Harry Potter

Jim Kay se afastará das ilustrações de “Harry Potter” para cuidar de sua saúde mental – Atualizado

Imagem de Jim Kay segurando uma cópia da edição ilustrada de Harry Potter e o Cálice de Fogo. O ilustrador sorri e aparentemente está em um escritório. Há diversos livros ao fundo.
Escrito por Renato Delgado

De acordo com o The Bookseller, o próximo volume de “Harry Potter” a ser lançado em edição ilustrada, Harry Potter e a Ordem da Fênix, será o último em que Jim Kay trabalhou. Em entrevista para o site, o ilustrador afirma que se afastará desse trabalho para cuidar de sua saúde mental.

Quando recebi um telefonema em 2013 com a oferta de um trabalho de ilustração, nunca imaginaria o impacto que isso teria na minha vida. Tenho muita sorte de ter participado de uma franquia que significa tanto para tanta gente em todo o mundo. Após dez anos de trabalho com a [editora] Bloomsbuy, com grande tristeza terei que me afastar da ilustração de “Harry Potter”. Tenho lutado contra um transtorno mental há algum tempo, e não seria certo tentar continuar quando não consigo mais dar aos fãs e à série o compromisso e a energia integrais que ela merece.

O quinto volume contou com a participação inédita de outro ilustrador, seu amigo Neil Packer. Não se sabe ainda, porém, se Packer encabeçará os novos títulos. Jim Kay declarou:

O que me conforta é saber que a Bloomsbury continuará trabalhando e apoiando outros artistas para tornarem os livros restantes lindos e inspiradores para uma nova geração de jovens leitores. Nunca teria ido tão longe através da jornada de Harry sem o apoio e a paciência constantes da Bloomsbury e de J.K. Rowling. Devo agradecer os dois por me darem dez anos de rabiscos felizes e pela oportunidade de conhecer tantos fãs de “Harry Potter” de todas as fases da vida. Todos encontramos inspiração nas páginas dos livros de Jo; pessoalmente, o que eu mais gostava e devo sentir mais falta é daquele momento intangível entre ler o texto e criar as imagens.

Uma porta-voz da editora Bloomsbury também comentou sobre o assunto:

Trabalhar com Jim nesses livros maravilhosos foi uma experiência mágica. Os leitores sentem uma conexão profunda e emotiva com o trabalho dele, apreciando as histórias de novas formas enquanto se maravilham com a riqueza e o talento artístico de cada uma.

Sentimos muita gratidão e um privilégio em ter desfrutado da visão de Jim do mundo bruxo e reconhecemos toda a dedicação e trabalho que ela representa. Vamos sentir falta de colaborar com Jim, mas ele sempre terá um lugar especial na família “Harry Potter” de ilustradores de talento incomparável.

Atualização: Em seu perfil no Instagram, Jim Kay se pronunciou mais sobre sua decisão:

Caso você ainda não saiba, tive que desistir de ilustrar a série ilustrada de “Harry Potter”. É difícil transmitir como isso é esmagador e, em particular, como sinto que decepcionei a Bloomsbury, Jo, os modelos que tão gentilmente me ajudaram a realizar o livro e os leitores maravilhosos que já investiram na série. Tenho que agradecer a Bloomsbury, que foi extraordinária e fez tanto para me ajudar nesses últimos anos, e ao incrível ilustrador Neil Packer, sem o qual Ordem da Fênix nunca teria sido concluído. Eu sou extremamente sortudo por ter tido essa oportunidade, e mais sortudo ainda por ter amigos, familiares e editores tão solidários que, convenhamos, tiveram que lidar comigo e com meus problemas por anos. Conhecendo a brilhante equipe da Bloomsbury, os dois últimos livros serão lindos e desejo a todos os envolvidos uma criativa e feliz conclusão da jornada. É uma comissão dos sonhos para qualquer ilustrador. Se você conhece alguém com problemas de saúde mental, seja paciente. Para os sofredores, é um esforço colossal usar uma máscara de “normalidade” quando você está fora de casa no mundo real e, infelizmente, geralmente é em torno daqueles que amamos e confiamos mais que a máscara escorrega. Por essa razão, sou grato a Alison e Louise, por pacientemente juntarem os pedaços, repetidas vezes. Vou tentar continuar trabalhando, aos poucos. Amor e melhores desejos. Jim.

Se tiver interesse em adquirir o último trabalho de Jim Kay (com Neil Packer) em “Harry Potter”, acesse os links a seguir:

Harry Potter e a Ordem da Fênix: capa dura + brinde | capa dura

Harry Potter and the Order of the Phoenix (edição britânica): capa dura

Harry Potter and the Order of the Phoenix (edição americana): capa dura

Desejamos completa recuperação a Jim Kay. Fique ligado no Animagos para mais informações sobre o livro. Enquanto isso, ouça nossa releitura de Harry Potter e a Ordem da Fênix no podcast A Casa Elefante clicando aqui!

Sobre o autor

Renato Delgado

Corvinal de coração, Renato se envolve com sites de "Harry Potter" há mais de dez anos e ainda não se cansou deles! Formado em Letras e quase mestre em Linguística, trabalha com revisão de textos e tradução de filmes e séries de televisão.