Animais Fantásticos

Pottermore dá detalhes sobre objeto que aparece em trailer de Animais Fantásticos e Onde Habitam

Escrito por Renato Delgado

O(A) Correspondente do Pottermore lançou um texto recentemente explicando a fundo um objeto que aparece no último trailer de Animais Fantásticos e Onde Habitam, em cima da escadaria que fica no saguão de entrada do MACUSA. Muito além de ser um simples item de decoração, o aparelho pode ter grande importância no longa.

Logo de início o(a) autor(a) conta sobre a localização do instrumento e a descrição física dele, pontos sobre os quais já conhecíamos pela imagem do trailer:

Fica no saguão de entrada do MACUSA, logo acima da escadaria. Um instrumento enorme, pesado e de aparência majestosa com quatro lados e mãos negras espichadas como ponteiros que patrulham um relógio. É inequivocavelmente mágico.

Confira com detalhes o que o instrumento faz:

Este instrumento funciona como um barômetro; tipo um instrumento meteorológico que pode prever uma mudança na temperatura. Só que vai muito além disso. É mais agourento. Ele mede o perigo… Este aparelho mede o nível de ameaça da exposição mágica ou o risco de bruxos e bruxas de serem expostos à comunidade No-Maj que mora nos Estados Unidos da América.

As pequenas mãos se mexem entre os níveis para indicar o nível da ameaça – verde para uma ameaça de nível baixa; azul para alta; amarelo para perigo; laranja para atividade inexplicada severa; vermelho para emergência. Ele conta o número de caçadas às bruxas na América, quantas vezes um bruxo ou bruxa foi exposto e quantas vezes alguém precisou lançar um Obliviate num No-Maj. Se a comunidade mágica é vulnerável à exposição, ou se um No-Maj corre risco de testemunhar magia, então este instrumento vai soar o alarme. É incrivelmente útil para os aurores nos Estados Unidos.

MinaLima, a dupla de designers gráficos do filme (que também trabalharam em “Harry Potter”), também se pronunciaram sobre o instrumento. Foram eles que esboçaram o visual deste objeto. Logo de início, Mina dá um detalhe sobre ele que não sabíamos: “Há uma versão em miniatura dele na mesa de Graves. Ele tem um só dele”.

Em seguida, Eduardo fala sobre a contribuição do designer de produção Stuart Craig, que orientou a dupla na criação:

Stuart foi muito claro quanto ao que ele queria. Ele queria que parecesse um relógio de estação. Olhamos como eles mostram alertas de terror nos Estados Unidos, problemas da Segurança Nacional e tal, e usamos o esquema de cores deles.

Mina conta sobre o pontapé inicial do projeto, que obtiveram a partir do roteiro escrito por Rowling:

No roteiro, J.K. Rowling diz que há um relógio parecido com um radar que mede a quantidade de ameaça ou perigo. Ela diz que o ponteiro [naquele momento] estava marcando “atividade inexplicada severa” e criamos as outras palavras que ficam no mostrador do relógio e as engrenagens que podemos ver trabalhando ao fundo.

Depois, Eduardo Lima fala sobre o primeiro desenho do objeto, que vocês podem ver a seguir:

Desenho inicial do mostrador do instrumento parecido com um barômetro que fica na entrada do MACUSA. Mostra o nível de ameaça de exposição dos bruxos, a contagem de caçadas às bruxas, de exposições e de "obliviações".

É, foi com um desenho inocente nosso que o instrumento começou a ter vida. A partir daí, um diretor de arte desenhou as especificações técnicas para que ele funcionasse e o departamento de artefatos o criou na proporção correta.

Animais Fantásticos e Onde Habitam estreia no Brasil no dia 17 de novembro. Para mais informações sobre o longa, fique ligado no Animagos!

Sobre o autor

Renato Delgado

Corvinal de coração, Renato se envolve com sites de "Harry Potter" há mais de dez anos e ainda não se cansou deles! Formado em Letras e quase mestre em Linguística, trabalha com revisão de textos e tradução de filmes e séries de televisão.