Animais Fantásticos

Fandango publica matéria com detalhes da trama de Animais Fantásticos e Onde Habitam

Escrito por Renato Delgado

O site americano especializado em cinema Fandango lançou uma reportagem contendo muitas informações novas sobre Animais Fantásticos e Onde Habitam.

Através de entrevistas com os atores Eddie Redmayne (Newt Scamander), Katherine Waterston (Tina Goldstein), Dan Fogler (Jacok Kowalski), Alison Sudol (Queenie Goldstein), Colin Farrell (Percival Graves) e Ezra Miller (Credence Barebone) e ainda vários membros da equipe técnica, o escritor faz um apanhado de tudo o que já sabemos sobre o filme e o relaciona a alguns aspectos apreendidos após sua visita aos sets em Leavesden no ano passado. A matéria está dividida em três partes, cada uma com um foco diferente: personagens, lugares e criaturas.

Tenham bastante cautela ao ler as informações que estão abaixo, reproduzida integralmente traduzida, pois pode conter algumas revelações pequenas sobre a trama, que até o momento estavam sendo mantidas em segredo.

Animais Fantásticos e Onde Habitam estreia no Brasil no dia 17 de novembro deste ano.

Divisor de texto com um Agoureiro.

Visita aos sets de Animais Fantásticos: uma enciclopédia de pessoas, lugares e coisas do spin-off de “Harry Potter”

Escrito por Nick Romano
Traduzido por Renato Delgado

Após o lançamento de Harry Potter e o Cálice de Fogo, em 2005, a autora J.K. Rowling publicou dois livros para expandir ainda mais seu mundo bruxo. Um era Quadribol através dos séculos, um registro das informações fundamentais a respeito do esporte praticado sobre vassouras que aparece tanto na série original de livros. O outro era Animais Fantásticos e Onde Habitam, um compêndio de criaturas mágicas ao estilo de livro didático. É a base para a estreia de Rowling na roteirização, em um filme que conta a história do autor por trás de Animais Fantásticos, Newt Scamander.

O longa se passa nos Estados Unidos de 1926, uma época em que a comunidade bruxa está sendo perseguida pelos extremistas humanos não-mágicos. Cerca de 70 anos antes da história de “Harry Potter”, Newt chegou na Nova York da Lei Seca durante suas viagens carregando uma maleta encantada cheia de animais, alguns dos quais fugiram e ameaçaram expor a magia ao mundo não-maj.

Antes disso, um dos produtores, Lionel Wigram, havia tido a ideia de criar um documentário sobre este personagem para a adaptação cinematográfica, mas Rowling recusou. “Quer dizer, não iríamos produzir nada sem a permissão de Jo”, o produtor David Heyman nos contou no set em Londres no fim do ano passado. “[Rowling] não precisou voltar a este mundo por nenhuma outra razão a não ser que ela quisesse”.

O diretor de Animais Fantásticos, David Yates, passou seis anos trabalhando nos filmes de “Harry Potter” e falou: “O único limite é a imaginação de Jo, que não tem fim, e ela está levando todos nós a uma jornada deveras extraordinária com esta história”.

Antes de o mundo ser apresentado a Newt pela primeira vez quando Animais Fantásticos e Onde Habitam ser lançado em 18 de novembro, compilamos nossa enciclopédia em três partes sobre as pessoas, os lugares e as coisas baseadas em nossa jornada pelos sets do filme e pelo que já sabemos dos livros.

AS PESSOAS

Ao invés de três crianças, a história foca em quatro adultos: Newt, Jacob, Queenie e Tina.

Newton Artemis Fido Scamander: Newt (Eddie Redmayne) desenvolveu um interesse pelas criaturas mágicas ainda quando era muito jovem, em parte porque sua mãe criava hipogrifos. Ele também tem um irmão chamado Theseus, que mais tarde se tornou “um auror muito, muito poderoso”.

Newt estudou em Hogwarts e foi escolhido para a casa de Lufa-Lufa. Contudo, mais tarde ele foi expulso por pôr em perigo uma vida humana com uma criatura. Newt trabalhou para o Ministério da Magia e em algum momento de sua estadia lá foi transferido para a Divisão de Criaturas. Foi nesta época que ele redigiu um texto enciclopédico sobre criaturas mágicas que mais tarde se tornaria o feito mais importante de sua carreira.

Redmayne contou que ele se encontrou com Rowling em Leavesden, na Inglaterra, três ou quatro meses antes de começar as filmagens de Animais Fantásticos e interrogou a autora sobre o personagem. “Não sei se é só uma paranoia por ter interpretado há pouco tempo pessoas que viveram, ou que ainda vivem, e ter disponível tanto material para pesquisar, mas o que é ótimo sobre Newt é que você simplesmente pode perguntar a Rowling e ela lhe contar tudo”.

Entretanto, ele fez pesquisas sobre caçadores e zoólogos para ver como eles agiam perto de animais. “Um filhote de tigre nasce e eles dormem com ele”, ele contou sobre uma de suas pesquisas, “e ainda existem várias histórias extraordinárias de gorilas que foram criados com humanos e que voltam para a selva”.

“Ele provavelmente se sente mais confortável com criaturas do que com as pessoas”, Heyman complementou.

Porpentina “Tina” Goldstein: Tina (Katherine Waterston) trabalha no Departamento de Permissão de Varinha no MACUSA com sua irmã, Queenie. “Ela era uma auror, mas teve suas ‘asas’ cortadas, de algumas maneiras”, Redmayne falou

Heyman conta: “Ela é alguém que, como uma personagem no filme, foi isolada. Do lado de fora, ela está tentando fazer a coisa certa e tentando, repito, ter uma inteligência mais aguçada”.

Tina promete ajudar Newt a controlar as criaturas e colocá-los de volta na caixa de Pandora. A partir dos livros, sabemos que ela acaba se casando e tendo filhos com Newt no futuro.

Embora o mundo da Nova York dos anos 20 é segregado, o mundo bruxo não é tanto. “Sinto que o filme está inserido nesse período, mas também há muita permissão mágica no mundo que estamos criando”, Waterston diz. “Ele não parece ser dividido por raça ou sexo da mesma forma que era nos anos 20 ou na forma que a América era nos anos 20. Temos uma presidenta”.

Queenie Goldstein: Queenie (Alison Sudol) trabalha com sua irmã mais velha, Tina, no Departamento de Permissão de Varinha no MACUSA. Ao descrever as diferenças entre as escrivaninhas das irmãs, Redmayne fala: “A de Queenie é repleta de pós, blush e é meio caótica, enquanto que a de Tina era muito mais organizada e apropriada”. Ele adiciona que Queenie mantém [em sua escrivaninha] um “caráter maravilhoso, meio que de espírito livre”.

“São duas irmãs que basicamente se criaram, porque seus pais morreram quando eram muito jovens”, Sudol falou sobre a relação de sua personagem com Tina. “Portanto, há um tipo de preocupação mútua entre elas. Não é uma relação de irmã mais velha com irmã mais nova, porque acho que, de certa maneira, Tina é mais pé no chão e adulta, mas Queenie tem uma empatia profunda e uma percepção inacreditável sobre todos, mas, sobretudo, sobre Tina”.

Queenie também é uma legilimente, o que significa que ela pode ler mentes. Diferentemente de Severo Snape, que precisa lançar um feitiço com sua varinha para ler mentes, Queenie está mais para uma empata, constantemente “sintonizada” aos pensamentos daqueles ao seu redor.

Foi importante para Sudol e Waterston continuarem o legado deixado por Hermione no desenvolvimento de mais personagens femininos exemplares para o público. “Acho que o que amo e acho que é uma grande responsabilidade com Queenie é que ela é incrivelmente feminina, e eu cresci não vendo a força na feminilidade”, Sudol explicou. “Cresci meio que me sentindo culpada por ser uma garota e querer ser como os garotos e tratada da mesma forma. Não queria ser diferente, não pensava que beleza era algo de que se orgulhar. E o que eu amo em Queenie é que ela é incrivelmente inteligente, gentil, bonita e tem um tipo de brilho na feminilidade. Ela não tem vergonha nenhuma disso e não é nem um pouco narcisista”.

Jacob Kowalski: Jacob (Dan Fogler) é um não-maj que recentemente voltou a Nova York após se alistar ao exército durante a Primeira Guerra Mundial. Descrito como um “rapaz amável que sofreu muito”, Jacob é um membro da classe operária que mora em um apartamento no Lower East Side quando é jogado a um mundo de magia depois de uma das criaturas mágicas o morder.

“Acho que um não-maj nunca havia sido mordido por uma dessas coisas”, ele continua. “Então eles ficam se perguntando ‘O que vai acontecer? Ele vai morrer?’, por isso se sentem responsáveis por mim no começo, porque estão preocupados comigo e pelo meu bem estar, o que é muito legal. Portanto, eles me levam junto pelas suas aventuras e, ao longo dela, provo ser um indivíduo muito útil. Eu os ajudo a recapturar estas criaturas e, com frequência, surjo com a ideia que vai tirá-los da situação cabeluda. E, assim, ao longo do filme, eles se tornam amigos”.

Fogler comparou seu personagem a Bottom, da peça de Shakespere Sonhos de uma Noite de Verão. “Sabe, ele é padeiro, é um homem comum, um operário rude. Descobrimos que ele não é um pateta tão ordinário assim”, ele diz. “Com o passar do filme, percebemos que ele é mesmo excepcional. Mas ele, assim como Bottom, acaba conseguindo brincar na floresta com Titania e as fadas. E ele acaba bancando o herói, o par romântico e o alívio cômico”.

Percival Graves: Percival (Colin Farrell) é o chefe do Departamento de Segurança, que protege os bruxos, e é o braço direito da Presidenta Pickery, líder da comunidade mágica americana. No começo, Percival simpatiza com Newt quando o encontra pela primeira vez pois conhece seu irmão Theseus… isso até as criaturas escaparem.

“Ele tem uma aptidão natural para a magia, mas também teve um treinamento exaustivo e é, de certa forma, poderoso”, Farell diz. “Há um mistério que tomou conta da cidade de Nova York nos anos 20 e sou um dos poucos aurores. Estamos investigando o que está acontecendo em Nova York”.

Mais tarde ele descreveu Percival como alguém “com uma consciência profunda do dever de sua responsabilidade”. Farrell completou: “Seu cargo é uma grande honra. Mas também há uma grande responsabilidade que lhe foi concedida para proteger todo o mundo bruxo, que está vacilando à beira de potencial perseguição”.

Credence Barebone: Credence (Ezra Miller, que interpreta o Flash nos filmes da Liga da Justiça) é o filho adotivo misterioso de Mary Lou Barebone, líder da Sociedade Filantrópica de Nova Salém, que busca expor e assassinar os bruxos e bruxas. Percival Graves se interessa por Credence, mas Miller não entra em detalhes sobre seu personagem. “Não posso confirmar ou negar se meu personagem tem, no momento, ou se um dia teve uma mãe”, Miller brincou.

Uma coisa pela qual ele está empolgado? “Estou muito empolgado pelos meus action figures. Terei todos eles… Definitvamente quero fazer com que Credence e Flash tenham uma luta”.

A Sociedade Filantrópica de Nova Salém (também chamada de Second Salemers): Um grupo fundamentalista antimagia, liderado por Mary Lou Barebone, que procura trazer de volta os Julgamentos das Bruxas de Salém. Eles colaram cartazes em toda a Nova York nos quais é possível ler “Bruxas moram entre nós”, “Salvem a América das bruxas” e por aí vai.

Não-Maj: A palavra da comunidade bruxa americana para trouxa (ou seja, pessoa não mágica). Alguns não-majs na Nova York de 1926 estavam se tornando mais cientes da comunidade bruxa, enquanto que outros resolveram recorrer à caça de bruxas por conta própria.

OS LUGARES

Nova York de 1926: Após os Julgamentos das Bruxas de Salém, que marcaram o mundo bruxo americano, alguns não-majs se tornaram fanáticos caçadores de bruxas, instigando os bruxos a se esconderem. Também foi uma época de discriminação social e racial, mas não necessariamente dentro da comunidade mágica.

Estamos vivendo completamente escondidos, em segredo e em negação de nossa própria existência em relação aos não-majs, em relação ao povo comum”, Colin Farrell (bruxo Percival Graves) disse sobre a comunidade mágica. “Portanto, está acontecendo algo em Nova York que ameaça a exposição do mundo da magia e cabe a mim e à Presidenta Picquery (no meu caso, mais no sentido de ir às ruas ativamente) tentarmos descobrir o que está acontecendo. E, então, o personagem de Eddie aparece e a partir daí a trama se desenrola”.

“No nosso mundo e na Nova York da época, era como uma garrafa de espumante prestes a abrir e explodir”, o diretor David Yates falou. “É um mundo de grandes extremos. E Newt é um personagem incrível que escolheu passar a maior parte de seu tempo com suas criaturas extraordinárias na sua maleta porque ele não é muito bom falando com pessoas ou analisá-las. Neste filme, ele descobre que está tudo bem passar um tempo com pessoas comuns.

The Blind Pig [N.T.: “blind pig” é um sinônimo para speakeasy, termo utilizado para se referir aos estabelecimentos que vendiam bebidas alcoólicas durante a Lei Seca nos Estados Unidos. Portanto, não sabemos se esse é o nome, de fato, do estabelecimento específico no filme ou se houve uma confusão. “Blind Pig” quer dizer “Porco Cego”]: Um clube de jazz underground para a comunidade mágica. Escondida por magia do mundo exterior, é um lugar para bruxas, bruxos, elfos e várias espécies, que se juntam para conversar e ouvir música ao vivo.

O designer de produção Stuart Craig enfatizou a importância em criar um ambiente realístico e familiar. “Se o lugar já de cara é muito extraordinário, então a magia perde o impacto, de certa forma”, ele disse. “Portanto, acho que a estranheza do Blind Pig não se percebe em uma primeira vista. Só quando você se envolve com os personagens e com as conversas e observa a textura da parede atrás deles, repleta de infiltrações e sujeiras. Assim, é com a exposição que eles estão preocupados, assim como a magia acontecendo em algo aparentemente normal, razoavelmente contemporâneo a Nova York”.

Central Park: O famoso parque nacional em Manhattan se tornou o lugar das ocorrências mágicas. Newt e seu amigo não-maj Jacob se divertem com uma criatura em um lago congelado, enquanto que outra criatura dizima o zoológico do Central Park. O portão de entrada de tijolos foi estraçalhado como se algo tivesse atravessado-o em direção à casa dos répteis, enquanto que os portões do avestruz, do canguru, do babuíno, do chimpanzé, do porco-espinho e da lhama foram escancarados.

Estação da Prefeitura: Uma estação de metrô que se conecta ao MACUSA. “A Estação da Prefeitura ainda existe, mas ninguém pode entrar lá. Ninguém”, falou Craig, que precisou acreditar nas fotos para replicar a locação. “Solicitamos uma permissão para ir e tirar fotos, mas não nos deram. Imagino que seja por alguma questão de segurança”.

Ilvermorny: A Escola Norte-Americana de Magia e Bruxaria fundada por uma bruxa irlandesa chamada Isolt Sayre e seu marido não-maj James Steward. Os alunos são escolhidos para uma das quatro casas — Serpente Chifruda, Pumaruna, Pássaro-Trovão e Pukwudgie — por estátuas encantadas de cada animal.

O Congresso Mágico dos Estados Unidos (MACUSA): Pense no Ministério da Magia só que na América. Rowling pesquisou sobre a época e a arquitetura de Nova York e acabou decidindo pelo Edifício Woolworth e seu estilo gótico para abrigar o quartel-general d MACUSA. “Bem no topo, na parte mais alta do arco, há uma pedra — uma coruja esculpida em uma pedra — parte da decoração de lá”, Craig disse. “E acho que, assim que ela viu isso, ela deve ter pensado: ‘Eureca! É isso! É exatamente isso!”

Brasonada com o símbolo de uma fênix e decorada com colunas curvas e uma estátua em comemoração aos Julgamentos das Bruxas de Salém, o MACUSA é recheado de pitadas de intrigas mágicas. Escrivaninhas e avisos mencionam vários departamentos, incluindo o de Obliviação de Não-Maj, assim como cartazes de procurados para bruxos das trevas, pastas de arquivos sobre magia negra seladas e um barômetro com a exposição mágica.

Referindo-se ao sistema de transporte em tubos vintage no set, Katherine Waterson, intérprete de Tina, também provocou: “Estamos usando sistemas de entrega do período de uma forma muito mais mágica”.

Nível de Ameaça de Exposição Mágica: O instrumento supramencionado no MACUSA que mede o nível de exposição mágica aos não-majs. “Perturbação estranha” está no mais baixo nível na gradação de ameaça, enquanto que “explosões nas ruas” estão mais para um nível cinco. O nível seis é um estado de emergência total.

AS CRIATURAS

Embora Animais Fantásticos seja uma história levada pelos personagens, o filme é repleto de criaturas mágicas. Em um escritório no set de Leavesden, Londres, artes conceituais de designs animalescos estão pendurados na parede. Os fãs já viram alguns deles nos trailers, mas há muito mais de onde eles vieram. Eis um guia para as criaturas mágicas que devemos ver, incluindo descrições colhidas dos livros.

Cinzal: Quando permitido que um fogo arda livremente, as chamas de um fogo mágico podem produzir um cinzal, uma cobra pálida e flamejante.

Agoureiro: Também conhecido como fênix irlandesa, este pássaro de penas verdes se assemelha a um abutre pequeno e se alimenta de vários insetos e fadas. Seu canto lutuoso pode predizer aguaceiros, embora alguns já acreditaram que predizia morte.

Gira-gira: Um inseto pequeno e azul-safira com asas em sua cabeça que a permite girar enquanto voa. Os ferrões do gira-gira, cujo veneno pode ser usado em poções quando secos, podem causar tontura e levitação.

Tronquilho: Uma criatura em formato de graveto pequena e tímida que é tipicamente encontrada protegendo árvores, as quais ele defenderá com seus dedos afiados. Newt leva sempre com ele um tronquilho chamado Pickett. “Ele tem problemas para se relacionar, então sempre precisa ficar no meu bolso”, Redmayne contou. Para ajudar o ator a se orientar enquanto atua com a criatura feita por computador, um profissional manejava um fantoche de dedo, que dançava em seu ombro, até que subia em um longo cabo com um fio na extremidade.

Crupe: Uma espécie bruxa de cachorro intimamente relacionada ao Jack Russell terrier, com um rabo bifurcado. Eles são tipicamente agressivos com os não-majs e leais aos bruxos.

Seminviso: Uma criatura simiesca revestida de pelo sedosos e prateados. O seminviso pode se tornar invisível quando ameaçados e bruxos usam seu pelo para tecer capas de invisibilidade. A criatura também tem habilidades de precognição [N.T.: “percepção extra-sensorial na qual o indivíduo percebe uma informação sobre um futuro local ou evento antes de acontecer”], então pegá-lo desprevenido é incrivelmente difícil, mas o de Animais Fantásticos desenvolve uma afeição com Jacob.

“Por algum motivo, há algo na natureza de Jacob que permite ao seminviso sentir que não sou uma ameaça”, Fogler disse. “Assim, há alguns momentos doces em que o mundo está caindo e nós não vamos conseguir e o seminiviso olha para mim e é como se falasse ‘Vem cá, cara. Está tudo bem’. Eles são fofos”.

Oraqui-Oralá: Os não-majs têm outra palavra para o oraqui-oralá — o pássaro dodô [N.T.: ave que foi extinta no século XVI após a chegada dos colonizadores na África].

Fada Mordente: Comumente confundida com uma fada verdadeira, as fadas mordentes são criaturas pequenas com asas e dentes afiados, extremamente venenosos. Bruxas e bruxos que são mordidos devem imediatamente tomar um antídoto.

Erumpente: Uma criatura africana grande que se assemelha ao rinoceronte, o erumpente tem um chifre longo, um rabo grosso e um couro durável capaz de repelir a maioria dos feitiços e maldições. De acordo com os comentários de Fogler, Jacob também cria uma ligação ímpar com este animal.

“Há uma cena no filme em que uma criatura bem enorme parecida com um rinoceronte ou um elefante está no cio”, ele diz. “E nós tentamos persuadi-lo a voltar a seu cercado com um almíscar hormonal. E eu jogo em mim. E então começo a correr dessa coisa enorme que está tentando ‘fazer’ comigo. Isso foi bem assustador”.

Fiuum: Um pássaro colorido com uma música que leva quem a escuta à loucura. Ele só é vendido se acompanhado com um Feitiço Silenciador.

Arpéu: Uma criatura de grande porte, agressiva e provida de corcova que se assemelha ligeiramente a um bisão com couro purpúreo o qual dizem que é mais grosso do que escama de dragão.

Hipocampo: O verdadeiro cavalo-marinho, o hipocampo tem a cabeça e os quartos dianteiros de cavalo e o rabo de um peixe gigantesco.

Kappa: Um demônio aquático do Japão, kappas se assemelham a um macaco com escamas de peixe e mãos com membranas e são conhecidos por se aproximarem furtivamente dos humanos e os estrangulá-los até a morte.

Mortalha-viva: Também conhecida como “manto letal”, a mortalha-viva é uma criatura perigosa que lembra um manto negro que rasteja pelo chão à procura de suas presas. Assim como os dementadores, eles são repelidos com o Feitiço do Patrono.

Bezerro apaixonado: Uma criatura tímida e quadrúpede com pele pálida que sai de sua toca apenas em noites de lua cheia.

Murtisco: Um animal aquático que se assemelha a um rato com uma anêmona-do-mar em suas costas, que na verdade é uma grande saliência. A essência de murtisco é comumente usada no tratamento de cortes.

Pelúcio: Semelhante a uma toupeira, essa criatura fofa, preta, de focinho longo, gosta de cavar e é atraída a qualquer coisa que brilhe. Isto se torna um problema para Newt, que precisa caçar um pelúcio por uma rua de paralelepípedo no Diamond District, em Tribeca.

Occami: Criatura bípede com asas e corpo de serpente que é agressiva com quem se aproxima. Ela defende em especial seus ovos prateados, que valem uma fortuna. Uma arte conceitual mostra a criatura acima de Newt em uma cena sombria subterrânea.

Farosutil: Uma serpente de três cabeças decorada com listras negras e laranjas, o farosutil atinge até dois metros e dez centímetros de comprimento. Cada uma de suas cabeças tem uma finalidade diferente: a esquerda é a que planeja, a do meio é a que sonha e a da direita é a que ataca.

Lesmalenta: Basicamente, uma lesmalenta é uma lesma grande que muda de cor de hora em hora e cujos ferrões em sua concha injetam veneno. De forma parecida, ela deixa um rastro tóxico que é forte o bastante para acabar com a vegetação.

Rapinomônio: Frequentemente descrito como uma mistura entre um réptil e uma borboleta, esta criatura alada azul e verde surge de um casulo pequeno e pode sugar cérebros. Quando diluído, seu veneno pode ser usado para apagar lembranças ruins.

Pássaro-trovão: Pássaro gigante intimamente relacionado à fênix que cria tempestades quando bate suas asas. Uma das quatro casas da Escola de Magia e Bruxaria de Ilvermorny foi nomeada em homenagem a essa criatura. Newt resgatou uma, a qual ele chamou de Frank, no Egito, com a promessa de devolvê-la à sua terra natal, no Arizona.

Sobre o autor

Renato Delgado

Corvinal de coração, Renato se envolve com sites de "Harry Potter" há mais de dez anos e ainda não se cansou deles! Formado em Letras e quase mestre em Linguística, trabalha com revisão de textos e tradução de filmes e séries de televisão.