeras em todo lugar (de documentário). “Como se sente?”. Me perguntam antes que eu sinta qualquer coisa, antes do sentimento ter nome. “É particular”, eu digo, “e não vou compartilhar com isso”, apontando para a lente.

Tem alguma coisa naquelas latas de rolo de filme e acabou. Obrigado, Jo.

7 de agosto
13h45: De carro para Leavesden para a festa de encerramento de HP.

Quase todas as despesas poupadas – pelo menos na comida. Às 14:30, pouco restou, de qualquer maneira.

23 de novembro
55 Wimpole Street. No laboratório do médico. Faço exame de sangue e leio várias revistas, incluindo a informação da Vogue de que Emma Watson recebeu um Rolex vintage “de seus produtores”…

2011: O público, no entanto, gostou

7 de fevereiro
19:00: Entrevista no Bafta.

Não vou te contar quais props eu roubei ou o que Jo Rowling me disse.

7 de julho
HP 7 PARTE 2. TERMINA AQUI.
Ao Trafalgar Square – o que leva uma hora. Uma vez lá, tapetes vermelhos em todo lugar. Uma tela, uma plataforma, um entrevistador e uma multidão gritando e cantando “Snape, Snape, Severus Snape…”. O tapete vai até o Leicester Square para o filme às 20:00.

Fiquei perturbado ao assistir – o filme teve que mudar de faixa no meio do caminho para contar a história de Snape e a câmera tira a concentração. O público, no entanto, gostou.

Foto dos dois atores que interpretaram Snape e Lílian jovens sentados na grama.

Rickman não gostou de como a história de Snape ficou no último filme de “Harry Potter”. (WB/Wizarding World/Divulgação)

Sobre o autor

Igor Moretto

Igor já trabalhou como tradutor de conteúdo em diversos sites. Hoje, formado em Produção Audiovisual, procura alimentar o Animagos com novidades e é responsável pelo Podcast Animagos.