Hogwarts Legacy

Twitter vai à loucura com personagem trans em Hogwarts Legacy – Opinião

A personagem Sirona Ryan em Hogwarts Legacy. Ela tem o cabelo amarrado e usa um colete marrom. Ao seu lado, um tuite que diz absurdos.

Hogwarts Legacy, o novo jogo de RPG de mundo aberto ambientado no mundo de “Harry Potter”, já está causando controvérsia nas redes sociais: a dona do Três Vassouras, pub de Hogsmeade, é uma mulher trans, e o Twitter não gostou nada disso.

A personagem, chamada Sirona Ryan, aparece em uma missão em que o personagem jogador está buscando informações sobre um duende chamado Lodgok. Ela diz que ele a reconheceu com facilidade, apesar de seus amigos de classe não perceberem que ela era uma bruxa, e não um bruxo.

O problema que os tuiteiros encontraram foi no nome. Como é muito mais fácil criar teorias da conspiração malucas do que pesquisar “Sirona” no Google mais próximo, criaram a controvérsia da vez. E mais outras. Deram tantas voltas que acabaram caindo na transfobia eles mesmos. Entenda abaixo.

As controvérsias

Tudo começou quando a jornalista de games Laura Kate Dale fez um tuíte insinuando que as três primeiras letras do nome da personagem eram uma referência disfarçada à forma de se referir educadamente a homens no inglês, “Sir”, que pode-se traduzir como “senhor”, e é claro que associaram a escolha a J.K. Rowling, que não participou da produção do jogo.

Dale ainda reclamou que o sobrenome da personagem, Ryan, é “masculine coded”, ou seja, visto como masculino. Mas ela deve ter pensado em Ryan como primeiro nome, porque Ryan é um sobrenome irlandês, e muito comum.

Como se isso não fosse o suficiente, todos os sites de nomes de bebês e árvores genealógicas apontam que Ryan também é um nome feminino.

Teve também quem notasse que o nome Sirona se parece com a palavra “siren”, que é o nome de criaturas folclóricas predadoras que seduzem e enganam os humanos. A suposição é que isso seja proposital e a intenção foi associar pessoas trans a predadores que enganam e seduzem.

Perdendo o controle completamente

Você pensa que a teoria da conspiração já está completa? Você se enganou. Como não há limite para a loucura, a teoria acabou chegando a níveis inimagináveis.

Alguns usuários começaram a dizer que a palavra “aryan” está escondida no nome dela. Aryan é o inglês de “ariano”, conceito racial falso que é a base da ideologia nazista.

Sim, falaram isso. Algumas vezes. Dessa vez chegamos rápido nas comparações com o Hitler e o nazismo, não é? Deve ser um recorde.

Outra acusação, que a gente não quer acreditar que não seja uma paródia, é a de que o nome do pub, Três Vassouras, seria uma referência velada à “terceira perna”, ou seja, um pênis.

Sim, você leu certo. Eles estão falando isso mesmo.

Transfobia do bem

Mas o pior de tudo foi que, enquanto reclamavam sobre a voz da personagem, que de acordo com a suposição dos tuiteiros era de um homem cisgênero, acabaram sendo transfóbicos. O jogo tem uma atriz trans no seu elenco de voz e captura de movimentos, Rebecca Root. Ela é, muito provavelmente, a responsável por dar voz a Sirona.

Quando apontaram esse problema, a autora do tuíte se justificou dizendo que “é muito improvável que uma mulher trans trabalhe em um projeto como esse”, como se absolutamente toda pessoa trans pensasse igualzinho a ela.

E é assim que nascem as coisas esdrúxulas que estampam colagens de transgressões infindáveis de “Harry Potter” que vira e mexe aparecem na internet. Daqui um tempo, até pessoas que a gente acha sensatas vão incluir essa novíssima transgressão a seus argumentos do porquê você é uma pessoa horrível se gostar da série. E vão se sentir superiores por isso.

Enquanto isso, nós outros seguimos aqui na Terra redonda, ansiosos para jogar Hogwarts Legacy e poder voltar ao mundo bruxo! O jogo será lançado em 10 de fevereiro para PlayStation 5, Xbox Series X|S e PC, 4 de abril para PlayStation 4 e Xbox One e 25 de julho para Nintendo Switch

Sobre o autor

Jéssica Gonçalves

Jéssica é jornalista focada em literatura. Ela considera que o amor por sua carreira começou quando recebeu Harry Potter e a Pedra Filosofal de uma tia aos 12 anos. Hoje ela é especialista em comunicação e transmídia.