Filmes de Harry Potter

Morre Robbie Coltrane, ator de Hagrid em Harry Potter

Foto de Robbie Coltrane em preto e branco.
Escrito por Vinicius Ebenau

Faleceu nesta sexta-feira (14) no Forth Valley Royal Hospital em Larbert, na Escócia, em decorrência de uma falência múltipla de órgãos, o ator, comediante e autor Robbie Coltrane, intérprete de Rúbeo Hagrid nos filmes de “Harry Potter”. A notícia foi confirmada por sua agente, Belinda Wright. Ele tinha 72 anos.

Robbie Coltrane, nome artístico de Anthony Robert McMillan, nasceu em 30 de março de 1950 na cidade de Rutherglen, na Escócia, filho da professora e pianista Jean Ross e do médico Ian Baxter McMillan. Educado no Glenalmond College, um internato cuja punições corporais ele descreveu como “violência legalizada”, ele cursou a Glasgow School of Art, inicialmente interessado em tornar-se um pintor. Após ter dúvidas sobre suas habilidades, Coltrane foi atraído aos palcos e começou sua carreira atuando em companhias de teatro e fazendo comédia stand-up. Pouco depois, Coltrane estreou na televisão, em 1979, atuando na série Play for Today. Desde então, ele atuou em séries como Cracker (pelo qual venceu três BAFTAs de Melhor Ator) e National Treasure e filmes como 007 Contra GoldenEye, 007 – O Mundo Não é o Bastante, Do Inferno, Doze Homens e Outro Segredo e Van Helsing – O Caçador de Monstros.

Entre seus trabalhos, no entanto, Coltrane ficou mais conhecido ao redor do mundo por interpretar o meio-gigante Hagrid em todos os oito filmes de “Harry Potter”, um dos quatorze atores a aparecer em todos os longas da série. Em 2006, por seus serviços ao Drama, o ator recebeu a Ordem do Império Britânico (OBE).

Foto de Harry Potter e a Pedra Filosofal, com Hagrid na moto de Sirius entregando o bebê Harry.

Hagrid na moto voadora com o bebê Harry na Rua dos Alfeneiros, nº 4 em Harry Potter e a Pedra Filosofal. (WB/Wizarding World/Divulgação)

Nos últimos anos, Coltrane viveu com diversos problemas de saúde, sido diagnosticado com obesidade e diabetes tipo 2 e sofrendo de sepse, infecção do trato respiratório inferior e bloqueio cardíaco. Ele chegou a utilizar cadeira de rodas e ter dores constantes, antes de fazer uma cirurgia nas juntas de um dos joelhos para tratar de osteoporose. Apesar das dificuldades, em 2021, Coltrane esteve presente pessoalmente no especial Comemoração de 20 anos de Harry Potter: De Volta a Hogwarts, dando um depoimento emocionado sobre os filmes e seu personagem.

Coltrane deixa sua irmã, Annie Rae, e dois filhos, Spencer e Alice.

Diversas pessoas relacionadas a “Harry Potter” deixaram seus depoimentos sobre o ator. Leia-os abaixo:

J.K. Rowling, autora de “Harry Potter”:

Nunca mais conhecerei alguém remotamente parecido com Robbie. Ele era um talento incrível, único, e eu tive a sorte de conhecer ele, trabalhar com ele e rir com ele. Envio o meu amor e as mais profundas condolências à sua família, sobretudo aos seus filhos.

Daniel Radcliffe, intérprete de Harry Potter:

Robbie foi uma das pessoas mais engraçadas que conheci e costumava nos manter rindo constantemente quando crianças no set. Eu tenho memórias especialmente boas dele mantendo nosso ânimo em Prisioneiro de Azkaban, quando estávamos todos nos escondendo da chuva torrencial por horas na cabana de Hagrid e ele estava contando histórias e piadas para manter o moral alto. Sinto-me incrivelmente sortudo por ter conhecido e trabalhado com ele e muito triste por ele ter falecido. Ele era um ator incrível e um homem adorável.

Emma Watson, intérprete de Hermione Granger:

Descanse em paz, Robbie Coltrane.

Robbie era como o tio mais divertido que já tive, mas acima de tudo, ele era profundamente carinhoso e compassivo comigo quando criança e adulta. Seu talento era tão imenso que fazia sentido que ele interpretasse um gigante – ele poderia preencher QUALQUER espaço com seu brilhantismo. Robbie, se eu puder ser tão gentil quanto você foi comigo em um set de filmagem, eu prometo que farei isso em seu nome e memória. Saiba o quanto eu adoro e admiro você. Sentirei muita falta de sua doçura, seus apelidos, seu calor, suas risadas e seus abraços. Você nos fez uma família. Saiba que você foi isso para nós.

Não havia um melhor Hagrid. Você fez uma alegria ser Hermione.

Rupert Grint, intérprete de Rony Weasley:

De coração partido ao saber que Robbie se foi. Nunca esquecerei o cheiro de charutos e cola de barba – uma combinação maravilhosa.

Ninguém mais neste planeta poderia interpretar Hagrid, apenas Robbie.

Assim como Hagrid era nos livros e filmes, Robbie era na vida – caloroso, compassivo e hilário. Um homem de coração gigante que ainda estava cuidando de nós décadas depois. Enviando amor para sua família. Vejo você do outro lado, Bobser.

Chris Columbus, diretor de Pedra Filosofal e Câmara Secreta e produtor de Prisioneiro de Azkaban:

Realmente um dia triste para nossa família Potter. Uma das almas mais calorosas e gentis que já conheci, Robbie Coltrane, nos deixou. Amado por milhões, ele não era apenas um ótimo ator, mas uma das pessoas mais engraçadas que já conheci. Espero que você esteja se divertindo muito lá em cima, rindo para caramba com Griffiths, Rickman e Harris!! Te amo!!!

Casey Patterson, diretora e produtora executiva do especial Comemoração de 20 anos de Harry Potter: De Volta a Hogwarts:

Robbie estava doente quando estávamos filmando, ciente de sua mortalidade e ferozmente determinado a ter aquela experiência final e completa com seu amado elenco. Ele passou dias nos sets originais conversando com todos eles, podíamos senti-lo absorvendo o Grande Salão, as histórias de guerra, a passagem do tempo. Ele era profundamente engraçado, mas igualmente cru e vulnerável. […] Ele olhou direto para a lente e, daquele jeito conhecedor de Hagrid, compartilhou com todos que ele sabia estar perto do fim e quão orgulhoso ele estava do legado que deixaria para trás.

Tom Felton, intérprete de Draco Malfoy:

Uma das minhas mais afetuosas memórias de filmar “Harry Potter” foi uma gravação noturna no primeiro filme na Floresta Proibida. Eu tinha 12 anos. Robbie se importava e cuidava de todos ao seu redor. Sem esforço. E os fazia rir. Sem esforço. Ele era um grande gigante amigável na tela, mas ainda mais na vida real. Te amo, amigo – obrigado por tudo.

Matthew Lewis, intérprete de Neville Longbottom:

https://twitter.com/Mattdavelewis/status/1580979884653887489?s=20&t=NaTzEjqnCwZm_BVpOi5XFQ

Robbie. Bobser. Ele me chamava de Garoto do Espaço. Compartilhávamos um amor pela fronteira final. Ele não se importava com nada e sempre fazia você sorrir. Um gigante, em mais de um sentido. Tivemos bons tempos.

Bonnie Wright, intérprete de Gina Weasley:

Com o coração partido pela morte de Robbie Coltrane. Hagrid era meu personagem favorito! Robbie retratou o calor, o senso de lar e o amor incondicional de Hagrid por seus alunos e criaturas mágicas de forma brilhante. Robbie sempre tratou a mim e meus colegas de elenco quando éramos crianças como profissionais iguais em um set de filmagem. Um tipo de atitude que incutiu confiança e um sentimento de união. Obrigado por todas as risadas. Sinto sua falta, Robbie. Enviando amor para sua família. Descanse em paz.

James Phelps, intérprete de Fred Weasley:

Vou sentir falta das conversas aleatórias sobre todos os assuntos sob o sol. E eu nunca vou esquecer que, em setembro de 2000, Robbie Coltrane veio até mim com 14 anos de idade, muito nervoso no meu primeiro dia em um set de filmagem, e disse: “Aproveite, você vai ser ótimo”. Obrigado por isso.

Oliver Phelps, intérprete de Jorge Weasley:

Novembro de 2001 – Leicester Square, Londres. “Absorvam isso, rapazes, é como ter um Rolls-Royce como seu primeiro carro”! Robbie Coltrane quando ele estava ao meu lado no tapete vermelho da primeira premiere de HP. Ao longo dos anos, tivemos ótimas conversas sobre história e viagens. Descanse em paz, Robbie.

Chris Rankin, intérprete de Percy Weasley:

Enquanto terminava a abertura da LeakyCon em Denver, saí do palco para a notícia de que Robbie Coltrane morreu. Um homem adorável cheio de humor e boa vontade e talento incrível.

Sean Biggerstaff, intérprete de Olívio Wood:

Sendo extremamente bobo com Robbie na televisão. Descanse em paz, Tio Bob.

Afshan Azad, intérprete de Padma Patil:

https://twitter.com/afshan_azad/status/1580979649597042688

Muito triste. Abraços a toda a nossa família Potter esta noite.

Stan Yanevski, intérprete de Vítor Krum:

https://www.instagram.com/p/Cjt4-2DLm0m/

Estou profundamente triste por ter ouvido a notícia do falecimento de Robbie Coltrane.

Tive a oportunidade de conhecer e trabalhar com ele pela primeira vez em Harry Potter e o Cálice de Fogo, onde tive o prazer de descobrir que homem gigante, engraçado, gentil e cuidadoso ele era. Robbie fará falta para muitos ao redor do mundo, mas viverá como o amado Gigante Hagrid em todos os corações de fãs de “Harry Potter” ao redor do mundo.

Descanse em paz, Robbie.

Condolências à família.

Jason Isaacs, intérprete de Lúcio Malfoy:

Robbie de Borracha entusiasmando e encantando minhas garotas quase tanto quanto o real me fez ficar.

O fato de Robbie Coltrane saber meu nome era inacreditável para o garoto que riu e se apoiou em tudo que ele fez durante anos. Fingir-me um colega, compartilhar fofocas e piadas, ser convidado para uma xícara de chá em seu Silver Bullet Airstream personalizado era experimentar a felicidade completa de um fanboy.

Descanse em paz, seu homem adorável.

Miriam Margolyes, intérprete de Pomona Sprout:

Ele era um ator muito bom e um homem encantador. Enorme em estatura, em personalidade, em coração. Ele era excepcional e estou muito triste. Eu não sabia que ele estava doente. Ele atuava com paixão, ele era realmente maravilhoso. Eu acho que isso é o que torna alguém grande, que eles têm luz e escuridão neles, e ele realmente tinha, e ele podia convocar quando precisava. Mas ele tinha um coração de ouro. Ele era gentil, ele era doce, ele era carinhoso. […] É um desperdício, pensando em todo aquele talento. Ele era simplesmente maravilhoso. […] Espero que em algum lugar ele seja capaz de ouvir todo mundo lamentando sua morte, o elogiando e o amando porque ele gostava muito de contato humano. A plenitude dele como pessoa e como talento, é isso que eu valorizo e lembro.

Warwick Davis, intérprete de Filio Flitwick e Grampo:

Fiquei triste ao saber que Robbie Coltrane, colega de elenco de “Harry Potter”, morreu hoje. Sempre jovial, ele trazia calor, luz e risos para qualquer set por onde passasse. Descanse em paz, Robbie, amado gigante da comédia.

David Thewlis, intérprete de Remo Lupin:

O riso mais rico, poderoso e travesso no set era culpa do grande Robbie. Você é amado para sempre, querido homem, e fará muita falta.

John Cleese, intérprete de Nick Quase Sem Cabeça:

“Único”.

Exatamente.

Ninguém remotamente como ele.

Que perda…

Sobre o autor

Vinicius Ebenau

Vinicius aprendeu com "Harry Potter" a valiosa lição que amigos são uma das coisas mais importantes que existem... porque, sem eles, não teria pego emprestado a maioria dos livros para ler pela primeira vez. Formado em Cinema e Audiovisual, espera que a J.K. Rowling leia essa bio e dê uma chance a ele, pois faria um trabalho mil vezes melhor que o David Yates.